Madeira de demolição: como usar na decoração da casa? Inspire-se!
Na busca por uma decoração única e repleta de personalidade, a madeira de demolição tem ganhado destaque como uma opção versátil e sustentável na decoração de interiores.
Este tipo de madeira, como o nome diz, tem origem no garimpo de madeiras nobres retiradas de construções antigas como casas, barracões, armazéns, e inclusive de dormentes de trilhos de trens.
Além de estarmos contribuindo para o desenvolvimento sustentável ao utilizar um material que seria descartado, o uso de madeira proveniente de construções antigas traz consigo uma conexão com o passado, sendo assim um material único e cheio de história para adicionar mais personalidade ao seu lar.
Neste post, exploraremos como incorporar esse material único em sua decoração de maneiras criativas e elegantes.
VEJA ESSA
Escolha consciente
Antes de mais nada, é importante entender a origem da madeira de demolição que você está considerando. Certifique-se de que ela seja proveniente de fontes legais e sustentáveis, evitando o desmatamento ilegal e a exploração ambiental.
Optar por fornecedores confiáveis garantirá que você esteja contribuindo para a preservação do meio ambiente.
O que Mais você Gostaria de Saber?
Escolha abaixo:
Estilo
Este tipo de madeira apresenta um caráter mais rústico, por ser um material que possui desgastes do tempo, e desta forma encaixará muito bem neste estilo de decoração. Porém, isso não significa que a madeira de demolição não possa ser utilizada em outros estilos.
O segredo é saber equilibrar este material com os demais e assim garantir que o seu ambiente fique harmônico.
Móveis com significado
Uma das maneiras mais populares de incorporar madeira de demolição é por meio de móveis. Mesas de jantar, aparadores, bancos e cabeceiras de cama feitos desse material adicionam um toque rústico e autêntico ao ambiente.
As irregularidades naturais, marcas de desgaste e pátina da madeira antiga contam histórias únicas e conferem personalidade ao espaço.
Revestimentos que encantam
Introduzir painéis de madeira de demolição como revestimento de paredes ou tetos pode transformar completamente a atmosfera de um cômodo.
A textura e os tons da madeira trazem uma sensação de aconchego, além de serem ótimos isolantes acústicos e térmicos. Escolher uma parede de destaque revestida com madeira de demolição pode criar um ponto focal marcante no seu ambiente, trazendo aconchego e personalidade.
Itens de decoração
Se você procura uma abordagem mais sutil, principalmente nos casos em que não deseja que seu ambiente fique com um estilo tão rústico, considere a inclusão de detalhes de madeira de demolição.
Molduras de quadros, prateleiras, espelhos com molduras antigas ou até mesmo painéis podem adicionar um toque vintage e elegante ao espaço. Esses pequenos elementos se destacam especialmente em ambientes com decoração mais moderna, criando um contraste bem interessante.
Ressignificando objetos
Outra forma interessante de utilizar materiais de demolição é através do reuso de elementos de demolição como portas, janelas e venezianas.
A ideia aqui é usar a criatividade para dar outro significado a estes materiais, como cabeceiras de cama, biombos, divisórias ou até mesmo quadros de fotos.
A madeira de demolição é uma ótima escolha para quem busca uma decoração única, com história e personalidade, além de estar contribuindo para o desenvolvimento sustentável.
Ao escolher a sustentabilidade com estilo, você cria um ambiente que não apenas reflete sua personalidade, mas também respeita o passado enquanto molda o futuro.
7 ideias criativas para decorar espaço “morto” acima da cama onde a cabeceira não alcança
» Veja dicas exclusivas para sua casa
Comentários fechados
Os comentários desse post foram encerrados.