Cozinha integrada com sala: conheça ESSAS dicas para ter uma decoração bonita e funcional
Confira dicas para decorar cozinha integrada com sala, garantindo um visual incrível nesses ambientes, sem perder a funcionalidade
Possui uma cozinha integrada com sala e não sabe como decorar esses espaços? Esta tarefa pode se tornar muito mais simples se seguir dicas específicas para ambos os ambientes.
A seguir, você confere dicas infalíveis para ter uma decoração bonita e funcional de cozinha integrada com a sala. Continue a leitura para ver quais são e aproveite para adotar todas ao decorar!
Crie uma unidade visual entre as áreas
Uma das formas de decorar cozinha integrada com sala é criar uma unidade visual entre essas áreas. Dessa forma, terá uma decoração harmônica, integrada, como se a cozinha fosse uma continuação da sala e vice-versa.
Aproveite para ler:
Dicas de iluminação para a cozinha
Mas como criar unidade visual entre os ambientes? Isso é mais simples do que parece! Você pode, por exemplo, usar a mesma cor na parede da sala e da cozinha.
Também há a possibilidade de usar o mesmo revestimento em ambos os ambientes. Outra forma é utilizar móveis que conversem entre si, seja no design ou na cor.
O que Mais você Gostaria de Saber?
Escolha abaixo:
Há, ainda, a opção de usar o mesmo estilo decorativo em ambas as áreas. Considere, por exemplo, montar uma cozinha e uma sala industrial.
Separe visualmente os espaços com o piso
Você pode separar visualmente os espaços usando pisos diferentes, um na cozinha e outro na sala. Dessa forma, dá para demarcar e limitar ambientes, ainda que de maneira visual, sem perder o efeito de amplitude de áreas integradas.
Esse tipo de delimitação é interessante, porque faz com que as pessoas que frequentam a área entendam, mesmo que de forma inconsciente, qual espaço é recomendado para alimentação e qual é destinado ao descanso.
Use móveis como divisórias
Outra possibilidade de decoração de cozinha integrada com sala é usar móveis como divisória de ambientes, conseguindo separá-los visualmente.
Por exemplo, você pode fazer isso usando aparadores, sofás, mesas e bancadas. Para garantir um visual incrível, aposte em móveis de madeira natural, sem pintura, ou em cores neutras (preto, branco e tons de cinza).
Dessa forma, terá maior flexibilidade na decoração, porque tais tonalidades combinam com quaisquer outras cores, conferindo um resultado incrível.
Trabalhe com cores de forma harmônica
Quando se tem espaços integrados, é importante saber trabalhar com cores de forma harmônica. Assim, o visual será muito mais agradável, sem comprometer a ideia de unidade entre as áreas.
Para evitar erros, indica-se que escolha uma cor base para a decoração dos ambientes integrados. Essa é a tonalidade que deve se sobressair, aparecendo de modo predominante.
Não há restrição quanto ao uso das cores! Você pode escolher as que quiser, desde que combinem com seu gosto. Caso esteja em dúvida, aposte em tons neutros, pois são à prova de erros e combinam facilmente com outras cores.
Além disso, tenha em mente que cores claras deixam o ambiente mais iluminado, pois refletem melhor a luz. Portanto, se sua ideia é reforçar ainda mais a amplitude, tonalidades claras são as melhores alternativas.
Já cores escuras tendem a reduzir visualmente o espaço, conferindo a sensação de que a área é menor. Em contraposição, deixam o ambiente mais acolhedor, elegante e sofisticado.
Vale citar que a cor da cozinha e da sala não precisam ser as mesmas, mas elas devem conversar entre si de maneira harmoniosa. Experimente, por exemplo, escolher um verde escuro e outro claro, fazendo um tom sobre tom na decoração.
Utilize tapetes para demarcar espaço
Outra forma de demarcar espaço, conseguindo separar visualmente a sala da cozinha é por meio do uso de tapetes. Essa é uma forma econômica, já que não demanda a reforma da área, como no caso da separação visual por piso.
Não há segredos para investir nessa dica, basta escolher uma peça para usar na sala, deixando a cozinha sem tapete ou com um modelo diferente. Se optar por utilizar tapetes na cozinha e na sala, escolha peças que sejam diferentes, mas que tenham algo em comum, como uma cor.
Aposte numa iluminação especial
Outra forma de evidenciar ambientes integrados e garantir que fiquem funcionais é apostar em uma iluminação especial. Considere, por exemplo, usar luminárias e pendentes na sala e cozinha, bem como luzes embutidas.
Vale lembrar que a cozinha deve ficar mais clara, pois se trata de uma área de trabalho, na qual se prepara alimentos. Já a sala pode ter luz mais amena e quente, para passar sensação de conforto.
Designers sentem REPULSA por estas 6 coisas dentro de casa pois elas podem arruinar a decoração
» Veja dicas exclusivas para sua casa
Deixe seu comentário