Qual é a melhor iluminação de apoio: abajur, luminária, arandela ou spot?
Descubra qual a melhor iluminação de apoio para sua casa, se abajur, luminária, arandela ou spot e veja dicas para te ajudar na escolha
A iluminação de apoio é a solução ideal para deixar ambientes claros o suficiente para realizar diferentes atividades. Existem vários tipos e nem sempre é fácil escolher a melhor alternativa.
Está em dúvida de qual é a melhor iluminação de apoio? Então, confira dicas que vão te ajudar a escolher a opção ideal, de acordo com suas necessidades no espaço.
O que é a iluminação de apoio?
Trata-se de uma iluminação indireta, que contribui para tornar o ambiente mais aconchegante e agradável. Mas não para por aí: a iluminação de apoio pode tornar a área de trabalho mais clara, facilitando a realização de atividades.
Além disso, pode deixar sua área de leitura e de estudos adequada, com iluminação perfeita, conseguindo fazer essas atividades com maior facilidade no dia a dia.
VEJA ESSA
Quais são os principais tipos de iluminação de apoio?
Você já deve ter reparado que existem diferentes equipamentos de iluminação. É o caso de plafons, pendentes, entre outros. Mas quando se fala em iluminação de apoio, quais são os principais?
Os mais conhecidos e utilizados são o abajur, as luminárias de mesa e de piso, bem como a arandela e o spot. Também há alternativas como os pendentes pequenos, os balizadores e os perfis ou fitas de LED.
O que Mais você Gostaria de Saber?
Escolha abaixo:
A arandela é uma luminária fixa na parede, utilizada para fornecer luz difusa ou de fundo. Já o spot é um acessório que oferece uma iluminação mais direcionada, deixando um ponto específico mais claro.
O balizador, por sua vez, é uma luz de baixa intensidade, como uma luminária. O perfil de LED é uma peça de iluminação extensa, fixada em superfícies como paredes e tetos.
Abajur, luminária, arandela ou spot: qual o melhor?
De modo geral, o abajur, a luminária, a arandela e o spot são os equipamentos mais utilizados quando se fala em iluminação de apoio. Mas qual é a melhor alternativa?
Na realidade, não existe uma resposta pronta que se aplica a todos os casos! Para estabelecer qual a melhor alternativa é preciso considerar outros fatores, como os que indicamos a seguir:
Necessidade de iluminação de cada área da casa
Na sala, por exemplo, as luminárias de piso e arandelas são perfeitas para cantinhos de leitura ou espaços que merecem um maior destaque na decoração.
Já no home office, o ideal é que use luminárias de mesa, seja atrás ou do lado do monitor. Mantenha uma distância mínima para não causar reflexos na tela ou ofuscamento.
Os spots são investimentos ideais para deixar áreas de circulação mais claras, como corredores e caminhos na parte externa da casa. Além disso, podem ser usados de forma estratégica em móveis para iluminar a parte interna deles.
O quarto é um dos espaços mais versáteis quando se fala em iluminação de apoio, tanto que pode receber diferentes tipos. Dá para usar um abajur sobre a mesa ou uma luminária.
Também é possível usar arandelas próximas da cama ou spots no teto ou os móveis (como no guarda-roupa ou no closet). Tais luzes tornam o espaço funcional e muito mais convidativo para o descanso.
No banheiro, o ideal é utilizar uma iluminação de apoio frontal ou lateral, pois a que vem de cima pode criar sombras no rosto. Isso dificulta, por exemplo, se maquiar ou barbear. Portanto, use arandelas. Se quiser fugir um pouco das opções que citamos, aposte em um espelho com LED integrado.
Veja também:
Iluminação da cozinha: como acertar?
Efeito decorativo
Pense na iluminação de apoio como um item decorativo no espaço. Portanto, tenha em mente o design da peça e o estilo de decoração utilizado na área, principalmente quando escolher um abajur, uma arandela ou uma luminária.
Procure escolher uma peça que tenha um design e uma cor alinhados com o restante da decoração da área. Dessa maneira, conseguirá um visual harmônico e bonito sem ter muito esforço.
Vale lembrar que você também pode transformar esses itens nos grandes destaques da sua decoração. Para isso, aposte em peças com design criativo ou que chame mais a atenção.
Ao inserir esses itens no espaço, coloque-os em áreas visíveis, para deixar as peças em evidência, valorizando-as na decoração de seu lar.
Orçamento disponível
Considere seu orçamento para compra da peça. Para evitar endividamentos, escolha a que apresenta o melhor custo-benefício, considerando capacidade de iluminação e design.
6 erros de decoração que profissionais EVITAM em suas casas
» Veja dicas exclusivas para sua casa
Comentários fechados
Os comentários desse post foram encerrados.