ATENÇÃO se você aduba planta com lixo orgânico: cuidado com esse suquinho tóxico
Possui o costume de adubar planta com lixo orgânico? Então, é preciso tomar cuidado para evitar resíduos tóxicos. Veja como fazer corretamente!
Se você usa lixo orgânico como adubo, é importante ter um cuidado especial com um suco tóxico que não ajuda, mas sim pode comprometer a saúde de suas plantinhas.
Aqui, você descobre o que é e como lidar com ele, para conseguir aproveitar ao máximo seu adubo orgânico e ter bons resultados no cultivo de plantas de jardins e hortas.
Adubo com lixo orgânico
Se você tem plantas em casa, seja em vaso ou no solo de seu jardim, o adubo orgânico é uma excelente alternativa para manter a terra fértil e rica em nutrientes que ajudam no desenvolvimento de flores, árvores, hortaliças, entre outras espécies.
Falamos sobre a compostagem nesse post!
Aproveite para entender mais sobre essa prática!
O melhor? Você consegue o adubo orgânico de maneira simples, por meio da compostagem doméstica, que usa o lixo orgânico que você gera em casa. Mas, afinal, o que é a compostagem?
É o processo de transformar resíduos, especificamente os orgânicos, em adubo. Isso inclui, por exemplo, cascas de frutas e legumes, borra de café, casca de ovo, entre outros restos de alimentos.
O que Mais você Gostaria de Saber?
Escolha abaixo:
Na compostagem, há o uso de microrganismos para transformação do resíduo orgânico em composto estabilizado usado como adubo para plantas. Para realizar esse processo, utiliza-se vários recipientes empilhados, sendo que o último deles funciona como coletor de chorume.
O chorume de composteiras é tóxico?
Quando se fala em chorume, a primeira ideia que vem à mente é a do líquido tóxico que contamina aterros. Na realidade, o chorume de composteiras não é tóxico e ele pode ser utilizado como biofertilizante ou pesticida natural.
O chorume só será tóxico quando ele está junto a outros resíduos que não são orgânicos, ou seja, outros tipos de lixo que produzimos diariamente em casa. Neste caso, é importante evitar o uso desse uso tóxico, para não prejudicar a plantinha e também sua saúde!
A melhor maneira de não ter um chorume tóxico é fazer a composteira doméstica corretamente. Isso envolve ter um cuidado na separação do lixo, para evitar a contaminação e ter um adubo de qualidade.
Como fazer uma composteira doméstica
Não há muitos segredos para fazer uma composteira doméstica, mas é importante ter cuidados especiais para garantir um adubo orgânico de qualidade. A seguir, você confere um passo a passo para fazer a sua em casa:
- Separe três recipientes, que devem estar limpos para evitar contaminações da composteira. Como eles vão ser empilhados, somente um precisa ter tampa, que é o que vai ficar no topo;
- Faça furos no fundo dos dois primeiros recipientes da pilha, para que o líquido do chorume possa escorrer entre eles, chegando ao último recipiente;
- Forre o fundo das duas caixas de cima (as que estão com furos) usando folhas e serragens. Então, coloque terra e minhocas na caixa superior e adicione um pouco do lixo orgânico de seu lar;
- Cubra os resíduos com uma camada de serragem e folhas, para auxiliar na oxigenação;
- Repita esse processo até encher o recipiente, alternando uma camada de lixo com outra de serragem e folhas. Quando isso acontecer, troque a caixa de baixo (que está vazia) pela de cima e repita o processo. O recipiente que estiver cheio deve ficar em repouso por um mês. A última caixa da pilha não deve ser alterada. É nela que vai o chorume;
- Após um mês, você terá um famoso adubo orgânico, o húmus de minhoca, que pode ser utilizado em plantas do jardim ou horta.
Por que fazer a compostagem doméstica?
Um dos principais motivos é a redução do descarte de resíduos, principalmente daqueles que podem ser reaproveitados como os orgânicos. Isso evita o acúmulo de lixo em aterros e ainda se diminui a possibilidade de contaminação do solo e água, o que pode afetar a comunidade local.
Além disso, também é possível colaborar para reduzir o descarte inadequado pela cidade. Lixos que não são corretamente destinados podem atrair mau cheiro e animais indesejados que causam doenças.
Ainda há o benefício de ter um adubo orgânico de qualidade a um custo baixíssimo, com possibilidade de reaproveitamento de resíduos e recipientes que possui em casa. Aproveite para apostar nessa alternativa e mantenha o solo de seu jardim, horta ou vaso sempre rico em nutrientes para cultivar suas plantinhas!
Márcia Sensitiva Revela o que você precisa ter na sua horta para ficar rico em 2025
» Veja dicas exclusivas para sua casa
Deixe seu comentário