Como cultivar feijão-verde (vagem)? Veja o plantio passo a passo
Aprenda a cultivar feijão-verde com nosso guia passo a passo. Descubra o que é necessário, como plantar, os cuidados necessários e muito mais
O feijão-verde (ou popularmente conhecida como vagem) é uma planta fácil de ser criada que pode crescer em diversos ambientes, desde que seja cultivada da forma correta. Aprenda os passos certos de como você pode plantar e desenvolver feijões-verdes no jardim da sua casa.
O que Gostaria de Saber?
Escolha abaixo:
O que é necessário para cultivar feijão-verde
Cultivar feijão-verde não é algo complicado, como já foi dito antes, mas requer alguns cuidados. Primeiramente, é preciso garantir que o clima seja adequado, pois o feijão-verde cresce melhor em climas quentes e temperados, com temperaturas do solo acima de 10°C.
E como o Brasil é um país conhecido por ter um clima quente, não será difícil encontrar um bom lugar. Além disso, eles precisam de bastante luz solar, então escolha um local em seu jardim que receba bastante sol.
O solo também é um fator importante. O feijão-verde prefere solos arejados, leves, frescos e ricos em húmus, sendo bom evitar solos secos ou úmidos demais. E antes realizar o plantio, certifique-se de que o solo esteja livre de ervas daninhas que possam prejudicar a planta e o seu desenvolvimento.
VEJA ESSA
Como fazer o cultivo de feijão-verde
Primeiro, plante as sementes diretamente no solo, pois o feijão-verde não gosta de ser transplantado, ou seja, transferido de vasos para o solo. As sementes devem ser plantadas a uma profundidade de 2,5 cm e o solo deve ser regado imediatamente após o plantio e regularmente até que as sementes germinem.
Se você for cultivar o feijão-verde rasteiro, plante as sementes em linhas ou sulcos com aproximadamente 40 a 50 cm de distância um do outro.
Se você está cultivando feijão-verde trepador, você precisará de tutores ou malhas para seu crescimento, pois como o nome da planta já indica, ela precisa de plantas ou objetos de apoio para se desenvolver.
Quais são os cuidados necessários que se deve ter
Assim como todas as plantas de jardins, o feijão-verde também possui cuidados necessários para que ele possa se desenvolver bem. Veja quais são os cuidados a seguir.
Rega
O feijão-verde precisa de terra que não seque, pois não suporta bem a falta de umidade. É preferível não regar abundantemente no momento da primeira floração, pois isso poderia causar a queda das flores, além do apodrecimento das raízes, algo comum de se acontecer caso haja rega demais.
Veja também:
Melhor hora para regar suas plantas!
Nutrientes
Por serem leguminosas, os feijões fixam nitrogênio no solo, portanto, evite fertilizantes com alto teor de nitrogênio, pois isso poderá prejudicar a saúde da planta. Em vez disso, use um fertilizante 10-20-10 para alimentar as plantas durante o seu período de crescimento.
Pragas e doenças
Existem diversos insetos e pragas que se alimentam de feijão-verde, isso inclui pulgões, ácaros da aranha, besouros e lagartas. Se você não tomar cuidado, essas criaturas podem causar danos graves à planta.
Além disso, doenças causadas por fungos, como a mancha da folha de Alternaria, podem ser um problema em condições de umidade. Você pode usar um inseticida da sua escolha para lidar com os ataques das pragas, desde que use com cuidado.
Como colher os feijões-verdes
A colheita do feijão-verde é uma tarefa contínua e, quanto mais você colhe, mais feijão as plantas produzem. Você pode começar a colher a qualquer momento após a formação dos primeiros feijões.
Os jardineiros costumam colher os grãos quando são jovens e macios – do tamanho da ponta de um lápis pequeno. Os feijões excessivamente maduros podem ser duros e pegajosos.
Mais detalhes sobre o feijão-verde
O feijão-verde pertence à família das leguminosas e é uma excelente fonte de proteínas e fibras. Existem dois tipos principais de feijão-verde: o feijão-verde rasteiro, com caules eretos e não precisa de suporte, e o feijão-verde trepador, que precisa de tutores ou malhas para seu crescimento.
Algo curioso sobre os feijões-verdes é que eles não possuem só a cor verde, pois existem outros tipos que são roxos, vermelhos, amarelos e raiados. Geralmente, eles são colhidos jovens e macios, antes que as sementes de dentro estejam totalmente desenvolvidas, o que lhes dá seu sabor suave e textura macia.
Tome ESTA atitude com suas peônias até o final de semana para ter flores na primavera
» Veja dicas exclusivas para sua casa
Comentários fechados
Os comentários desse post foram encerrados.