Início » Plantando » Como plantar ora-pro-nóbis: saiba como cultivar e cuidar dessa planta cheia de benefícios para a saúde

Como plantar ora-pro-nóbis: saiba como cultivar e cuidar dessa planta cheia de benefícios para a saúde

Confira, aqui, como plantar ora-pro-nóbis e descubra quais são os cuidados essenciais com essa espécie!

A ora-pro-nóbis é uma PANC (Planta Alimentícia Não Convencional) utilizada em pratos, principalmente os vegetarianos e veganos. O motivo disso é simples: ela possui um alto valor nutritivo, principalmente de proteínas.

No entanto, ela não é uma aliada somente na alimentação! Também dá para cultivá-la como parte de jardins ou decoração interna. A seguir, você confere como plantar ora-pro-nóbis de modo correto. Acompanhe!

Onde plantar ora-pro-nóbis?

Como plantar ora-pro-nóbis: saiba como cultivar e cuidar dessa planta cheia de benefícios para a saúde

A planta pode ser cultivada em vaso ou diretamente na terra de seu jardim. Caso opte pelo recipiente, ele deve ter furos na parte inferior, para drenagem da água da rega.

Aproveite para conferir:
Como plantar amarílis?

A ora-pro-nóbis é uma planta que se adapta a diferentes ambientes, seja com boa luminosidade ou baixa luz. No entanto, deve receber, no mínimo, quatro horas de sol por dia.

Dicas para plantar ora-pro-nóbis

mudas de ora-pro-nóbis

O plantio da ora-pro-nóbis é mais fácil do que muitos pensam. A seguir, apresentamos um passo a passo para te ajudar nesse processo, realizando-o de forma correta:



  1. Defina se plantará a ora-pro-nóbis em vaso ou no solo do jardim. Se optar pelo vaso, ele deve ter furos ou um sistema de drenagem para evitar o acúmulo de água. Além disso, precisa ter 30 centímetros de profundidade, no mínimo;
  2. Escolha entre plantar por mudas ou sementes, que devem ser colocadas em covas na terra do jardim ou vaso. Também é possível plantar por estacas, basta tirar pedaços de 20 centímetros do caule de uma planta adulta e enterrá-los em uma profundidade de cinco a oito centímetros;
  3. Faça a rega inicial, mantendo a terra úmida, mas não encharcada.

Se optar pelo cultivo em vaso, você pode usar um substrato, como a terra vegetal. Ao plantar as sementes, coloque de duas a três a uma profundidade de dois centímetros e cubra com terra. A germinação ocorrerá em cerca de sete dias.

Quando plantar a ora-pro-nóbis?

pé de ora-pro-nóbis em vaso

Trata-se de uma planta que pode ser cultivada em qualquer época do ano. A única recomendação que se faz é que a ora-pro-nóbis receba água regularmente após o plantio.

Se o fizer em uma época de temperatura alta, como no verão, terá de realizar as regas com maior frequência, para evitar que a terra fique seca. Assim, garante-se um ambiente adequado de cultivo da ora-pro-nóbis.

Posso plantar ora-pro-nóbis em hortas?

Sim, trata-se de uma planta que se adapta bem em hortas. No entanto, tenha em mente que é uma espécie trepadeira, ou seja, ela escala e sobe em tudo o que estiver pela frente.

Por isso, a recomendação geral é que faça o plantio próximo de cercas, árvores, muros ou suportes utilizados tradicionalmente para espécies trepadeiras.

Como regar a ora-pro-nóbis?

planta ora-pro-nóbis

A ora-pro-nóbis é uma espécie que pertence à família dos cactos, por isso não demanda muita água quando já é uma planta adulta. A irrigação deve ser moderada, feita apenas quando o solo estiver quase seco.

Não deixe a terra muito molhada, porque o excesso de água não é saudável para a planta. Nessa situação, há um maior risco de apodrecimento das raízes, bem como do surgimento de pragas e doenças.

Preciso adubar a planta?

A ora-pro-nóbis é uma planta com grande poder de adaptação, conseguindo crescer em solos pouco férteis. Mas isso não quer dizer que você não deva adubar a planta.

Recomenda-se uma adubação a cada seis meses, para que reponha na terra os nutrientes que a planta já consumiu. Desse modo, garantirá que cresça de maneira contínua, sempre com saúde.

Como funciona a colheita da ora-pro-nóbis?

ora-pro-nóbis florida

Indica-se que a colheita ocorra de forma parcial e contínua, ou seja, conforme planta crescer. Ela deve iniciar a partir do terceiro mês de cultivo, quando identificar que algumas folhas estão grandes, com tamanho de sete a dez centímetros.

Tire as folhas grandes manualmente, de maneira dispersa, mantendo algumas no caule. Quando a ora-pro-nóbis florir, faça a colheita de flores e frutos, que também são partes comestíveis da planta.

Somente tenha cuidado com os espinhos da ora-pro-nóbis! Para evitar machucados, indica-se que o processo de colheita seja realizado com luva de jardinagem.

Devo podar a ora-pro-nóbis?

Apenas se encontrar folhas secas e danificadas, retirando cada uma delas. Neste caso, a colheita tem como foco permitir que folhas jovens e saudáveis cresçam, além de estimular novos brotos.


Jardim florido com apenas UM ingrediente de cozinha; faz MILAGRES

» Veja dicas exclusivas para sua casa

truque com sal para flores no jardim
Redatora com anos de experiência e atuando no HomeIT desde 2022. Possui textos publicados em grandes sites sempre com informações completas, técnicas de apuração e SEO.

Deixe seu comentário