Vida a dois + a sogra: como ter uma convivência tranquila? ESTAS dicas TE AJUDAM
Confira, aqui, dicas que vão te ajudar a ter uma convivência mais tranquila com sua sogra e um lar mais harmônico
Hoje é o dia dela! Viver com a sogra pode parecer um bicho de sete cabeças para alguns, mas se seguir algumas dicas especiais é possível ter uma convivência tranquila com ela.
A seguir, você confere quais são elas! Aproveite para conhecê-las e colocá-las em prática, garantindo uma relação mais amigável e saudável com sua sogra!
Ter uma vida a dois + a sogra é realmente difícil?
Depende muito da personalidade das pessoas envolvidas nessa relação. Mas é importante lembrar que ao longo dos anos se criou e propagou uma ideia de que as sogras são pessoas difíceis de lidar.
Veja também:
Morar sozinho: vantagens, desvantagens e dicas
Por isso, quando se passa a viver com ela, é comum ter o pé atrás, mantendo-se na defensiva. É justamente isso que pode fazer a relação desandar, seja com a sogra ou com o seu par.
O importante é que mude essa chave da defensiva e tente se colocar no lugar do outro. Além disso, tente encontrar uma relação educada, respeitosa e saudável com a sogra. Assim, fica mais fácil garantir uma boa convivência e um ambiente mais agradável.
O que Mais você Gostaria de Saber?
Escolha abaixo:
Como se dar bem com sua sogra no dia a dia?
Existem algumas dicas que podem te ajudar a ter uma boa relação com a sogra, vivendo com ela no dia a dia com mais harmonia. Veja quais são:
Mantenha a abertura para o diálogo
Se vocês não concordam com algo, é muito importante conversar sobre isso. Essa é uma forma de buscar entender o pensamento dela, além de te ajudar a explicar melhor algo, evitando confusões.
A conversa também ajuda a impor limites. Por exemplo, se ela fizer algo que você não concorda ou falar alguma coisa que te magoe, é importante que aponte isso para ela, de maneira amigável e respeitosa.
Aja sempre com respeito
É importante que você respeite os limites e costumes de sua sogra, inclusive que a trate com respeito no dia a dia. Isso ajuda a criar uma convivência mais agradável e gera reciprocidade no tratamento.
Lembre-se que seus hábitos são somente seus, você não precisa impô-los a ninguém e outras pessoas não têm obrigação de seguir o que você faz. Além disso, respeite o espaço de sua sogra, seja seu quarto, cantinho da sala que mais gosta, entre outros.
Ganhe sua confiança com pequenos gestos
Ter pequenos gestos com a sogra ajuda a criar um bom relacionamento. Você pode, por exemplo, fazer um mimo dando-lhe um doce, uma flor, enfim, qualquer outra coisa que lembre atenção e carinho.
Tente envolvê-la nas decisões da família, inclusive em alguns passeios. Dá para convidá-la para tomar café num lugar novo, almoçar num restaurante que ela gosta, entre outros. São pequenos gestos que ajudam a construir uma boa relação.
Tenha empatia
A empatia é a capacidade de conseguir se colocar no lugar do outro, o que ajuda a criar uma boa relação com qualquer pessoa. Tenha em mente que sua sogra vive um momento diferente daquele do casal.
Portanto, pode ser que alguma reação ou algum comportamento não agrade, mas é preciso enxergar isso com calma, sob uma outra perspectiva – a de sua sogra. Assim, fica mais fácil entender determinados comportamentos.
Imponha limites
Sempre que achar necessário, imponha limites na relação com a sogra. Deixe claro que uma determinação decisão é do casal e que deve ser mantida porque acredita ser a melhor opção.
E, realmente, tome decisões em casal quando envolver mais pessoas da casa ou a vida de vocês. Dessa forma, não se isenta um dos lados, o que pode tornar o relacionamento com a sogra mais difícil.
Divida tarefas e contas
A divisão de tarefas e contas inclui sua sogra nas decisões da casa, o que faz com que se sinta importante. Além disso, aumenta a chance de que se sinta valorizada e parte da família.
Procure estabelecer quais tarefas ela realizará e quais contas serão divididas e de que forma. Deixe tudo sempre muito claro para ela, para não criar confusões.
E se nada der certo?
Tentou de tudo e não há como ter uma boa relação com sua sogra? Então, lembre-se de que você tem um relacionamento com o filho ou filha dela e não com ela.
Você não tem a obrigação de conviver com a sogra, principalmente quando essa relação te faz mal. Se não tiver como não viver com ela por questões financeiras, o ideal é que mantenha uma relação de respeito no dia a dia e busque soluções como alugar outro imóvel.
Expert gringa revela truques para transformar cozinha pequena
» Veja dicas exclusivas para sua casa
Comentários fechados
Os comentários desse post foram encerrados.