4 dicas (+ um bônus) de decoração de prateleiras abertas de sua cozinha
Você tem prateleiras abertas na cozinha? Então, saiba que elas também merecem atenção na hora da decoração!
Como tendência de design de interiores, as prateleiras de cozinha, ainda mais as opções abertas, oferecem versatilidade e uma oportunidade para você inovar no visual desse ambiente tão importante.
Por isso, entenda mais sobre as vantagens das prateleiras abertas (caso queira apostar nelas em sua cozinha) e ideias incríveis para estilizar esse espaço com perfeição!
Prateleiras abertas na cozinha e suas vantagens
Em resumo, as prateleiras abertas são prateleiras que não estão escondidas, isto é, não possuem portas. Isso quer dizer que tudo o que você coloca nelas fica exposto.
VEJA ESSA
Algumas pessoas podem não gostar, mas esse tipo de móvel promove benefícios funcionais e estéticos. Por exemplo:
- São convenientes, oferecendo fácil acesso a todos os itens que você escolher guardar nelas, além de obter uma visão clara de seus objetos, o que otimiza seu tempo;
- Ajudam a abrir um espaço, ainda mais em cozinhas pequenas, deixando o ambiente mais leve e menos “fechado”.
Por outro lado, alguns consideram que as prateleiras abertas são o lugar da desordem, mas tudo isso depende apenas de você e do quão organizado você consegue (precisa) ser na cozinha.
O que Mais você Gostaria de Saber?
Escolha abaixo:
Como decorar as prateleiras abertas de sua cozinha?
Como comentamos, a decoração das prateleiras abertas vai do gosto de cada um. Portanto, não fique com receio e deixe sua criatividade agir. Pense no objetivo dessas prateleiras para decidir o que será melhor dispor nelas para o seu dia a dia na cozinha.
Para lhe ajudar, separamos algumas dicas de decoração para esse móvel abaixo:
Deixe sua coleção de louças visíveis
Avalie sua coleção de louças e retire os itens essenciais que você realmente usa todos os dias (como pratos, tigelas, canecas, copos, etc.).
Tais itens vão ficar perfeitos em suas prateleiras abertas justamente por agilizar o acesso a eles. Considere quanto de cada item você costuma usar em um dia e planeje exibir não mais do que isso.
O motivo? Simples: isso evita que se crie uma aparência superlotada, afinal, a vontade é de usar todo o espaço disponível para armazenamento.
Encontre outro “lar” para todas as louças extras e qualquer outra coisa que você não queira exibir.
Misture a louça com outros objetos
Não pense que as prateleiras abertas de sua cozinha só podem receber louças desse cômodo. Assim, combine essas louças com acessórios para criar uma visão mais interessante.
Dependendo dos objetos escolhidos, você criará dimensão e muita personalidade nas prateleiras abertas.
Alguns exemplos sensacionais são vasos com plantas e livros de receitas! Inclusive, você pode colocar algum quadro decorativo ou outro detalhe divertido para complementar a decoração desse móvel.
Disponha os itens conforme o uso
Como a ideia é ser funcional, considere colocar os itens segundo o uso delas no seu cotidiano. Por exemplo, a louça que você usa diariamente deve ser organizada nas prateleiras mais baixas para ser mais fácil de alcançar.
Após, reserve a prateleira superior para itens menos usados, como os acessórios decorativos ou mesmo artigos de vidro mais sofisticados.
Aliás, certifique-se de que os pratos não estejam empilhados muito alto ou dispostos precariamente para não causar acidentes.
Veja também:
Dicas de organização da cozinha
Varie o tamanho e a escala
Para criar um arranjo ainda mais agradável visualmente, sugerimos que você use itens de várias formas e tamanhos.
Comece com objetos maiores, como quadros, tábuas de corte de madeira ou vasos altos. Coloque-os nas prateleiras abertas. Em seguida, vá preenchendo as lacunas com peças de tamanho médio – você pode separá-las por cores, padrões ou formas similares para dar mais equilíbrio na decoração.
Por fim, insira os acessórios menores para criar um efeito de coleção em camadas. Em geral, é melhor deixar algum espaço entre os itens para não passar a ideia de prateleiras muito cheias.
Bônus: pinte a parte de trás das prateleiras abertas com uma cor diferente
Quer dar um apelo extra à decoração desse espaço? Basta pintar a parte de trás das prateleiras abertas com uma cor diferente do resto das paredes da sua cozinha.
Essa é uma tática infalível para transformar suas prateleiras abertas em um recurso de design sem se preocupar muito com o estilo delas.
Aposte em um tom que contraste com o restante da decoração e aproveite a beleza e funcionalidade da área.
6 erros de decoração que profissionais EVITAM em suas casas
» Veja dicas exclusivas para sua casa
Comentários fechados
Os comentários desse post foram encerrados.