Início » Organizando » Dicas para o Dia a Dia » Material escolar 2023 para 7ª série do Ensino Fundamental: conheça o que é necessário comprar

Material escolar 2023 para 7ª série do Ensino Fundamental: conheça o que é necessário comprar

Confira, aqui, a lista de material escolar da 7ª série do Ensino Fundamental e se prepare para comprar os produtos que precisa!

A lista de material escolar 2023 é um dos principais gastos que os pais têm logo no início do ano, quando também chegam outras contas como o IPTU e o IPVA.

Conhecer com antecedência o que é preciso comprar ajuda a se planejar para a esse gasto, conseguindo economizar. Aqui, você confere a lista de material escolar 2023 da 7ª série do Ensino Fundamental. Acompanhe e veja dicas para poupar dinheiro!

Lista de material escolar da 7ª série do Ensino Fundamental

Material escolar 2023 para 7ª série do Ensino Fundamental: conheça o que é necessário comprar

A lista de material escolar da 7ª série do Ensino Fundamental não é padrão e pode variar de acordo com as instituições de ensino. No entanto, existem materiais que são básicos e solicitados por todas as escolas. A seguir, você descobre quais são:

Aliás, você precisa ler isso:
Dicas fundamentais para a compra do material escolar

  • Lápis preto;
  • Borracha branca;
  • Corretivo;
  • Apontador com depósito;
  • Régua de 30 centímetros;
  • Par de esquadros;
  • Transferidor;
  • Compasso;
  • Tubo de cola tipo bastão e cola líquida;
  • Tesoura de ponta arredondada;
  • Caixa de lápis de cor;
  • Caixa de pilot fino colorido;
  • Caneta azul e vermelha;
  • Folhas de papel quadriculado, com quadrículas grandes;
  • Cadernos para redação e disciplinas de artes;
  • Caderno para geometria (para desenho grande, sem pauta, fino e espiral);
  • Pastas de plástico com elástico;
  • Cadernos universitários para matemática, geografia e outras disciplinas;
  • Estojo;
  • Mochila para transporte dos materiais.

É importante salientar que essa é somente a lista de materiais escolares básicos, mas a instituição de ensino pode solicitar outros de acordo com seu programa de ensino. O mais comum é que solicitem livros didáticos e dicionários, por exemplo.

Sempre verifique com a escola a lista completa. De maneira geral, a instituição de ensino costuma liberá-la com antecedência, para que os pais tenham tempo para comprar os materiais.



Todos os materiais devem estar com identificação do aluno, incluindo seu nome e ano. Dessa forma, reduz-se o risco de perda dos itens, conseguindo entregá-los ao aluno com maior facilidade.

O que a escola não pode cobrar na lista de material escolar 2023?

mulher com lista de material escolar

Existem produtos que a escola não pode cobrar na lista de materiais! São os produtos de uso coletivo, como os de limpeza e de higiene pessoal.

Se identificar a cobrança desses itens na lista, recomenda-se que não os compre e informe a irregularidade para a escola. O entendimento legal é que a instituição de ensino deve fornecer esses produtos aos alunos, sem cobrá-los paralelamente.

Especificamente ao que se refere a cobranças irregulares, a escola não deve indicar marcas de produtos ou uma loja para compra. Os responsáveis pelo aluno devem ter liberdade para escolher a marca e a loja, para não favorecer a escola.

Porém, é importante saber que existe uma exceção! A escola pode indicar o local de compra de materiais didáticos criados por ela própria. Neste caso, há a autorização porque o produto é personalizado e não está disponível em lojas tradicionais.

Há mais um detalhe que muitos pais desconhecem: a escola não pode cobrar taxas extras para pagamento de água, energia elétrica, internet e telefone. Caso identifique essa cobrança, comunique a irregularidade à escola.

Entende-se que o valor dessas despesas já está embutido na mensalidade da escola. Logo, não há necessidade de pagar uma taxa específica para esse fim.

Lista de material escolar 2023: como economizar?

material escolar em mini carrinho de compras

Está em busca de formas de economizar na lista de material escolar 2023? Existem diferentes maneiras de fazer isso! A seguir, listamos algumas das principais para te ajudar:

Compre pela internet

A compra de materiais escolares pela internet se destaca pela praticidade, já que não é preciso se deslocar até as lojas e ainda dá para receber os produtos em casa, com total comodidade.

Além disso, a compra online possibilita pesquisar preços em diversas lojas e economizar com o uso de cupons de desconto. Portanto, vale muito a pena apostar nessa alternativa.

Reaproveite materiais

Alguns materiais escolares duram mais tempo e podem ser reaproveitados de anos anteriores, como réguas, compassos, cadernos com poucas folhas preenchidas, entre outros. Confira o que pode reutilizar e reduza as compras da nova lista.

Faça compras coletivas

Junte-se a outros pais para criar grupos grandes para fazer compras coletivas em atacados e editoras. Nestes casos, é possível obter descontos na aquisição de materiais e livros, conseguindo economizar de forma considerável.


Essas 5 coisas deixam qualquer quarto de casal com uma péssima impressão de desorganizado

» Veja dicas exclusivas para sua casa

quarto desorganizado excesso de roupa de cama
Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.

Deixe seu comentário