Início » Plantando » Como limpar as folhas da zamioculca: 3 métodos recomendados

Como limpar as folhas da zamioculca: 3 métodos recomendados

Assim como qualquer outra planta, as folhas da zamioculca precisam ser limpas. Existem alguns métodos práticos para que isso seja feito de forma segura, mas saiba que tudo depende do tamanho de sua planta e a própria facilidade de mover o seu vaso.



As zamioculcas são plantas resistentes, mas manuseie sua verdinha com cuidado. 

É possível que as folhas possam irritar sua pele (se você for sensível), então sugerimos que você use luvas ou lave bem as mãos após a tarefa.

Afinal, por que limpar as folhas das plantas?

folhas de zamioculca empoeiradas

Seja qual for a planta que você tem em casa, é crucial fazer a limpeza das folhas porque interfere diretamente na maneira que ela prospera.

Ou seja, não apenas afeta a beleza da plantinha, a presença de uma camada de sujeira e poeira nas folhas atrapalha o processo de fotossíntese, que é justamente como toda planta sobrevive (coletando dióxido de carbono e luz solar). 

3 métodos para limpar as folhas da zamioculca

limpeza de folhas de zamioculca

Em geral, podemos sugerir três métodos de limpeza das folhas de sua zamioculca. Vamos lá:

1- Passe um pano limpo e úmido

O jeitinho mais comum para limpar as folhas da zamioculca é usar um pano úmido e limpo, passando delicadamente nas folhas – do caule para fora. 

Tenha cuidado para apoiar cada folha e caule com sua outra mão, assim evita que a planta se machuque.

Claro, isso pode ser meio demorado, mas é uma solução se sua verdinha já é grande ou difícil de mover.

Caso sua planta esteja muito suja, adicione uma gota de detergente no pano antes de limpar. O pano deve ser microfibra – ou gaze. Panos de prato podem servir também, mas use uma opção realmente macia!

2- Dê um banho nela

Por outro lado, se sua zamioculca é fácil de mover, você pode apostar num banho rápido. Dependendo do tamanho dela, coloque embaixo da torneira da pia da cozinha ou mesmo no chuveiro.

Porém, use um pulverizador de baixa pressão. Com esse aparelho, tipo um spray, você remove o pó e a sujeira das folhas. Igualmente, tome cuidado para não quebrar folhas ou caules.

Após, deixe a planta secar completamente antes de regá-la.

Isso porque uma zamioculca não gosta de solos encharcados. Certifique-se de que seu vaso seja de boa drenagem.

Aliás, caso o vaso de sua planta não tenha orifícios de drenagem, não use esse método. Procure limpar com o pano de microfibra e considere mudar a zamioculca de vaso.

vasos de plantas em banheira

3- Mergulhe sua zamioculca num balde de água

Por último, essa é a técnica mais rápida de limpeza das folhas da zamioculca, porém, é necessário cuidado para não estragar a planta.

Coloque a mão sobre o solo para mantê-lo no lugar e vire sua zamioculca de cabeça para baixo. A seguir, mergulhe as folhas no balde com água morna e agite a planta para frente e para trás.

Seja cauteloso para não usar força excessiva, pois as hastes podem quebrar.

Um truque para manter o solo no lugar enquanto aposta nessa forma de limpeza é regá-lo antes.

Veja também:
Por que a zamioculca não está crescendo?

Temperatura da água para limpar a zamioculca

homem limpando folhas de zamioculca

Esse é um ponto crucial para a limpeza das folhas da zamioculca!

Se a água estiver muito fria, suas folhas podem ficar manchadas. Da mesma forma, água muito quente pode chocar o sistema radicular da planta e causar danos duradouros.

A melhor alternativa é optar pela água morna ou em temperatura ambiente!

Com isso em mente, limpe as folhas de sua zamioculca ao perceber que elas estão acumulando sujeira ou poeira. Não há necessidade de fazer isso diariamente. Uma vez a cada poucas semanas ou uma vez por mês é suficiente.


Fertilizante caseiro em 5 minutos que é ouro líquido para suas plantas

» Veja dicas exclusivas para sua casa

café como fertilizante para plantas
Editora do CazaModerna.com.br, BellezaModerna.com.br e Revendedor.com.br. Graduada em Comércio Internacional (UCS/RS), Marketing Digital (SENAC/RS) e atualmente estudando Ciências Biológicas (UNINTER). Fluência em Inglês e estudando Espanhol no momento. É apaixonada por palavras, natureza, tornados, heavy metal e psicologia criminal.

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.