Entenda os cuidados essenciais para plantar peperômia e mantê-la saudável
Descubra como plantar peperômia do jeito certo e confira quais são os cuidados essenciais que se deve ter com ela
Quando se pensa em plantas de folhagem para cultivar em casa, a peperômia é uma das queridinhas. Existem diversas espécies, todas incríveis para se ter em seu jardim ou decoração interna.
Quer plantar peperômia, mas não sabe como, muito menos como cuidar dessa plantinha? Sem problemas! A seguir, você descobre como cultivar essa espécie! Vamos nessa?
Como plantar peperômia?
Se seguir algumas dicas especiais terá muito mais praticidade para plantar peperômia. Abaixo, você confere quais cuidados precisa ter:
Aproveite para ler:
Plantas para janelas ensolaradas – melhores espécies
Defina o local de cultivo
A planta pode ser cultivada diretamente no solo de seu jardim ou em vaso. Se escolher essa última opção, você deve utilizar um recipiente com furos na parte inferior, para garantir uma boa drenagem da água da rega.
Escolha a espécie de peperômia
É muito provável que você conheça somente um tipo de peperômia, a melancia, que é a variedade mais popular. No entanto, existem outras espécies que você pode cultivar em casa.
O que Mais você Gostaria de Saber?
Escolha abaixo:
Há, por exemplo, a peperômia caperata marrom, que tem folhas arredondadas numa tonalidade marrom-avermelhada, com relevos que deixam sua superfície com aparência de enrugada.
Também há a peperômia caperata rosso, que é uma variação da marrom. Seu diferencial está na tonalidade (mais avermelhada) e formato da folha (mais oval).
Outras espécies são a peperômia rainbow (tem folhagem colorida), variegata (possui folha verde-clara, redonda, larga e rajada) e a colar de tartaruga, que é uma alternativa rasteira, utilizada para cobrir paredes ou como planta pendente.
Vale lembrar que essas são somente algumas espécies da planta. Você pode pesquisar outras opções se quiser variar ainda mais nas plantinhas de seu jardim.
Prepare a terra para plantio
O ideal é que prepare a terra para plantio, deixando-a leve, solta e rica em nutrientes orgânicos. Para isso, use um adubo orgânico ou fertilizante NPK equilibrado. Se plantar em vaso, faça uma camada de drenagem no fundo usando argila expandida.
Plante a muda de peperômia
Indica-se que faça uma cova não muito funda e coloque a muda da planta. Então, cubra eventuais espaços com terra ou substrato, tomando o cuidado de manter a muda firme.
Faça a primeira rega
Depois do plantio, você deve fazer a primeira rega, que tem como finalidade manter a terra úmida, somente. Portanto, não exagere na quantidade de água, para não correr o risco de comprometer o desenvolvimento da planta.
Qual a iluminação ideal para manter a planta?
A peperômia é uma espécie de luz indireta, logo, não deve ser mantida no sol porque os raios solares podem queimar suas folhas ou alterar sua coloração.
Se for cultivar a planta no jardim, escolha um local que não receba luz direta durante todo o dia. Caso cultive em vaso dentro de casa, mantenha a planta em locais iluminados, mas não diretamente no sol.
Como deve ser a rega da peperômia?
Indica-se que a faça somente quando identificar que o solo está ficando seco. Para verificar isso, basta enfiar seu dedo na terra. Se notar que não há umidade, coloque a água.
Mas cuidado com a quantidade do líquido! A peperômia não tolera bem o excesso de água e ele pode fazer com que suas raízes apodrecem. O ideal é que coloque a água aos poucos e não deixe o solo encharcado.
No verão, pode ser que precise fazer regas com maior frequência, porque a água tende a evaporar com maior facilidade em temporadas de calor.
Preciso fazer poda?
A poda não é um processo obrigatório, mas você pode realizá-la se quiser moldar a planta em um formato específico ou se ela estiver muito grande, como no caso da versão rasteira utilizada como planta pendente.
Para realizar esse processo com maior segurança, recomenda-se que utilize uma tesoura de poda. Essa importante ferramenta evita danos profundos à planta durante o corte.
A peperômia precisa de adubo?
Depende das características da planta no momento. Se ela não estiver crescendo mais e ainda tiver potencial para isso (no caso de plantas novas), você pode usar um adubo orgânico ou fertilizante uma vez a cada três meses.
Quando trocar a peperômia de vaso?
Se a planta não estiver crescendo mais ou se a raiz dela começar a sair pelos furos do recipiente. Nestes casos, indica-se que coloque a planta em um vaso maior, para garantir espaço suficiente para que cresça de forma correta.
Márcia Sensitiva Revela o que você precisa ter na sua horta para ficar rico em 2025
» Veja dicas exclusivas para sua casa
Comentários fechados
Os comentários desse post foram encerrados.