5 dicas práticas para organizar suas plantas em casa como um profissional e dê um upgrade na decoração
Confira dicas simples que vão te ajudar a organizar as plantas em casa, garantindo um visual mais bonito na decoração
Decidiu criar plantas em casa e percebeu que elas estão desorganizadas? Acredite, isso é mais comum do que muitos pensam. No entanto, há uma boa notícia: dá para organizar suas plantinhas como um profissional e ainda dar um upgrade na decoração.
A seguir, você confere cinco dicas práticas que vão te ajudar a organizar suas plantas em casa, garantir um resultado incrível na decoração e muito mais praticidade na hora de cuidar de cada uma delas. Acompanhe!
1. Crie um grupo de plantas que tenham algo em comum
Uma das formas de organizar suas plantinhas em casa é criar um grupo, ou vários, que tenha algo em comum. Pode ser por espécie de planta, juntando várias suculentas em um só canto, por exemplo.
Falando nisso, veja também:
Como trocar as plantas de vaso?
Você também pode colocar nesse grupo plantas da mesma cor ou que estejam em vasos confeccionados com um mesmo material, por exemplo, a cerâmica. A dica é que as plantinhas tenham algo que converse entre si esteticamente.
De maneira geral, grupos de plantas que tenham alguma unidade visual sempre funcionam para se ter mais organização do espaço. O motivo é simples: isso ajuda a arrumar as plantas visualmente, evitando bagunças.
O que Mais você Gostaria de Saber?
Escolha abaixo:
2. Tire suas plantas do chão
Nosso primeiro instinto ao ter plantas em casa é colocá-las no chão da sala. Embora essa seja uma excelente alternativa, há o risco de ter muitas espécies em um só canto ou de comprometer a passagem.
Então, que tal tirar todas ou parte delas do chão? Não há segredo para apostar nessa dica, basta colocar as plantinhas em móveis como estantes, aparadores, prateleiras e nichos. Estas duas últimas opções possuem preços acessíveis, o que é ideal para quem não pode gastar muito.
Outra dica que funciona muito bem e garante um visual incrível é instalar ganchos, suportes e hangers para pendurar os vasos de planta. Você pode colocá-los nas paredes ou no teto, criando um jardim suspenso.
Especificamente sobre plantas no teto e parede, considere colocar as que são pendentes, para garantir um visual diferenciado e criativo para a decoração da sua casa. Desse modo, conseguirá liberar a passagem, além de ter um espaço acolhedor.
3. Faça o transplante para vasos maiores
Junte espécies iguais ou semelhantes em um mesmo vaso. Assim, conseguirá evitar ter várias plantas cultivadas em vasos ou recipientes pequenos, ocupando um grande volume e espaço.
Uma boa dica é reunir todos os vasinhos com cactos em miniatura que tem em casa e fazer o transplante (troca de vaso) para um recipiente maior. Esta dica também se aplica à violetas e outras plantas pequenas.
Somente tenha o cuidado de não plantar junto espécies que são antagônicas, ou seja, que disputam luz, água, espaço e nutrientes. Neste caso, há o grande risco de uma das plantas se sobressair e a outra morrer.
Para evitar isso, é só usar plantas da mesma espécie ou que tenham características semelhantes, por exemplo, cactos e suculentas. Dessa maneira, fica mais difícil errar no cultivo.
4. Use plantas para esconder detalhes que não gosta na decoração
Sabe aquele canto que está com pintura descascando? Ou uma parede com problemas de acabamento? Dá para reorganizar suas plantas de modo a esconder esses detalhes.
Somente tenha o cuidado de deixar plantas que precisam de sol em um lugar adequado, com incidência solar, para garantir que todas fiquem em bom estado e cresçam com saúde.
O grande diferencial dessa dica é que reposicionar as plantas nesses locais é muito mais barato do que reformar o imóvel, além de garantir mais organização e um visual diferente para o espaço.
5. Saiba como dispor vasos de plantas
Outra dica que te ajuda a organizar plantas e ter um visual mais agradável é saber como dispor os vasos. De maneira geral, indica-se que os grandes fiquem sempre no fundo e os pequenos na frente.
Se possível, forme um efeito gradual com os vasos, colocando os grandes no fundo, os médios no meio e os pequenos na frente. Disponha os recipientes de maneira irregular, criando um efeito de volume bonito.
Outra forma de organização é manter vasos grandes no centro do espaço e dispor os menores ao redor, sempre tomando o cuidado de deixar todas as plantas visíveis. Assim, conseguirá identificar rapidamente cada uma delas.
5 tendências de organização para 2025 que são as ferramentas mágicas dos organizadores profissionais para uma casa exemplar
» Veja dicas exclusivas para sua casa
Deixe seu comentário