Como plantar antúrio em vaso? Veja dicas para ter um cultivo saudável dessa linda planta
Confira dicas sobre como plantar antúrio em vaso e tenha uma planta saudável, bonita e resistente na sua decoração
O antúrio é a planta ideal para quem busca uma alternativa diferenciada, que dê cor e charme para a decoração de ambientes internos e jardins. O melhor? Dá para cultivá-lo em vaso!
Aqui, você descobre como plantar antúrio em vaso, com dicas especiais para que tenha um cultivo saudável e realize essa tarefa com facilidade. Continue a leitura e descubra!
Origem e significado do antúrio
A planta é originária da América do Sul, especificamente da região da Nova Granada, na Colômbia. É facilmente encontrada nas cores branca e vermelha, mas existem mais de 600 tipos de antúrios como os de tons rosa, salmão e verde.
Você vai adorar ler:
Como plantar lavanda?
O antúrio tem um significado especial: ele representa a hospitalidade. Suas brácteas e folhas têm formato que lembra o coração, remetendo ao amor, abundância e felicidade.
Uma curiosidade sobre a planta: sua parte colorida não é flor, mas sim a inflorescência do antúrio. Ela também é chamada de bráctea, que é a folha onde nasce a flor. A haste do meio da bráctea é a flor do antúrio. Ela possui formato vertical e é chamada de espádice.
O que Mais você Gostaria de Saber?
Escolha abaixo:
Veja como plantar antúrio em vaso
Quer plantar antúrio em vaso, mas não sabe exatamente como fazer isso? É mais simples do que muitos pensam! A seguir, apresentamos um passo a passo para te ajudar:
- Escolha o vaso perfeito para plantio do antúrio. Indica-se que seja um médio, com furos na parte inferior, para evitar o acúmulo de água da rega no recipiente;
- Prepare a terra para plantio. O solo deve ser rico em matéria orgânica, portanto, o ideal é que misture terra com substrato e fibra de coco. Preencha 1/3 do vaso com essa mistura;
- Faça um buraco na terra e acomode a muda da planta. Cubra eventuais espaços com o restante de terra com substrato;
- Realize a primeira rega, evitando deixar a terra encharcada. Ela deve ficar úmida, somente.
Qual a iluminação ideal para plantar antúrio?
Trata-se de uma planta tropical, portanto, o antúrio gosta de climas quentes. No entanto, não suporta bem ficar sob a incidência direta de raios solares. Inclusive, o sol pode queimar as folhas da planta.
O antúrio precisa permanecer na sombra e receber luz de forma indireta. Por isso, é uma excelente alternativa de planta para cultivo em áreas fechadas, como dentro de imóveis. Porém, nada impede que faça o cultivo no jardim!
Como regar o antúrio
Recomenda-se que mantenha a terra do antúrio sempre úmida, mas não encharcada. O excesso de água é perigoso! Ele pode apodrecer as raízes da planta, bem como aumentar o risco de que surjam doenças e pragas.
Antes de regar, coloque o dedo na terra para sentir se está seca. Em caso positivo, coloque água. Se ainda estiver úmida, postergue a rega. Vale lembrar que no verão a água evapora com maior facilidade, por isso é preciso colocar água na planta com mais frequência.
Ao fazer a rega, há uma dica especial: borrife água na planta! Isso ajudará a simular o ambiente de origem do antúrio, além de fazer com que a planta fique mais brilhante.
Devo adubar o antúrio?
Sim, indica-se que faça a adubagem regularmente, para garantir que a planta dê flores e cresça. Você pode, por exemplo, usar alternativas caseiras como a borra de café.
Se preferir, use um fertilizante rico em fósforo, como o NPK 4-14-8. O ideal é que faça esse processo na primavera ou no verão. No inverno, não há necessidade de adubar a planta.
Preciso podar a planta?
Ao contrário de outras plantas, o antúrio não exige podas periódicas para que cresça com saúde e floresça. No entanto, recomenda-se que faça a remoção de eventuais folhas secas e amarelas usando uma tesoura de poda.
Além de melhorar a aparência do antúrio, a remoção contribui para que a planta direcione sua energia e nutrientes para folhas que estão em bom estado, garantindo que cresça mais forte.
Toxicidade do antúrio
Poucos sabem, mas o antúrio é uma planta tóxica. Ele não pode ser ingerido, porque possui oxalato de cálcio, substância que faz mal para crianças e animais de estimação.
Se quiser cultivar a planta mesmo assim, recomenda-se que a mantenha longe do alcance de pets e de crianças, para evitar a ingestão de partes da planta.
Márcia Sensitiva Revela o que você precisa ter na sua horta para ficar rico em 2025
» Veja dicas exclusivas para sua casa
1 comentário
Amei as orientações obrigada!