Início » Pets » SAI FRIO! 5 cuidados com o gato no outono para ele não ficar doente

SAI FRIO! 5 cuidados com o gato no outono para ele não ficar doente

Com as mudanças nas estações, é sempre interessante lembrar que os animais também merecem atenção. Por isso, existem você precisa tomar alguns cuidados com o gato no outono para que sua saúde não fique afetada.

E essa transição de um verão longo e quente para uma brisa fresca pode ser perigosa para seu amigo felino por conta de alguns motivos.

Logo, separamos algumas dicas para manter seu bichano feliz, seguro e saudável conforme essa estação acontece. Acompanhe!

Frio e umidade

gato deitado no colo de dona

Conforme o outono avança, sabemos que há maiores probabilidades de griparmos, não é? Com os animais é a mesma coisa.

Um post interessante e que você vai gostar de ler é esse:
Miado do seu felino: o que significa cada um?

Por conta disso, seu gato pode se resfriar e é necessário que você, como tutor dele, redobre a atenção nesse período. Isso porque embora o dia esteja bonito e ensolarado em um momento, essa estação é famosa pelas bruscas mudanças de temperatura, então logo ela pode despencar.



Para prevenir que o seu bichano fique doente, certifique-se de que os locais onde ele deita, dorme, se alimenta e brinca, estejam completamente secos e, é óbvio, higienizados sempre.

Inclusive, a caixa de areia não deve ficar em uma área fria ou com correntes de ar – deixe-a em um espaço aquecido durante o outono.

Camas

Em climas mais frios e cinzentos, como no outono, os gatos tendem a dormir mais.

Esses animais não são exigentes quanto à cama, portanto o que você precisa garantir é que o espaço seja macio e que possa aquecê-los bem.

Uma sugestão para a caminha do seu pet é optar por materiais naturais como, por exemplo, uma cesta de vime.

Pelagem

pessoa escovando pelos do gato

O gato no outono tende a perder mais pelo. Como é um processo natural do animal, não há motivos de preocupação quanto à dor.

Contudo, essa fase pode ser mais confortável para eles, se quiser ajudar. Basta escovar regularmente os pelos do seu bichano e remover o excesso de pelos mortos.

As bolas de pelo também podem causar menos problemas fazendo essas sessões de tosa, mas recomendamos que você fale com um veterinário para indicar algum medicamento para essa questão.

O que mais pode fazer a diferença na redução das bolas de pelo é a alimentação. Veja com o veterinário se ele pode fornecer uma receita nutricionalmente equilibrada e com ingredientes de qualidade.

Aliás, a escovação dos pelos do seu amigo também é uma rotina interessante para que os pelos fiquem bonitos e saudáveis, bem como contribuir para o crescimento dos pelos grossos (estes que irão proteger o seu peludo nos dias mais frios do outono).

Em dúvida sobre a frequência de escovação? Leve em conta o pelo: se ele for curtinho, uma vez ao dia é suficiente. Se o gato tiver pelos longos, faça duas vezes ao dia – e diariamente, está bem?

Cuidados no jardim

gato preto ao redor de folhas secas

Se o seu gato vive ao ar livre ou tem acesso ao jardim, saiba que esse é outro ponto de atenção nessa estação do ano.

Seu bichano pode ficar doente ao comer ou ter contato com folhas mofadas, cogumelos venenosos, plantas tóxicas de floração tardia ou plantas venenosas.

Com essa preocupação, o ideal é manter o animal dentro de casa. Caso tenha notado que seu gato tenha ingerido algo que não deveria, procure imediatamente um veterinário.

O mesmo vale se trazer suas plantas para dentro de casa para protegê-las do frio: tenha certeza de que nenhuma delas é tóxica para o felino. De preferência, mantenha-as fora do alcance dele. 

Parasitas

gato deitado dormindo

Independentemente da época do ano, seu gato pode estar sujeito a sofrer com a ação de parasitas. No outono, portanto, isso não muda.

Qualquer descuido pode ser o momento certo para que tais pragas causem problemas de saúde em seu bichano. 

Mantenha as medicações, como os antiparasitários, em dia. Procure evitar intervalos inapropriados entre as doses.

Não deixe de seguir corretamente as datas de quaisquer outros medicamentos que o animal possa estar tomando, incluindo as vacinas.

Sobrepeso

gato com comida no chão

Períodos caracterizados pelo frio geram mais preguiça – e isso vale tanto para os animais quanto para as pessoas.

Dessa forma, o gato no outono pode sentir mais vontade de comer. E realmente, esses pets precisam ingerir mais alimentos nessa estação do ano. O ideal é oferecer uma alimentação que tenha a quantidade certa de proteínas, minerais, vitaminas e o que for mais necessário para atender às necessidades do organismo do seu felino.

Entretanto, se não houver cuidados, ele pode desenvolver obesidade. Cuidado para não exagerar.

Se possível, fale com o veterinário para que a melhor dieta seja oferecida ao seu gato durante o outono. Para a alimentação, deve-se levar em consideração a quantidade, frequência e o tipo de alimento, além da fase da vida e o porte do felino.


As 5 raças de gatos ideais para a convivência com crianças

» Veja dicas exclusivas para sua casa

melhores raças de gato para crianças
Editora do CazaModerna.com.br, BellezaModerna.com.br e Revendedor.com.br. Graduada em Comércio Internacional (UCS/RS), Marketing Digital (SENAC/RS) e atualmente estudando Ciências Biológicas (UNINTER). Fluência em Inglês e estudando Espanhol no momento. É apaixonada por palavras, natureza, tornados, heavy metal e psicologia criminal.

Deixe seu comentário