Ansioso por uma horta rápida? ESTES 5 VEGETAIS crescem num piscar de olhos
Sempre sonhou em ter uma horta rápida em casa, onde suas plantinhas crescem rápido e você já pode aproveitar delas nas refeições? Afinal, nem todo mundo tem muita paciência ou tempo para uma longa espera.
Então, você está no lugar certo! Existem alguns vegetais que crescem num piscar de olhos e podem satisfazer sua ansiedade para desfrutar de colheitas frescas sem muita demora.
Confira quais são estes vegetais e dicas para que eles cresçam de forma saudável.
Rúcula (10 dias)
A rúcula é uma verdura versátil e deliciosa, podendo ser consumida crua em saladas ou como ingrediente em tortas, massas e sanduíches. Além disso, ela é uma excelente opção para adicionar sabor e textura na cobertura de pizzas.
VEJA ESSA
Para o cultivo em uma horta rápida, basta você começar com algumas sementes que você encontra em casas agrícolas ou supermercados.
Use um vaso com furos para haver drenagem apropriada e preencha com terra adubada. O ideal é plantar a rúcula nos meses de outono.
O que Mais você Gostaria de Saber?
Escolha abaixo:
Logo, faça pequenos buracos na terra usando o dedo e coloque duas sementes em cada espaço. Em seguida, cubra as sementes com uma camada fina de terra. A rega deve ser feita diariamente, mas sem encharcar o solo.
Deixe a planta exposta ao sol e em menos de uma semana já notará os primeiros brotos aparecendo!
Agrião (15 dias)
Em uma horta rápida, o agrião não pode faltar! Ela pode ser cultivada em qualquer espaço, desde que haja disponibilidade de água em abundância.
Com seu sabor picante e refrescante, sua presença é marcante na salada, especialmente para acompanhar churrascos.
O agrião pode ser colhido em torno de 15 a 20 dias após o surgimento dos primeiros brotos, quando atingir cerca de 12 centímetros de altura.
Com base nisso, ofereça à planta um clima ameno e boa iluminação, com sol direto por algumas horas por dia. Você pode plantar sementes ou fazer suas próprias mudas.
Para isso, você deve comprar um maço de agrião, separar um ramo bonito e colocá-lo em um recipiente com água. Ao longo de uma semana, com exposição solar, haverá o desenvolvimento das raízes. A seguir, você pode plantar a muda em um vaso ou canteiro!
Cebolinha (21 dias)
A cebolinha confere um sabor especial a saladas, sopas e refogados. Essa planta se adapta bem a qualquer tipo de solo, o que a torna uma excelente opção para o cultivo em vasos.
Nesse caso, o plantio em vasos é simples: basta preenchê-los com uma mistura de areia fértil e rica em matéria orgânica. O vaso precisa ter furos para garantir uma boa drenagem, pois a cebolinha precisa de solo úmido, mas sem encharcar.
Vale mencionar que o bulbo da cebolinha pode demorar até 6 meses para amadurecer, mas você pode começar a colher os talos verdes quando eles atingirem 15 centímetros.
Procure cortá-los rente a base ao invés de arrancá-los da terra, pois assim o bulbo voltará a brotar.
Rabanete (22 dias)
Na horta rápida, o rabanete surpreende pelo crescimento veloz, já que em apenas três dias após o plantio ela já apresenta seus primeiros brotos!
Faça o cultivo em uma pequena parte do jardim ou até mesmo em vasos. Cerca de 22 dias após, você já nota os primeiros brotos aparecendo que já estão prontos para colheita e consumo.
Para isso acontecer corretamente, o rabanete precisa de sol pleno e clima frio, além de solo úmido (sem encharcar).
O plantio é feito por sementes, fazendo pequenos buracos na terra com o dedo, colocando algumas sementes em cada um deles e cobrindo com a terra de novo.
Procure semear de novo a cada três semanas para desfrutar de rabanetes frescos várias vezes por ano.
Veja também:
Luz solar direta ou indireta: qual é a melhor para a planta?
Alface (30 dias)
Aliás, em uma horta rápida, a alface é uma queridinha! Como uma das hortaliças mais consumidas no Brasil, ela pode ser facilmente cultivada em casa, inclusive em vasos.
O plantio é simples: escolha um vaso de plástico, preencha-o com terra adubada e coloque as sementes espaçadas na terra.
Após, cubra as sementes com uma camada fina de terra e regue diariamente ou alternando os dias, mantendo o solo úmido, porém não encharcado. Em cerca de 30 dias, você poderá colher e desfrutar de uma deliciosa salada!
A alface prefere clima fresco, solo úmido e bem drenado, rico em matéria orgânica, bem como luz solar direta pela manhã e sombra durante o período mais quente da tarde.
Márcia Sensitiva Revela o que você precisa ter na sua horta para ficar rico em 2025
» Veja dicas exclusivas para sua casa
Comentários fechados
Os comentários desse post foram encerrados.