Como usar gesso na decoração? 9 ideias que vão surpreender no visual do seu lar
O gesso é comumente conhecido como um material para rebaixamento de forro, mas você sabia que ele pode ser utilizado em outros formatos?
A verdade é que este material é super versátil, e podemos encontrá-lo aplicado em diferentes usos como detalhes arquitetônicos, molduras, revestimentos e até esculturas.
Veja como utilizar este material na decoração:
Forro
O forro é o local em que o gesso é aplicado com maior frequência e neste caso podemos criar diversos desenhos nessa aplicação.
VEJA ESSA
Eu particularmente sou do time “menos é mais” neste quesito, então prefiro forros lisos, apenas com tabicas – aquele vão que fica entre forro e parede – e então caprichar na iluminação.
Um detalhe que gosto de utilizar é a sanca invertida, pois com ela conseguimos criar um efeito de iluminação bem interessante, causando a sensação de que existe iluminação natural ali.
O que Mais você Gostaria de Saber?
Escolha abaixo:
Rodateto
Nos casos em que não é possível rebaixar o forro todo em gesso e precisamos manter o teto direto na laje, podemos utilizar um rodateto como acabamento, adicionando um toque de elegância ao seu ambiente.
Revestimento de paredes
O gesso também pode ser usado para revestir paredes, criando uma superfície lisa e uniforme. Isso é particularmente útil para esconder imperfeições nas paredes e proporcionar um visual moderno e limpo. Veja este exemplo em que o projetista utilizou desta técnica para “camuflar” um pilar que já existia no local.
Também pode ser utilizado no formato de mosaico, adicionando movimento e textura à parede.
Outro formato em que encontramos revestimento de gesso são os tijolinhos.
Boiserie
A boiserie é originária da França e se tornou popular durante os séculos XVII e XVIII. Ela era usada para adicionar elegância, sofisticação e textura às paredes por meio de perfis de gesso, formando diferentes molduras.
Atualmente estes perfis ganharam novo design, sendo utilizados não apenas em molduras, mas para criar diferentes texturas em paredes como ripados, quadros e mosaicos.
Nichos e prateleiras
O gesso pode ser usado para criar nichos embutidos nas paredes para exibir objetos de decoração, livros ou obras de arte. Esses nichos podem ser personalizados em termos de tamanho e forma, sendo possível criá-los até mesmo em formatos orgânicos.
Paredes curvas
Por ser maleável, este material vem sendo muito utilizado na criação de paredes curvas, trazendo flexibilidade e inovação nos espaços internos. Formatos orgânicos tornam os espaços mais fluidos, trazendo aconchego e bem-estar.
Esculturas e apliques
O gesso é um material adequado para criar esculturas decorativas e apliques que podem ser usados em paredes, tetos ou móveis. Esses elementos podem adicionar um toque artístico e único à decoração.
Cabeceiras
Uma forma diferente de criar cabeceiras é adicionando um ressalto na parede com gesso. Este modelo é interessante para criar uma espécie de prateleira acima da cama, podendo ser utilizada para apoio de luminárias, adornos e quadros.
Mobiliário
Embora menos comum, o gesso também pode ser usado na fabricação de mobiliário personalizado, como mesas, estantes e bancos.
Lembre-se de que a instalação de elementos de gesso geralmente requer habilidades de um profissional, pois é necessário lidar com cortes precisos e técnicas de fixação adequadas.
Além disso, certifique-se de que o gesso seja de alta qualidade e de que as superfícies estejam preparadas corretamente antes da instalação. A pintura e a manutenção adequadas também são importantes para manter a aparência do gesso ao longo do tempo.
7 ideias criativas para decorar espaço “morto” acima da cama onde a cabeceira não alcança
» Veja dicas exclusivas para sua casa
Comentários fechados
Os comentários desse post foram encerrados.