Saiba identificar as diferenças entre jiboia e filodendro com ESTAS dicas
Saiba quais são as diferenças entre jiboia e filodendro e saiba identificar a plantinha que você tem em casa!
Não é todo mundo que sabe identificar quais são as diferenças entre jiboia e filodendro, o que acaba gerando muita confusão entre os adoradores de plantas.
Esse é o seu caso? Então, você está no lugar certo! Aqui, apresentamos quais são as principais diferenças entre jiboia e filodendro. Confira e aprenda a identificar essas plantas corretamente!
Por que há confusão entre as plantas?
Poucos sabem, mas a jiboia e o filodendro pertencem à mesma família, a da Araceae. Na prática, isso significa que possuem características visuais semelhantes, mas são plantas diferentes.
Aprenda:
Como plantar jiboia corretamente!
A jiboia pertence ao gênero Epiprenum, enquanto o filodendro ao gênero Philodendron. Para conseguir identificar se é uma planta ou de outra é preciso analisar fatores pontuais, como os que indicamos a seguir.
Diferenças entre jiboia e filodendro
Pode ser que você tenha uma jiboia na decoração ou em seu jardim, mas pensa que é um filodendro. Para identificar corretamente essas plantinhas, você deve analisar:
O que Mais você Gostaria de Saber?
Escolha abaixo:
Formato e textura das folhas das plantas
Embora ambas as plantas possam parecer iguais, elas têm características específicas nas folhas, sobretudo no que se refere ao formato e textura.
As folhas do filodendro, por exemplo, são em formato de coração e mais finas, com uma textura macia. Portanto, o toque é mais agradável e confortável.
Já as folhas da jiboia são grandes, grossas e com um acabamento ceroso. Logo, a textura não é tão macia e as folhas tendem a ter um leve brilho.
Raiz aérea
Ambas as plantas têm raízes aéreas, permitindo a escalada, ajudando a subir e cobrir superfícies. Além disso, dá para usar essas plantinhas como pendentes, seja em suportes no teto ou parede, bem como em móveis.
No entanto, essas raízes são diferentes! A jiboia tem somente uma raiz grande aérea. O filodendro, por sua vez, possui diversas raízes aéreas pequenas. Por isso, ele tende a ter um visual mais selvagem e rústico.
Pecíolos
Os pecíolos também são diferentes em ambas as plantas. Esses pequenos caules que conectam as folhas ao caule principal têm crescimentos específicos.
Na jiboia, por exemplo, o pecíolo é recuado em direção ao caule principal, enquanto no filodendro ele é fino e arredondado. É um detalhe mínimo, mas que ajuda a distinguir as plantas com maior facilidade.
Crescimento das plantas
As plantinhas também se diferenciam no crescimento. No filodendro, as folhas novas brotam de catafilos, que também são conhecidos como espécies de escamas que protegem a gema da planta. Eles também armazenam nutrientes utilizados pela plantinha.
A folha se mantém enrolada e se abre ao longo dos dias. Quando esse processo é finalizado, os catafilos secam e se soltam naturalmente.
Já a jiboia tem outro processo de crescimento. A folha nova se desenvolve a partir da anterior e amadurece sem precisar de suporte ou de proteção.
O crescimento da jiboia tende a ser mais lento que o do filodendro. Inclusive, se o filodendro não receber luz o suficiente, ele até cresce, mas suas folhas terão tamanho reduzido.
Como cuidar dessas plantas?
Decidiu investir nessas duas plantas, ou somente em uma, e quer saber como cuidar de jiboia e do filodendro? Na realidade, essa tarefa é muito simples!
Ambas exigem cuidados semelhantes, tanto de solo, temperatura e água. Além disso, são consideradas plantas de baixa manutenção, o que indica que não precisam de cuidados diários.
Sobre o solo, recomenda-se que tenha boa capacidade de drenagem da água e que seja rico em nutrientes. Já sobre as regas, você deve manter a terra úmida, mas sem excesso de água, para não correr o risco de apodrecimento das raízes.
No que se refere à temperatura, as plantas preferem um ambiente com clima ameno. A única diferença está na iluminação: a jiboia deve ser mantida em áreas com luz indireta, enquanto o filodendro precisa de um espaço um pouco mais iluminado para ter folhas grandes.
Porém, atente-se a um detalhe importante: não se recomenda que o filodendro fique diretamente no sol por várias horas ao dia. O ideal é que pegue algumas horas do sol do começo da manhã ou fim da tarde.
Jardim florido com apenas UM ingrediente de cozinha; faz MILAGRES
» Veja dicas exclusivas para sua casa
Comentários fechados
Os comentários desse post foram encerrados.