Início » Tendências » Minimaluxe: nome define nova tendência de decoração para interiores

Minimaluxe: nome define nova tendência de decoração para interiores

Um estilo de design cada vez mais popular é o minimaluxe. A palavra em inglês combina “minimalismo” e “luxo”, o que pode parecer estranho à primeira vista, não é?

Na realidade, essa tendência de decoração é caracterizada por uma estética limpa e organizada que se apoia em materiais e elementos de alta qualidade. Assim, o ambiente pode ficar caloroso e intimista.

Achou confuso? Acompanhe o post para entender o que é o minimaluxe e como adotá-lo em sua casa de jeitinhos simples que fazem toda a diferença!

O que é minimaluxe?

sala de estar com estilo minimaluxe

Muita coisa mudou nos últimos anos – passamos por uma pandemia que nos obrigou a encontrar espaço para atividades e tarefas que muitas vezes não seriam feitas em casa.

Esse período nos ajudou a refletir sobre como nosso lar (e as coisas presentes nele) nos fazem sentir. Por isso, hoje muita gente consegue ver melhor como a casa é um santuário, um refúgio essencial – aquele local em que podemos somente estar, com paz, segurança e aconchego.

E o minimaluxe projeta sua casa para fazer com que você sinta essas sensações boas. 



Em linhas gerais, essa tendência de decoração foca no design orgânico e bem aplicado que satisfaz os sentidos. É uma mistura de minimalismo com estilo japandi.

A ideia é dar boas-vindas ao natural, durável, confortável: essa é a visão de luxo do minimaluxe. É possuir menos, ter mais ordem visual, somente o necessário (e um necessário de qualidade) – tudo que traga conforto físico e emocional.

Está em busca desses sentimentos? É simples aplicar o minimaluxe na sua casa. Veja os pontos-chave dessa decoração.

Apelo ao que é simples

estilo minimaluxe em sala de estar

O minimalismo é a base do minimaluxe, ou seja, significa reduzir os elementos de design em seus ambientes. Claro, você não precisa se livrar de tudo!

Seja seletivo sobre o que você guarda e exibe, analisando o que realmente promove alegria, calma ou outra experiência que você queira para seu espaço.

Com base nisso, você seleciona sua decoração de modo a cultivar um ambiente organizado onde as coisas presentes nele realmente o inspirem.

Além disso, o estilo minimalista utiliza linhas limpas e uma paleta de cores neutras (branco, cinza, tons terrosos e por aí vai) para fortalecer as sensações de calmaria e relaxamento. Seja como for, atenha-se ao princípio de livrar-se da desordem e das distrações.

Outro detalhe importante é escolher móveis funcionais e esteticamente agradáveis, nunca os sobrecarregando com acessórios desnecessários.

Veja também:
Como escolher tapete para sala minimalista?

Qualidade acima da quantidade

sala de estar com mesa de mármore

Para prezar o luxo, a ideia do minimaluxe é que você invista apenas em materiais de alta qualidade. Pense em mármore, latão e outros itens que podem aparecer facilmente em designs sofisticados, só que mais discretos.

Nesse caso, você pode incluí-los em detalhes, como nas maçanetas, luminárias, pernas das mesas ou recursos um pouco maiores, como artes nas paredes. É uma maneira de adicionar elegância sem exageros.

Já na questão dos móveis, evite encher a sala ou outro ambiente com muitas peças de baixa qualidade e invista em poucos itens de alta qualidade, que resistirão ao teste do tempo.

Priorize formas orgânicas fluidas e linhas curvas – incorpore em diferentes possibilidades. Por exemplo, use um vaso redondo de cerâmica, mesas circulares, cabeceiras de cama onduladas, etc.

Impacto decorativo daquilo que é seu

sala de estar com vaso de planta em estilo minimaluxe

A simplicidade e qualidade são dois requisitos para o minimaluxe, mas como favorecer sua personalidade nessa decoração?

As peças de decoração que você escolher podem adicionar um pouco mais de interesse ou senso de pertencimento, seja uma obra de arte, uma luminária de destaque ou outro objeto que você tanto gosta.

Contudo, até uma peça de mobiliário pode ser o ponto focal de um ambiente – um sofá, um par de poltronas, as banquetas da cozinha. O móvel precisa se encaixar com o tom geral do design da sua casa, não se esqueça!

Vibrações com texturas e iluminação

cozinha no estilo minimaluxe

Por último, crie um espaço tátil, isto é, o uso de texturas, em especial de materiais naturais para adicionar calor e profundidade aos cômodos, associados a esquemas de cores neutras.

Texturas suaves, como o linho, e mesas de madeira não tratada elevam e fundamentam seu lar.

Aproveite a iluminação natural: quanto mais, melhor. Permita que a luz entre e mantenha o espaço aberto e fluindo livremente. Nas janelas, se não quiser abandonar as cortinas, troque por tecidos leves. Acrescente espelhos nos ambientes para que eles reflitam a luz.


5 coisas na mesa de jantar que deixam espaço deselegante, segundo designers de interiores

» Veja dicas exclusivas para sua casa

o que não colocar na mesa de jantar
Editora do CazaModerna.com.br, BellezaModerna.com.br e Revendedor.com.br. Graduada em Comércio Internacional (UCS/RS), Marketing Digital (SENAC/RS) e atualmente estudando Ciências Biológicas (UNINTER). Fluência em Inglês e estudando Espanhol no momento. É apaixonada por palavras, natureza, tornados, heavy metal e psicologia criminal.

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.