Início » Decorando » 6 cores que você NÃO deve ter no quarto, pois interferem em seu sono

6 cores que você NÃO deve ter no quarto, pois interferem em seu sono

Você sabia que existem algumas cores que você não deve ter no quarto? Isso porque as cores não têm relação apenas com a decoração do ambiente, também com seu humor e emoções.

Entendemos que é normal querer apostar em um tom que combina com sua personalidade, mas o quarto tem um propósito que precisa ser lembrado: proporcionar o melhor sono possível.

Por isso, algumas cores precisam ser evitadas para você descansar bem à noite. Descubra quais são elas e renove o seu cômodo!

Preto

quarto com paredes pretas

Além de escurecer o quarto, uma cor como o preto pode criar a ilusão de que o ambiente parece ser menor do que realmente é.

Embora a cor escura possa lhe ajudar a adormecer à noite, há outra consequência: ela inibe sua capacidade de acordar pela manhã. Psicologicamente, a escuridão diminui sua energia.

Caso queira ter uma parede preta no quarto, procure pintar apenas uma com essa tonalidade.



Amarelo

quarto com parede e objetos amarelos

O amarelo é um tom muito estimulante para os sentidos, então é comum que muita gente associe essa cor com um despertar alegre para começar o dia.

No entanto, mesmo sendo ótimo para as manhãs, tons ensolarados não ajudam a relaxar à noite, o que pode gerar insônia.

Se quiser investir no amarelo, escolha tons suaves.

Vermelho

quarto com parede vermelha

O vermelho segue a mesma ideia do amarelo: é uma cor marcante, ousada, elegante e evoca sentimentos de entusiasmo, paixão ou raiva.

Dessa forma, esse tom pode aumentar o nível de energia do seu quarto. Alguns tons quentes, principalmente, podem ainda transmitir sentimentos de agitação ou inquietação.

Por estimular os sentidos, essa é uma cor que você não deve ter no quarto, já que deixará a mente muito alerta.

Você pode escolher um tom suave de vermelho se ainda acha que a tonalidade merece entrar no seu ambiente.

Laranja

quarto com paredes laranjas

Seguindo a mesma ideia, o laranja não deve entrar no seu quarto, pois o tom explode com brilho e vitalidade.

Essa é uma cor perfeita para outros ambientes, como a própria sala, mas no quarto é sempre necessário optar por cores calmantes – e o laranja é exatamente o oposto disso.

Uma alternativa mais suave é o tom de pêssego. Esse pode ser colocado no quarto sem problemas.

Neon

quarto com paredes verde limão

O neon também entra na lista de cores que você não deve ter no quarto. Tonalidades como magenta e verde limão trazem energia e emoção demais ao quarto.

Tais tons podem combinar mais com ambientes como a cozinha ou a sala, mas no quarto são vibrantes e brilhantes demais, o que será desafiador para fazer com que você pegue no sono.

Marrom-escuro

quarto com parede marrom escuro

A escuridão do marrom-escuro pode provocar uma sensação de peso e melancolia ao quarto. Além disso, pode diminuir a motivação de acordar de manhã.

Como esse tom pode deixar uma aparência sombria e confinada, procure escolher um tom mais claro ou ainda usar o marrom-escuro em algum lugar de destaque e não o tornar a cor principal, ok?

Afinal, quais são as melhores cores para o quarto?

Agora que você já sabe quais cores você não deve ter no quarto, é uma boa ideia descobrir quais são as melhores cores para usar no ambiente, não é?

A cor para o seu espaço precisa fazer com que você se sinta calmo e à vontade. Entre a variedade de cores existentes, pode-se chegar a conclusão de que as melhores cores para quarto são:

Azul

Estudos sugerem que pessoas que têm quartos em tonalidades azuis dormem mais do que aqueles que possuem quartos com tons diferentes.

quarto com paredes de tom azul claro

O azul, como sabemos, é neutro e calmante. Os receptores em nossas retinas – conhecidos como células ganglionares – são mais sensíveis ao azul. E são justamente essas células que se comunicam com a parte do cérebro que controla o ritmo circadiano do corpo.

Quando tais células reconhecem o azul, elas enviam um sinal ao cérebro para que a frequência cardíaca diminua, acalmando a pessoa e facilitando o adormecimento.

Tons pastel

Qualquer cor pastel traz serenidade, seja rosa-claro, verde-claro, azul-claro, enfim.

quarto com tom pastel na parede

Tais cores reduzem o estresse e permitem que você adormeça mais rápido.

Branco

O branco é um tom neutro que exala vibrações relaxantes e limpas. Portanto, essa cor pode ajudar você a dormir melhor.

quarto com paredes brancas

Uma sugestão é não deixar o quarto totalmente branco, mas adicionar pontos de outras cores. Que tal uma parede de destaque azul, que é outra cor calmante?

Verde

Você pode considerar todos os tons de verde (menos o limão, por favor) para o seu quarto. 

quarto com paredes verdes

Tais cores são ótimas escolhas porque são calmantes e favorecem o descanso. Elas também podem dar vibrações naturais, o que são perfeitas para quem gosta bastante da natureza e de estar ao ar livre.


7 ideias criativas para decorar espaço “morto” acima da cama onde a cabeceira não alcança

» Veja dicas exclusivas para sua casa

Editora do CazaModerna.com.br, BellezaModerna.com.br e Revendedor.com.br. Graduada em Comércio Internacional (UCS/RS), Marketing Digital (SENAC/RS) e atualmente estudando Ciências Biológicas (UNINTER). Fluência em Inglês e estudando Espanhol no momento. É apaixonada por palavras, natureza, tornados, heavy metal e psicologia criminal.

Deixe seu comentário