Como plantar beterraba? Saiba os passos e cuidados para ter esse vegetal orgânico em casa
Quer plantar beterraba em casa e não arriscar mais comprar um vegetal sem agrotóxicos? Então, está no lugar certo.
Esse alimento é muito recomendado na dieta, pois é rico em potássio, magnésio, ferro, vitaminas A, C e do complexo B, além de carboidratos. Logo, a beterraba pode ser benéfica para a saúde ao diminuir a pressão arterial, fortalecer o coração e o sistema imunológico.
Conheça os detalhes principais sobre o plantio correto da beterraba em sua horta e garanta um vegetal sempre saudável.
Como plantar beterraba?
Não é difícil plantar beterraba, mas alguns cuidados precisam ser levados em consideração para que se tenha o melhor resultado possível.
Veja também:
Como plantar tomate orgânico?
Por isso, saiba que é possível plantar esse vegetal tanto diretamente no solo de seu jardim, onde você já deve ter uma horta, ou mesmo em um vaso e deixá-lo em um local com as condições apropriadas para seu desenvolvimento.
O que Mais você Gostaria de Saber?
Escolha abaixo:
Um dos principais pontos de atenção no plantio da beterraba é o momento de semeadura: é indicado que você semeie durante os meses de abril e junho.
Você pode plantá-la de forma bastante densa, mas não deixe cada muda muito perto uma da outra, pois elas podem não atingir todo o seu potencial se estiverem muito apertadas.
Solo
A recomendação para plantar beterraba no solo é deixar as sementes em água durante 12 horas. Depois disso, você pode lavá-las em água corrente.
No solo, procure fazer buracos de 30 centímetros de largura e 2 centímetros de profundidade. Insira uma semente a cada, pelo menos, 5 centímetros de distância uma da outra.
Em vasos, tome cuidado para não deixar o solo encharcado e com relevos. Ele precisa ser bem drenado (o mesmo vale para plantio na horta, claro), com terra profunda, leve, rica em matéria orgânica e sem pedras.
Adubo
Aliás, o melhor solo para a beterraba é rico em boro – mas você pode usar adubos que possuem esse mineral, ok?
Por falar em adubo, você ainda pode aplicar outros tipos de compostos, como o bórax, ou mesmo a adubação foliar. A recomendação é fazer isso entre 25 e 30 dias após o plantio.
Evite fertilizantes químicos que possuem alto teor de nitrogênio, pois eles só favorecem o crescimento de folhas e não das raízes.
Nesse caso, as folhas são responsáveis por captar a energia solar por meio da fotossíntese e ajudam as raízes a crescer, porém se há abundância de nitrogênio, as folhas crescem às custas da raiz.
Clima e iluminação
Quanto ao clima ideal para a beterraba, esse vegetal se adapta melhor ao ameno, então tolera bem temperaturas entre 10ºC e 24ºC. Essa planta gosta de dias quentes e noites frescas.
Um local fresco é perfeito para seu plantio. Entretanto, além dessa questão, foque na iluminação: a beterraba prefere sol pleno, ou seja, pelo menos seis horas de luz solar direta todos os dias.
Para dentro de casa, coloque o vaso perto de uma janela – só que não deixe-a o dia todo, mas somente por algumas horas.
Regas
As regas podem ser frequentes, pois a beterraba gosta de solo úmido, contudo nunca exageradamente para que ele não fique encharcado.
Como as raízes principais dela crescem altas, saindo bem do solo, é fundamental que você regue com suavidade para evitar lavar o solo.
Na maioria dos plantios, uma dica é testar com o dedo se a terra precisa de mais água ou não.
Colheita
Você pode fazer a colheita da beterraba entre 60 e 70 dias após o plantio por semeadura direta.
Na realidade, para ter certeza de que o vegetal está pronto, observe suas raízes: elas não podem estar durinhas e sim ainda tenras, além de estarem entre 6 a 8 centímetros de diâmetro.
Saiba que as folhas estarão mais saborosas e as beterrabas mais doces se a colheita for feita mais cedo.
Pragas e doenças da beterraba
Embora não seja um dos vegetais mais favoritos das pragas de jardim, a beterraba ainda pode ser alvo de vez em quando.
Alguns exemplos são os pulgões e as lagartas. Algumas espécies de pulgões atacam as beterrabas, alimentando-se das folhas e ainda atraindo formigas e outros insetos.
Para reduzir esse problema, aposte em um jato forte de água, sempre tomando cuidado para não afetar o solo e nem impactar as raízes. Inseticidas caseiros também podem ser úteis.
Já no caso das lagartas, inseticidas também podem ajudar. Se elas já são um problema frequente em seu jardim, uma sugestão é que, antes do plantio, você revire o solo para expor as larvas aos pássaros e reduzir o número de pragas com facilidade.
Por fim, vale destacar que as beterrabas podem sofrer com manchas foliares, podridão radicular, oídio, ferrugem e sarna.
Procure usar sementes de fontes confiáveis e garanta um jardim sempre bem limpo – remova folhas velhas do vegetal e possíveis beterrabas que possam abrigar patógenos.
7 cuidados essenciais com o seu jardim após a chuva
» Veja dicas exclusivas para sua casa
Deixe seu comentário