Como escolher as cores para o quarto de bebê? Especialistas explicam e dão dicas!
Confira dicas que vão te ajudar a escolher as cores para o quarto de bebê perfeitas e tenha um visual incrível na área
Escolher as cores para o quarto de bebê nem sempre é tarefa simples! É preciso tomar uma série de cuidados para garantir um visual bonito e um espaço agradável para seu pequeno.
Precisa escolher as cores para o quarto de bebê, mas não sabe como? Então, confira dicas que vão te ajudar nessa tarefa, conquistando um resultado incrível no ambiente!
1. Prefira tons claros
Os tons claros e suaves são sempre as melhores escolhas para a decoração do quarto de bebê. O motivo é simples: eles são relaxantes e contribuem para que seu pequeno pegue no sono com maior facilidade.
Cores vibrantes funcionam como estimulantes visuais e podem dificultar que a criança relaxe. Portanto, procure evitá-las. O ideal é utilizá-las em áreas como a brinquedoteca ou um espaço de atividades fora do quarto infantil.
VEJA ESSA
E quais tons claros que você pode utilizar na decoração do quarto do bebê? Há uma grande variedade de cores! Você pode apostar em uma decoração predominantemente branca, que deixa o espaço iluminado e agradável.
Se preferir, existe a possibilidade de trabalhar com o off white, que é um branco com fundo amarelado ou acinzentado. Há, ainda, a possibilidade de utilizar tons de bege claros.
O que Mais você Gostaria de Saber?
Escolha abaixo:
O diferencial do bege é que ele é uma cor mais quente. Portanto, passa para o ambiente uma sensação extra de conforto e de aconchego, compensando bastante para deixar o espaço agradável.
Gosta de decorações mais coloridas? Então, o ideal é investir em tons pastel, que são suaves, agradáveis e não funcionam como estimulantes visuais para a criança. Aposte em cores como o lilás, o verde-menta, o rosa, o azul e o amarelo claros.
Você também pode inserir poucos itens em cores mais fortes, desde que não fiquem próximos do berço ou caminha infantil. Desse modo, evita-se que esses poucos objetos funcionem como estimulantes visuais e interfiram no sono da criança.
2. Utilize cores neutras como base
Uma forma de decorar o quarto do bebê com maior praticidade e acertando na cor é escolher cores neutras como base, usando-as nas paredes e mobiliário. Então, insira cores coloridas esmaecidas e suaves em outros detalhes da decoração.
Mas como colocar isso em prática? Simples: pinte as paredes de branco ou use móveis e revestimentos nessa tonalidade. Depois, insira objetos decorativos coloridos no espaço, dando-lhe mais charme e um toque lúdico.
3. Ganhe harmonia com cores complementares
Quer ter um ambiente visualmente agradável? Neste caso, o ideal é usar cores complementares na decoração do quarto do bebê, que são tons que oferecem um contraste bonito entre si.
Se o espaço é predominantemente rosa, experimente inserir tons de verde no local, seja em acessórios ou objetos decorativos, ajudando a criar um contraste encantador, que foge do óbvio quando se fala em decoração de quarto infantil.
Outros exemplos de combos de cores complementares são o azul e o laranja, lilás e amarelo. Tenha o cuidado de usar somente tons mais claros, para não estimular visualmente a criança.
Aproveite para ler:
Dicas de organização do quarto infantil
4. Aposte no combo de cores claras e escuras
As cores claras ajudam a iluminar o ambiente e as escuras dão um toque de contraste e profundidade, além de garantir um visual mais elegante ao espaço.
Considere investir na cor clara de forma predominante e inserir toques de preto, cinza ou azul escuro no ambiente. Desse modo, o espaço ganha mais estilo e personalidade!
5. Considere o significado das cores
Se preferir, você pode escolher as cores considerando seus significados. O branco, por exemplo, transmite paz, tranquilidade e calmaria. Já o azul está diretamente associado à tranquilidade e relaxamento. O amarelo, por sua vez, remete à energia e alegria.
O ideal é que escolha as cores conforme o tipo de emoção, sentimento ou sensação que queira no quarto do bebê, garantindo um espaço bonito e agradável ao mesmo tempo.
6. Tenha em mente a iluminação
As luzes naturais e artificiais podem afetar as cores utilizadas na decoração do quarto infantil; por isso, é interessante considerá-las. A luz natural realça normalmente determinadas tonalidades, enquanto a artificial suaviza sua aparência.
Pense em que tipo de iluminação deseja utilizar no espaço e tenha em mente essa informação ao escolher as cores. Se quiser garantir um espaço claro, aposte em tons mais suaves, independentemente da iluminação.
Designers sentem REPULSA por estas 6 coisas dentro de casa pois elas podem arruinar a decoração
» Veja dicas exclusivas para sua casa
Comentários fechados
Os comentários desse post foram encerrados.