O que é a horta inteligente? Descubra essa tecnologia para cultivar em qualquer lugar
Descubra o que é a horta inteligente, como funciona e quais são seus principais benefícios para cultivo de plantas
A horta inteligente é a solução perfeita para você que deseja cultivar verduras, temperos e outros alimentos em casa, mas não tem um espaço adequado para isso.
Ainda não conhece a horta inteligente? Sem problemas! A seguir, você descobre o que é e como funciona essa alternativa que permite cultivar alimentos em qualquer lugar!
Horta inteligente: o que é?
Trata-se de uma solução tecnológica simples e inteligente que permite que você cultive alimentos em qualquer lugar, inclusive em apartamentos e imóveis pouco iluminados e sem área para jardim.
A horta inteligente é um sistema que controla as condições dos ambientes para cultivo, garantindo que as plantas cresçam fortes e saudáveis, ainda que você não tenha tempo para cuidar delas.
Parece mentira, mas não é! A horta inteligente é uma estrutura com espaço para cultivo de plantas, como se fosse uma jardineira tradicional. Há modelos que possuem espaço para a partir de uma planta, podendo cultivar várias espécies.
Essa solução se destaca por ter sistema autoirrigável com autonomia para vários dias. Além disso, também possuem um sistema de iluminação automático, para que as plantinhas de sua horta recebam a quantidade de luz que precisam.
O que Mais você Gostaria de Saber?
Escolha abaixo:
Outra vantagem é que a horta já vem com um sistema de nutrição, portanto, é possível deixar o substrato rico em minerais, garantindo que as plantas consigam se desenvolver e crescer com saúde e mais fortes.
Quais são os benefícios da horta inteligente?
Mas, afinal, quais são os benefícios dessa solução? Por que você deve investir nela e não montar uma horta tradicional em casa? A seguir, você confere o porquê essa alternativa compensa bastante:
Possibilidade de montar horta em qualquer lugar
A horta inteligente está disponível em diferentes formatos, portanto, você consegue montar uma em qualquer lugar. Inclusive, ela ocupa menos espaço do que uma horta tradicional.
Portanto, dá para ter uma mesmo que você more em um apartamento muito pequeno. Há alternativas que possuem, por exemplo, 20 x 20 centímetros e espaço para cultivo de mais de uma espécie de planta.
Economia de tempo
Ao ter uma horta inteligente, ela faz o trabalho de cuidado da planta por você. Essa solução possui sistema de irrigação próprio, que garante que as plantinhas recebam água mesmo que você não faça a rega.
Além disso, tem um sistema de iluminação, o que permite que a planta receba a quantidade de luz ideal para crescer. Paralelamente, usa um sistema de nutrição próprio, sem demandar a adubação frequente.
Por isso, essa é a melhor solução para quem tem um dia a dia corrido, não pode perder muito tempo no cuidado com as plantas e mesmo assim quer ter uma horta em casa de maneira simples.
Crescimento rápido das plantas
Como toda a estrutura é otimizada para que a horta seja autossuficiente, as plantinhas crescem mais rápido ao serem cultivadas nela. Por isso, você não precisa esperar muito para ter verduras, temperos, entre outros alimentos, colhendo-os mais vezes ao longo do ano.
Aproveite a leitura:
As plantas crescem à noite?
Possibilidade de ter alimentos frescos e saudáveis
O uso da horta inteligente possibilita que você tenha alimentos frescos em casa, sabendo exatamente a procedência e que são mais seguros, saudáveis e livres de agrotóxicos.
Não é só isso: ter plantinhas em casa ajuda a melhorar a qualidade do ar dentro do imóvel, o que faz toda a diferença se você mora em um local com muito trânsito, como próximo de avenidas.
Complemento da decoração interna
As plantas da horta ajudam a complementar a decoração interna, mas não é só isso! A própria estrutura da horta inteligente funciona como um objeto de decoração.
Essa estrutura normalmente tem design moderno e minimalista, para caber em diferentes cantos da casa, combinando com maior facilidade com outros itens usados na área.
O que plantar na horta inteligente?
A estrutura é muito versátil e permite o cultivo de diferentes tipos de alimentos. Entre os principais, destaque para a alface (como a Itapuã), o coentro, a couve, a rúcula, a salsa lisa, a mostarda roxa Osaka, entre outras.
De modo geral, normalmente o próprio fabricante da horta inteligente indica quais tipos de alimentos podem ser plantados na estrutura. Se estiver em dúvida, verifique essas recomendações e escolha as espécies de planta que preferir.
Márcia Sensitiva Revela o que você precisa ter na sua horta para ficar rico em 2025
» Veja dicas exclusivas para sua casa
Comentários fechados
Os comentários desse post foram encerrados.