Início » Organizando » Como organizar bijuterias: confira ESSAS dicas para arrumar seus acessórios e ACABAR com a bagunça

Como organizar bijuterias: confira ESSAS dicas para arrumar seus acessórios e ACABAR com a bagunça

Existem algumas formas de organizar bijuterias para garantir que elas permaneçam seguras e sem bagunça, afinal largá-las de qualquer jeito só resultará em uma coisa: joias enroscadas e muita paciência para separar cada uma (sem estragar) depois.

Logo, como você pode ter bijus de vários tamanhos e formas, o mais sensato é classificar e armazenar separadamente.

Entenda como fazer a organização das bijuterias com as dicas e ideias que separamos abaixo!

Por que organizar bijuterias?

mão segurando brincos organizados

Antes de começar o processo de organização, veja se há peças danificadas ou mesmo que você não usa mais. Você decide se quer consertar, doar ou jogar fora aquilo que não utiliza. 

Aproveite o assunto para ler:
Como limpar bijuterias escurecidas?

Aproveite ainda para limpar as bijuterias, polir e deixá-las prontas para uso antes de guardá-las.



Entre as vantagens de organizar suas bijuterias, podemos citar o tempo: você consegue encontrar o item que procura com mais rapidez se tudo estiver em seu devido lugar.

Isso vai agilizar em momentos que você está correndo contra o relógio e não pode se atrasar.

Além disso, ter todas as suas joias organizadas pode lhe lembrar daquele colar incrível que você só usou uma vez ou até um par de brincos que nem sabia que existia. E nada melhor do que inovar nos acessórios para complementar o visual.

E claro: bijuterias organizadas são bijuterias conservadas, ou seja, nada melhor do que ter itens que durem por muito tempo, com a mesma qualidade do dia que você as comprou.

Ideias para organizar bijuterias

brincos separados em organizador

Cada tipo de acessório pode ter uma forma de organização diferente, no entanto nem sempre temos espaço suficiente para isso – sabemos bem disso.

Veja essas sugestões para arrumar suas bijuterias que vão ser muito úteis:

Tenha uma gaveta de joias

Se você tem a possibilidade, guarde suas bijus em uma gaveta do guarda-roupa ou de outro móvel que você tem no quarto.

De modo geral, as gavetas rasas funcionam melhor porque as peças ficam mais acessíveis.

Aliás, use organizadores de gavetas – eles possuem compartimentos de vários tamanhos para ajeitar colares, pulseiras, brincos e outros itens. 

Use itens antigos para organizar as joias

Reutilizar está na moda, então que tal fazer uso de algum móvel ou mesmo de algum item que era da decoração para servir de organizador?

Uma moldura antiga pode ser equipada com uma tela de malha, por exemplo, e assim virar um organizador diferente para brincos.

Certas louças antigas, como tigelas e bandejas, podem ser um elemento bonito para você guardar pulseiras ou anéis.

Aposte em ganchos para guardar colares

Para evitar que os seus colares fiquem bagunçados e emaranhados, a ideia é utilizar ganchos adesivos em um espaço de alguma parede vazia.

Uma outra ideia é comprar um organizador de joias projetado para ser montado na parede.

colares penduras em parede de closet

De preferência, procure pendurá-los individualmente e em um local onde eles possam ser vistos – assim, é garantia que você os usará com mais frequência.

Facilite o acesso aos acessórios do dia a dia

Se você tem uma penteadeira ou um local no quarto onde pode guardar suas joias e maquiagem, tenha certeza de que suas peças podem ser facilmente acessadas por você.

Não tem problema se você não quer esconder as bijuterias em gavetas. Manter as joias visíveis pode ser uma boa ideia para incentivar o uso e até maiores cuidados com elas.

Inclusive, sugerimos que você tenha um pequeno recipiente em sua mesa de cabeceira – é possível que você se esqueça de tirar alguma joia antes de deitar. Por isso, você pode deixá-la nesse lugar seguro até o dia seguinte.

Como organizar cada uma das bijuterias?

colares pendurados em ganchos

Algumas técnicas podem auxiliar a tarefa de organizar suas bijuterias conforme o tipo de joia. Separamos alguns truques para isso:

Brincos

Primeiro, separe todos os brincos que você possui. A melhor recomendação para a organização dessas peças é por meio de tamanho: vá separando dos menores para os maiores.

Após isso, separe os brincos que são presos por tarraxas daqueles que somente se encaixam com o passador.

Por fim, é só escolher o modo de organização que mais combina com seu estilo e com o espaço que você tem no quarto.

Colares

Como os colares embolam em tudo, a melhor forma de organizar essas bijuterias – de modo eficiente – é mantê-los longe dos demais itens e, como já se deve imaginar, pendurá-los para que fiquem na vertical.

Se isso não for possível, prefira armazenar os colares em saquinhos individuais. 

Anéis

Os anéis são bijuterias sensíveis e também precisam ser separadas das outras peças. Isso porque pode ocorrer desgaste e atrito entre elas, ainda mais em casos de itens com pedras.

Para armazenar os anéis, você pode usar canudos ou outros suportes redondos.

suporte com pulseiras

Pulseiras

Por fim, as pulseiras precisam de atenção, especialmente as mais finais, pois costumam se enroscar nas demais.

Você pode usar também os suportes redondos para armazenar essas bijus – e pode até organizar seus relógios de pulso.


5 tendências de organização para 2025 que são as ferramentas mágicas dos organizadores profissionais para uma casa exemplar

» Veja dicas exclusivas para sua casa

novelos de lã organizados
Editora do CazaModerna.com.br, BellezaModerna.com.br e Revendedor.com.br. Graduada em Comércio Internacional (UCS/RS), Marketing Digital (SENAC/RS) e atualmente estudando Ciências Biológicas (UNINTER). Fluência em Inglês e estudando Espanhol no momento. É apaixonada por palavras, natureza, tornados, heavy metal e psicologia criminal.

Deixe seu comentário