7 flores roxas para cultivar: conheça espécies deslumbrantes nessa tonalidade para seu jardim
Conheça opções de flores roxas que você pode cultivar no jardim ou em vasos, dando cor e vida para espaços
As flores roxas são alternativas perfeitas para deixar seu jardim colorido, bonito e deslumbrante! O melhor? Existem diferentes espécies que dão flor nessa tonalidade, desde plantas conhecidas até alternativas exóticas.
A seguir, você descobre 7 flores roxas que podem ser cultivadas em seu jardim ou em vasos dentro de casa. Continue a leitura para conferir quais são e escolha as suas preferidas!
1. Lavanda
É difícil não lembrar da lavanda quando se fala em flores roxas! Essa planta arbustiva é famosa por sua fragrância agradável, que proporciona sensação de relaxamento.
Aproveitando do assunto:
Saiba como cultivar a lavanda!
Ao contrário do que muitos pensam, a lavanda é uma planta de cultivo simples. Ela deve ser mantida em sol pleno, em solo bem drenado. Na fase adulta, deve ser regada uma vez por semana. Se estiver calor, pode ser que precise colocar água antes.
Para potencializar a floração da lavanda, utilize um adubo orgânico ou fertilizante duas vezes ao ano. Dê preferência para os que têm nutrientes em proporções equilibradas, como o NPK 10-10-10.
O que Mais você Gostaria de Saber?
Escolha abaixo:
2. Violeta
A violeta é uma planta que encanta por dar flores pequenas, simples e delicadas. Ela fica incrível em jardins e decorações internas, dando cor e charme para os espaços.
Além disso, não exige cuidados complexos e tem preço acessível. Para cuidar da violeta é simples, basta regar a planta com frequência, mantendo sua terra úmida.
Não molhe as folhas das violetas, para evitar que apodreçam. A planta deve ficar em um local com luz indireta. Se for cultivar essa espécie em vasos dentro de casa, mantenha-os no parapeito da janela.
3. Flor de sino
Planta que também é conhecida como campânula, ela dá flores roxas belíssimas! A flor de sino se caracteriza por ser resistente e vigorosa, por isso é muito utilizada em jardins.
Curiosamente, também é uma alternativa de planta para forrar paredes, ajudando a formar um tapete denso de folhas pequenas com flores roxas. Além disso, pode ser cultivada em vasos.
Essa espécie costuma florescer de forma robusta no verão. Deve ser cultivada em local iluminado, porém sem receber luz solar de forma direta por várias horas ao dia, pois a flor é sensível ao calor.
4. Erva dos gatos
Também conhecida como catnip e catmint, a erva dos gatos tem um cheiro mentolado forte que costuma encantar os gatos. Essa planta também tem outra característica: dá pequenas flores roxas, que são delicadas.
Há uma grande variedade de erva dos gatos, desde tipos pequenos que são perfeitos para cultivo em vasos, até espécies altas, que são ideais para plantio em canteiros de seu jardim.
A erva dos gatos deve receber luz solar ao longo do dia, bem como ser plantada em solo leve e com boa capacidade de drenagem, para não reter uma grande quantidade de água.
5. Glicínia
Trata-se de uma planta trepadeira que dá flores roxas e azuis. É muito utilizada para cobrir arcos, telhados, paredes e estruturas de madeira como o pergolado.
Os ramos da glicínia tombam, garantindo um efeito pendente para a planta, como se estivesse chovendo flores. Por isso, essa espécie também é muito utilizada em projetos ornamentais.
O crescimento da planta é lento e pode ser que demore anos para que floresça. Portanto, é preciso ter paciência ao cultivar essa espécie, principalmente se sua ideia for usá-la como cobertura de superfícies.
6. Gerânio roxo
O gerânio roxo é uma boa opção para se ter em seu jardim, sobretudo se você está em busca de uma planta perene. Essa é uma espécie de manutenção simples, que prospera bem na sombra e floresce por vários meses no ano.
Também é uma planta que deve ser regada somente quando o solo estiver úmido. Não exagere na quantidade de água, pois o excesso do líquido pode apodrecer raízes e caules do gerânio.
A planta deve receber luz solar direta de quatro a seis horas por dia. Caso faça o cultivo dentro de casa, deixe o vaso em um espaço que receba sol ao longo do dia, mesmo que de forma indireta.
7. Verbena
A verbena é uma planta que dá flores roxas pequenas e delicadas. Trata-se de uma espécie que precisa de bastante sol e se adapta melhor a regiões de clima tropical, embora também consiga suportar o frio.
As regas devem ser frequentes, para manter o solo úmido, porém não encharcado.
Márcia Sensitiva Revela o que você precisa ter na sua horta para ficar rico em 2025
» Veja dicas exclusivas para sua casa
Deixe seu comentário