Posso cultivar várias espécies de plantas juntas no vaso? Descubra a resposta para NÃO cometer ERROS
Descubra se é possível cultivar várias plantas juntas no mesmo vaso e entenda mais sobre esse assunto de uma vez por todas
Há quem pense que dá para cultivar várias espécies de plantas juntas no mesmo vaso, mas isso não é verdade! Algumas plantas são antagônicas, ou seja, elas competem por espaço, luz, nutrientes e água. Neste caso, uma acaba se sobressaindo, fazendo com que a outra morra.
No entanto, existem espécies de plantas que podem ser cultivadas juntas no mesmo vaso. Tais alternativas também são chamadas de plantas amigas ou plantas companheiras. A seguir, você conhece quais são as principais!
Posso cultivar várias plantas no mesmo vaso?
Depende das espécies que deseja cultivar. Sempre indicamos que pesquise sobre elas, para verificar se são antagônicas (competem entre si). Essa dica é ainda mais especial quando se quer montar uma horta.
Entenda ainda:
Os erros mais comuns de sua horta
De maneira geral, as ervas, legumes e frutas costumam apresentar mais casos de antagonismo, fazendo com que algumas espécies se prejudiquem pela proximidade de cultivo.
Plantas amigas ou companheiras: o que são?
São espécies que conseguem conviver em perfeita harmonia, sem que uma tente se sobressair a outra. Por isso, são excelentes alternativas para se ter em vasos e no jardim.
O que Mais você Gostaria de Saber?
Escolha abaixo:
Mas como saber se uma planta é amiga de outra? Normalmente, elas possuem características que se complementam, tornando-as um par perfeito.
Um ótimo exemplo é plantar uma espécie alta próxima de outra pequena que não pode receber sol de forma direta. Neste caso, a planta alta dá sombra para a pequena.
Outra dica é o caso de plantas que costumam atrair insetos e pragas naturalmente. Cultive uma espécie que espanta esses predadores, oferecendo uma proteção natural para a planta.
Plantas amigas: quais cultivar no mesmo vaso?
Existem diferentes espécies que podem ser cultivadas no mesmo vaso! A seguir, indicamos duplas perfeitas, inclusive com alternativas para hortas. Acompanhe e descubra quais são:
Tomate e manjericão
Além de formar um par perfeito na comida, resultando em molhos e pizzas saborosos, o tomate e o manjericão também são ótimas alternativas para cultivo no mesmo vaso.
Ambas as plantas gostam de sol e de muita água. Além disso, há um benefício de o cheiro do manjericão espantar pragas e insetos que normalmente atacam o tomateiro.
Se for plantar ambos em um vaso comprido, o ideal é que cultive o manjericão no começo e no fim das fileiras de tomate. Assim, aumenta-se a proteção das plantas.
Alface e cenoura
Outra dupla de sucesso é a alface e a cenoura! A primeira tem raiz mais superficial, enquanto a segunda tem raiz profunda. Isso possibilita que tirem água e nutrientes de forma equilibrada da terra.
Inclusive, a alface é perfeita para que se tenha cenouras mais macias. O cultivo de ambos juntos é ainda mais eficiente se incluir mais uma espécie: a cebola, que evita o ataque de lesmas às plantas.
Alecrim e verduras
O alecrim é um aliado no cultivo de quaisquer tipos de verduras. Isso se deve ao fato de a erva aromática conseguir afastar moscas, bem como o ataque de lagartas. Assim, terá verduras bonitas, ótimas para consumo em casa.
Salsão e couve
O salsão e a couve formam um excelente par para cultivo no mesmo espaço. O motivo é que o salsão espanta pragas que são típicas da couve, mantendo-a em bom estado.
Orquídea epífita e árvore
Saindo um pouco de plantas típicas de hortas, um ótimo exemplo é a orquídea epífita e a árvore, como as frutíferas. Dá para plantar a orquídea nela, pois se trata de uma árvore com troncos rugosos, o que facilita a fixação das raízes da planta.
Confira dicas extras para plantação conjunta
- Escolha espécies que têm cores e aromas diferentes para cultivo no mesmo vaso. Assim, é possível confundir e espantar os insetos e pragas;
- Aposte em plantas que têm raízes profundas, superficiais e médias, para melhor aproveitamento do espaço do vaso;
- Não exagere na quantidade de plantas no mesmo vaso, pois isso pode levar ao abafamento delas. Entre duas ou três espécies é um número seguro e suficiente;
- Prefira usar vasos e jardineiras autoirrigáveis, pois oferecem água na quantidade ideal, de forma contínua e igual, contribuindo para o crescimento adequado das plantas;
- Escolha plantas que têm ciclos diferentes. Dessa forma, elas não vão competir entre si pela luz e nutrientes, garantindo o crescimento saudável de ambas as espécies.
Márcia Sensitiva Revela o que você precisa ter na sua horta para ficar rico em 2025
» Veja dicas exclusivas para sua casa
Deixe seu comentário