Composição de quadros: aprenda dicas e truques curiosos para ter uma decoração equilibrada
Uma composição de quadros pode fazer diferença na decoração do seu lar, ainda mais pela enorme variedade de formatos, estilos, cores e histórias que você pode contar.
Dessa forma, você consegue criar algo diferenciado e cheio de personalidade ao seu espaço, mas há muitas dúvidas na hora de combinar diversos tipos de quadros, não é?
Isso é normal, por isso acompanhe esse texto para conferir as principais dicas e truques que vão lhe ajudar nessa tarefa e ter um resultado incrível e harmônico.
Como fazer uma composição de quadros?
Na composição de quadros, um ponto de atenção que sempre precisa ser levado em conta é que eles devem combinar com o estilo do cômodo e da própria personalidade dos moradores.
Veja ainda:
Cuidados com quadros na sala
Além disso, a escolha dos quadros (tamanhos e temática), assim como as posições, são cruciais para montar esse cantinho especial.
O que Mais você Gostaria de Saber?
Escolha abaixo:
Confira alguns detalhes que você deve seguir:
Altura dos quadros
Antes de mais nada, uma composição de quadros precisa estar em uma altura confortável para a nossa visão.
Portanto, a recomendação é que o eixo do quadro ou o centro da composição (quando há vários quadros) precisa estar na altura dos olhos, como entre 1,60m ou 1,70m, porém tal medida pode variar dependendo do pé direito do ambiente.
Em resumo, uma boa altura para a composição de quadros é aquela em que não se exige que a pessoa levante ou abaixe a cabeça para observá-la.
Posicionamento
Já sobre o posicionamento da composição de quadros, tudo depende do seu objetivo.
Você quer destacar alguma peça do espaço, como, por exemplo, o sofá da sala ou ainda a mesa de jantar? Se sim, a sugestão é que a decoração tenha um quadro grande centralizado.
Por outro lado, em situações com vários quadros, a composição deve estar delimitada a um espaço equivalente a um quadro grande, onde “converse” com o móvel de destaque do cômodo, está bem?
Lembre-se: sua composição de quadros deve ter um alinhamento a partir da base, eixo ou parte superior deles mesmos.
Proporção e definição de tamanhos
O tamanho de sua parede ajuda a definir o tamanho de sua composição de quadros. Quadros maiores, como recomendação, são mais adequados em paredes maiores. Isso porque eles podem ser vistos mesmo de longe.
Caso a parede for pequena, cuidado para não exagerar no número de quadros e deixar o ambiente poluído visualmente. Outro problema que pode ocorrer é você instalar cada quadro muito grudado no outro.
Dessa forma, quadros pequenos podem ser posicionados em locais onde é possível se aproximar e observar cada um deles.
Igualmente, alinhe-os pela base. Se a parede é retangular, mantenha esse formato no momento de fazer a composição de quadros.
Temas dos quadros
De preferência, siga um tema predominante em sua composição de quadros. Alguns exemplos são as paisagens, os geométricos e os abstratos.
No entanto, eles precisam expressar a personalidade de cada morador da casa.
Valorize temas que agradam cada um, seguindo hábitos, valores e gostos.
Preste atenção nas molduras
A moldura dos quadros de sua composição também é um fator decisivo para que sua decoração fique equilibrada. Por conta disso, associe cores, formatos e espessuras.
Por exemplo, se a decoração do seu cômodo é moderna, minimalista, escandinava ou industrial, as molduras ideais são as finais e de tons neutros, especialmente o branco e o preto.
Já para ambientes sóbrios, aposte em molduras de madeira em tons naturais.
Cor da parede
Na composição de quadros, a cor da parede também pode influenciar o resultado.
Nesses casos, paredes escuras dão charme a quadros em tons de preto e branco, além de fotos de família, paisagens de natureza, urbanas e obras abstratas coloridas.
Em paredes claras, tanto as telas preto e branco quanto as coloridas são bem-vindas. Uma sugestão é definir o tema principal antes de compor, diversificando tamanhos e formatos também. Dê espaço para fotografias de viagens, paisagens em preto e branco e quadros abstratos.
Por último, em paredes coloridas há a possibilidade de destacar quadros com imagens em cores claras dos mais diversos estilos.
Possíveis combinações
Agora que você já entendeu os principais fatores que precisam ser analisados antes de criar uma composição de quadros, aproveite para conferir na imagem abaixo umas ideias de combinações possíveis para sua parede:
Meça não somente o tamanho dos quadros, mas o espaçamento entre eles.
Procure deixar entre 7 e 15 centímetros de distância entre cada um, está bem? E isso vale tanto para a distância horizontal quanto vertical.
Tais ideias servem como uma base, mas sempre faça sua escolha a partir do seu espaço disponibilizado.
Árvore de Natal vermelha é tendência 2024, segundo o Pinterest
» Veja dicas exclusivas para sua casa
Deixe seu comentário