A INSPIRAÇÃO DO MOMENTO: a “Casa do Ano” te ajuda a decorar o lar sem gastar muito
Se você está procurando inspirações para decorar a sua casa, então poderá ser uma boa opção de modelo a “Casa do Ano”. E o bom é que você vai poder fazer uma boa inovação sem preocupar em gastar tanto.
Isso porque, por trás desse projeto merecedor de um prêmio internacional, temos a utilização de materiais super em conta.
Nas próximas linhas, você vai saber como a “Casa do Ano” vai ajudar você a repensar a decoração da sua casa de um jeito mais econômico.
Como se inspirar na “Casa do Ano” para decorar seu lar sem gastar demais?
Em 2023, o Brasil conseguiu chamar a atenção do mundo por causa de um projeto arquitetônico super interessante. Uma casa situada na periferia que chegou até a ganhar um grande prêmio em um concurso internacional de arquitetura foi o projeto da Casa do Pomar do Cafezal, direto de Belo Horizonte, Minas Gerais.
Veja também: ESTAS são as 6 dicas CRUCIAIS para você montar uma cozinha perfeita
Com o reconhecimento, a casa também conhecida pelo nome de “Barraco do Kdu” acabou se tornando inspiração para arquitetos e também para proprietários de casas que estão querendo reformar o seu lar. Um dos fundadores do Coletivo é o arquiteto Fernando Maculan.
O que Mais você Gostaria de Saber?
Escolha abaixo:
O motivo pelo qual ela tem inspirado tanto, principalmente aquelas pessoas que pensam em economizar na construção, é que ela é feita de materiais como esquadrias de ferro e vidros decorativos.
Ou seja, você nem precisa pensar em gastar muito para ter o seu lar.
Pensando no box do banheiro, em janelas, portas e outras componentes da casa feitos de vidro, essa casa inspira o uso do vidro canelado que, no mercado brasileiro, é bem barato.
Ele é aquele vidro com ondulações na superfície. No geral, é perfeito para quem preza pela privacidade, já que ele tem a capacidade de filtrar a luz e distorcer as imagens. Com ele, o usuário pode até mesmo dispensar as persianas e cortinas, dependendo da utilidade.
Além de economizar na construção, você ainda pode economizar na manutenção da casa. Essa estrutura leva tubulações aparentes, seguindo um estilo industrial, e aí fica mais fácil de mexer na decoração depois.
Esteticamente, a casa tem vários pontos positivos. A combinação de materiais comuns às construções ajuda a dar um ar de casa moderna.
Como é a estrutura da “Casa do Ano”?
O projeto do Coletivo Levante acabou levando o Prêmio ArchDaily Building of the Year 2023 não só pela construção com materiais que garantem mais economia para o usuário, mas também pela estrutura, que também é muito funcional.
Essa estrutura funcional com certeza contribuiu para que o projeto fosse vencedor do prêmio. Confira a seguir um pouco mais de detalhes.
Construção sobre tijolos
A casa teve a construção sobre tijolos de 8 furos expostos, com o uso de pisos e revestimentos, sem reboco e pintura. A ideia de fazer isso era preservar a conexão com seu entorno e a valorização das técnicas que a própria comunidade do entorno utiliza. A casa é implantada em um terreno anguloso de 70m², tendo dois blocos de 3x3m em dois níveis.
Circulação cruzada
A planta da casa foi pensada para manter uma ventilação cruzada. Da mesma forma, os materiais usados têm essa finalidade. Os responsáveis pelo projeto priorizam criar uma relação entre paisagem, varanda, terraço e laje. Isso garantiu que a casa acabasse fornecendo uma circulação aberta e cruzada.
Valorização da vista
Também com essa relação entre as áreas da varanda, da laje e do terraço, os envolvidos no projeto se esforçaram ao máximo para valorizar a vista e a localização da casa. No caso, a casa conta espaços externos bem interessantes e conseguem manter um diálogo com os ambientes indoor.
Materiais disponíveis no local
Fernando Maculan afirma que o Coletivo fez questão de optar por materiais disponíveis nas proximidades do projeto. Diante disso, as estruturas de concreto armado, alvenarias de tijolos e cerâmicas furadas sem dúvidas conquistaram seu espaço no projeto.
Com tudo isso, não é estranho que o projeto desta casa conseguiu sair em disparada à frente de outros 1.600 projetos de várias partes do mundo.
Tudo na casa foi pensado para remeter a um ambiente situado na periferia. Ao todo, o projeto recebeu 150 mil votos dos leitores do site Arch Daily, a quem é atribuída a premiação.
7 ideias criativas para decorar espaço “morto” acima da cama onde a cabeceira não alcança
» Veja dicas exclusivas para sua casa
Comentários fechados
Os comentários desse post foram encerrados.