7 dicas para seu cão parar de destruir o jardim: saiba como educá-lo com essas ideias eficazes
Confira dicas infalíveis para deixar seu cão longe de seu jardim, mantendo suas plantas em perfeito estado
Quem tem cão e jardim em casa normalmente enfrenta um desafio: manter a área verde intacta. Não é para menos, afinal, o cachorro pode adquirir o hábito de comer plantas, abrir buracos na terra, entre outras ações que destroem o jardim.
No entanto, não precisa desistir de ter uma área verde. Existem diferentes dicas que você pode adotar para afastar o cão de seu jardim, mantendo-o em perfeito estado. Confira, aqui, as sete mais eficientes!
1. Borrife água de cravo e canela no jardim
Uma dica natural muito eficiente é borrifar água de cravo e canela no jardim, principalmente nas plantas que o cachorro mais costuma atacar.
Aproveite para ler:
Sinais que seu cachorro está doente
O cheiro dessas especiarias ajudará a espantar o animal, mantendo-o longe de suas plantas. Mas como preparar essa água? Simples: basta colocar quatro paus de canela e 3 cravos em um litro de água.
Leve para ferver, desligue o fogo quando entrar em ebulição e aguarde que o líquido esfrie. Depois, coloque a água em um borrifador e aplique no jardim!
O que Mais você Gostaria de Saber?
Escolha abaixo:
2. Aplique técnicas de reforço positivo
Quando pegar o cão no flagra destruindo seu jardim, repreenda-o no exato momento. Assim, ele consegue identificar com maior facilidade que se trata de uma atitude ruim que não deve ser repetida.
Se possível, borrife um pouco de água no cachorro, principalmente em seu rosto, o que fará com que associe a destruição do jardim a algo negativo, evitando novos danos.
Outra técnica que pode ser adotada é a de brincar, fazer carinho e oferecer petisco ao pet sempre que ele estiver no lugar certo na área externa. Procure fazer isso repetidamente, para que o animal aprenda rápido e não destrua mais o jardim.
3. Use o cocô do cão
O cheiro desagradável do cocô do cachorro costuma afastá-lo da área. Por isso, dá para utilizá-lo a seu favor, enterrando um pouco no local que ele costuma estragar com maior frequência.
Isso fará com que o pet não tenha mais interesse em permanecer na área, o que ajudará a preservar seu jardim. No entanto, é importante citar que essa dica não funciona se o cão tiver o costume de comer suas próprias fezes.
4. Brinque mais com seu cachorro e o leve para passear
Se seu cachorro estiver com muita energia acumulada, entediado ou se sentindo sozinho, é mais provável que tenha o impulso de brincar em seu jardim, destruindo suas plantas.
Por isso, uma dica que funciona bastante para evitar isso é brincar mais com seu cachorro, bem como levá-lo para passear mais vezes por semana.
Tente manter seu pet estimulado fisicamente, para que ele não use sua energia em outras atividades, como na destruição de suas plantas.
5. Destine um espaço de seu jardim para o cão
Você pode, ainda, destinar um espaço de seu jardim para seu cachorro. Nele, coloque brinquedos e qualquer outro item que possa funcionar como um atrativo, tirando a atenção do animal das plantas.
O ideal é que use itens familiares ao cachorro, os que ele mais gosta. Assim, fica mais fácil entretê-lo, evitando que desvie sua atenção para as plantas que você cultiva com tanto carinho e cuidado.
6. Treine seu cachorro para não destruir o jardim
É interessante que passe alguns minutos de seu dia com o cão do lado externo, especificamente no jardim ou próximo a ele. Sempre que o animal se dirigir às plantas e tentar pegá-las, diga “não” de maneira firme e o retire do local.
Se ele voltar sua atenção para outra coisa, como um brinquedo, dê um petisco a ele como recompensa. Dessa forma, ele conseguirá associar que o jardim não deve ser destruído, aumentando as chances de poupar esse espaço.
7. Instale barreiras físicas
Uma dica infalível é instalar barreiras físicas ao redor do jardim, porque elas dificultarão ao acesso às plantas. Você pode, por exemplo, colocar pedras ao redor do local, pois elas limitam a movimentação do animal na área, além de reduzir a ação de cavar buracos no jardim.
Além disso, há a possibilidade de instalar uma cerca ao redor da área com plantas. Somente tenha o cuidado de escolher um material que tenha uma estética agradável, para não comprometer o visual de seu jardim. A tela alambrado ou eletrosoldada verde é uma ótima escolha.
Terrário para Jabuti e Tartaruga: dicas para fazer e de manutenção
» Veja dicas exclusivas para sua casa
Deixe seu comentário