Início » Decorando » Luminária de trilho: saiba apostar nessa peça prática

Luminária de trilho: saiba apostar nessa peça prática

As luminárias de trilho começaram a ser utilizadas no design industrial, principalmente para suprir a necessidade de iluminação de um ambiente em casos em que não podemos abrir novos pontos, como em uma laje.

Entenda sobre isso agora!

Sobre a luminária de trilho

A laje de concreto tem função estrutural, e por isso não deve ser quebrada, nem mesmo para a passagem de fiação para novos pontos de iluminação.

Os pontos para a fixação de luminárias são posicionados no momento da concretagem da laje, e geralmente, onde não é feito um projeto de iluminação já na fase da construção da residência, é locado apenas um ponto por cômodo, não permitindo assim a flexibilidade para uso de novas luminárias posteriormente.

E é assim que surge a ideia da luminária de trilho! Utilizar este elemento para passar a fiação do ponto existente até um novo ponto.

trilho eletrificado sala

Ou então, apenas aumentar a área de alcance da iluminação, podendo assim iluminar uma maior área de forma mais uniforme.



trilho com spots branco

A luminária de trilho, também chamada de iluminação com trilho eletrificado, é sim, uma ótima opção nos casos em que não podemos abrir novos pontos, e o principal motivo pelo qual utilizamos ela, mas isso não significa que não possa ser utilizada em outros tipos de forro, como de madeira, gesso ou drywall.

Este tipo de iluminação é super versátil, e funciona muito bem para qualquer tipo de forro. Basta gostar da estética ou então adaptar para os casos em que não queira quebrar o forro, como em um apartamento alugado, por exemplo.

trilho preto spots

Ideias de uso da luminária de trilho

Existem diferentes formas de utilizar o trilho eletrificado, veja alguns exemplos:

Caso queira o mínimo de intervenção, o trilho com canopla é o indicado para você. Neste caso a fixação é feita diretamente no ponto de iluminação existente, e a canopla dará o acabamento.

trilho spots preto com canopla

Para ter maior flexibilidade na concepção do projeto com trilhos, o ideal é utilizar o trilho livre, sem canopla. Neste caso será necessário fechar parte da furação do ponto existente e deixar apenas um ponto pequeno com a fiação para fazer a ligação direto no trilho.

trilho em L na sala

O trilho pode ser instalado de forma suspensa:

trilho spots preto suspenso

Ou então fixo direto na laje. As cores mais comuns que encontramos no mercado são branco e preto, mas também pode encontrar em alumínio ou dourado, por exemplo.

trilho spots em formato quadrado

A criatividade pode rolar solta, criando diferentes desenhos com o trilho para iluminar o ambiente por completo.

trilho preto laje concreto

E também é possível adicionar diferentes tipos de iluminação, como spots direcionáveis, pendentes, spots fixos e perfis de LED.

trilho preto com spots e pendentes trilho com perfil led e pendente cozinha

Ou podemos direcionar a iluminação para o teto, criando uma iluminação mais difusa. Ótima opção para quartos, em que precisamos de uma atmosfera mais aconchegante para descanso.

trilho com iluminaçao direcionada para o teto

Vantagens

  1. Flexibilidade e direcionamento: Uma das maiores vantagens das luminárias de trilho é a capacidade de direcionar a luz para onde você precisa. Você pode ajustar as luminárias ao longo do trilho para iluminar áreas específicas, como obras de arte, mesas de trabalho, áreas de destaque, acentuar elementos decorativos ou apenas iluminar o ambiente de forma mais uniforme.
  2. Personalização: Os sistemas de trilho estão disponíveis em várias cores, estilos e comprimentos, o que lhe permite personalizar a iluminação de acordo com o seu gosto e o estilo do espaço. Como já explicado, existem também diferentes tipos de luminárias, como spots, luminárias suspensas e trilhos embutidos.
  3. Facilidade de instalação: A instalação de sistemas de trilho é relativamente simples, o que torna uma ótima opção para quem deseja atualizar a iluminação existente de forma rápida e sem grandes reformas.

Desvantagens

  1. Custo inicial: Comparadas às opções de iluminação convencionais pontuais, as luminárias de trilho podem ser mais caras. No entanto, vale muito a pena se você deseja melhorar a iluminação do seu espaço sem maiores intervenções de obra.
  2. Estética: Alguns podem considerar que os trilhos e suportes das luminárias de trilho são menos estéticos do que as soluções de iluminação embutida. No entanto, isso depende do estilo do espaço e da forma como os trilhos são integrados ao design geral.
  3. Manutenção: A manutenção das luminárias de trilho pode ser mais complicada devido à necessidade de limpar trilhos e luminárias separadamente. No entanto, isso não costuma ser um grande problema se feita periodicamente.

Em resumo, as luminárias de trilho oferecem uma solução de iluminação versátil, flexível e eficiente em termos de energia, que pode melhorar significativamente a aparência e a funcionalidade de qualquer espaço.

Antes de optar por um sistema de trilho, considere suas necessidades de iluminação, o estilo do ambiente e o orçamento disponível.

Lembre-se de que a escolha da iluminação não se limita apenas à funcionalidade, mas também à estética e ao impacto emocional que a luz pode ter em um espaço. Escolher o sistema de iluminação certo pode transformar qualquer ambiente em algo verdadeiramente especial e aconchegante.


7 ideias criativas para decorar espaço “morto” acima da cama onde a cabeceira não alcança

» Veja dicas exclusivas para sua casa

Arquiteta formada pela UTFPR e Mestre em Engenharia da Construção Civil pela UFPR na área de sustentabilidade. Acredito que a arquitetura tem o poder de influenciar a vida das pessoas, e se tratada com cuidado e empatia, pode transformar o modo como você se relaciona com o seu lar, gerando uma sensação única de pertencimento e bem-estar."Arquitetura não é sobre ver, é sobre sentir."

Deixe seu comentário