Cor off white na decoração: saiba como apostar nesse tom sem erros
A cor off white cresceu em popularidade nos últimos anos e aparece na decoração de vários ambientes, porém, muitas pessoas podem apostar no tom de forma errada.
O que Gostaria de Saber?
Escolha abaixo:
Que tal aprender a usar o off white da melhor forma? Para isso, você tem o auxílio de dicas da arquiteta Aiê Tombolato!
Logo, a cor off white pode ser o “curinga” da decoração, transformando totalmente o espaço, ao mesmo tempo que proporciona uma sensação de leveza e tranquilidade.
Como adotar a cor off white na decoração?
A tonalidade off white é capaz de expressar elegância e podemos defini-la como um tom de branco tonalizado, como se fosse um meio-termo entre o bege e o cinza.
VEJA ESSA
É normal ter receio de usar quaisquer tons próximos ao branco no décor, ainda mais se você não é fã do minimalismo (ou pela própria ideia de que tais cores favorecem a sujeira), mas saiba que o off white é uma opção simples.
Segundo Aiê, essa variação de cor é funcional e, ao contrário do branco, consegue transmitir aconchego, sendo perfeito para contrastar com tons amadeirados ou mais escuros.
“Eu, particularmente, possuo um apreço muito grande pelas tonalidades mais neutras, como o off white. Amo utilizar outras cores mais potentes e vívidas quando o projeto permite, mas, devo admitir que me sinto muito mais confortável com as cores mais claras e suaves. Os resultados também são incrivelmente lindos”, explica Aiê.
Você pode usar o off white sem medo em espaços neutros, ou seja, para quem quer deixar o ambiente mais natural.
A arquiteta comenta que “uso muito essa tonalidade com texturas, em paredes espatuladas ou com a superfície não completamente lisa. Também opto por ela em paredes manchadas, tecidos ou em revestimentos mais rugosos, como o bouclé”.
De toda forma, por ser bastante versátil, o off white pode mesclar com várias texturas, estampas e cores.
Off white nas paredes vira protagonista
Nas paredes, em especial, a cor off white é o destaque de um ambiente. A arquiteta menciona que a tonalidade é bem-vinda em qualquer cômodo usando a criatividade.
Isso porque não há qualquer padrão para seguir: você pode encontrar propostas decorativas com tons mais próximos do bege e outras para o branco puro.
No entanto, o que você precisa fazer é contrastar as cores de forma que o espaço esteja harmônico.
Lembrando que o off white nas paredes é crucial para ambientes que precisam de soluções para aumentar a sensação de iluminação.
Veja também:
Truques de iluminação para casas pequenas
Modernidade do off white na cozinha
A cozinha é o tipo de cômodo que pede por um visual mais clean, mas hoje em dia há muita ousadia na hora de decorar esse espaço tão importante da casa, incluindo combinações que há tempos atrás nem eram “possíveis” de imaginar.
Se você quer permanecer em algo mais seguro e ainda busca a ideia do clássico (e moderno) na cozinha, o tom off white é perfeito.
A sugestão é utilizar armários nessa tonalidade e harmonizá-los com outras cores e texturas.
Em móveis, o off white destaca outros elementos
Por outro lado, se a cor off white é protagonista nas paredes, nos móveis ela vira um complemento. Essa dica é muito válida quando você não quer desconforto visual e evitar combinações arriscadas que podem não valorizar o ambiente.
Por exemplo, a arquiteta Aiê tende a combinar o off white com tons de bege, verde e com o amadeirado. Para ela, o off white em seu tom mais frio (próximo ao branco gelo) cai bem com cores vibrantes (como o azul e verde).
Caso queira utilizar a cor na sua decoração, inove-a em mesas, cadeiras, poltronas e outras peças decorativas.
Nas tendências atuais, a madeira aparece por tudo, então é uma alternativa que se associa com o off white e ajuda na sensação de “natural” num cômodo.
Para relaxar no quarto, use off white
Entre as diversas cores possíveis para quartos, em especial para dormir melhor, o off white está concorrendo ao primeiro lugar!
Essa cor, como já ficou bem claro, é aconchegante e leve, e por ser neutra, agrada qualquer estilo decorativo. Para a arquiteta Aiê, você deve incorporar o tom seguindo o seu estilo de vida.
“O uso da cor tem que ser uma marca registrada da família e não minha. Assim, cada projeto tem sua perspectiva. Eu opto por off white nos projetos como forma de transformar os espaços em retiros de tranquilidade. Gosto de pensar em cada casa ou apartamento como um refúgio particular. É aí que descobrimos e confiamos no poder das cores”, ressalta ela.
Balcão do banheiro sem bagunça com TRUQUE que vem da cozinha
» Veja dicas exclusivas para sua casa
Comentários fechados
Os comentários desse post foram encerrados.