5 modelos de grades mais recomendados para a segurança do lar
Quer saber mais sobre modelos de grades? Veja aqui quais são os materiais mais utilizados e dicas para escolher o melhor para a sua casa
Colocar grades em casa é uma das melhores maneiras de tornar o seu imóvel mais seguro, especialmente pela diversidade que elas oferecem ao poderem ser instaladas em diversas áreas da casa.
Mas como escolher o melhor modelo de grande para o que você precisa?
Bem, se você está pensando em adicionar esse elemento extra de segurança ao muro, janelas, varanda ou qualquer outra área, é interessante saber em quais tipos é possível investir, analisando as vantagens de cada um.
A seguir nós te damos um panorama geral de 5 modelos de grade que você pode ter em casa, além de algumas dicas de o que levar em consideração no momento de escolher.
Principais modelos de grade
Abaixo, você confere os principais tipos de grades e suas características!
Grade de alumínio
As grades feitas com alumínio são as mais fáceis de serem encontradas e uma das mais utilizadas em imóveis residenciais. O motivo é simples: elas têm boa durabilidade e preço acessível.
O que Mais você Gostaria de Saber?
Escolha abaixo:
Mas, nem tudo é perfeito quando se fala nesse modelo, já que ele é mais leve e pode deformar com mais facilidade do que outros materiais, necessitando de uma manutenção mais frequente para assegurar que está em bom estado.
A grade de alumínio é perfeita para casas térreas, sobrados e apartamentos, especialmente para ser aplicado em janelas, ajudando a proteger moradores de invasões ou quedas/acidentes domésticos.
Grade de ferro
O ferro é uma das principais matérias-primas de grades, especialmente em residências mais antigas.
Esse material é um dos mais duráveis e pode ser pintado, permitindo sua personalização. Nesse caso, são grades modernas para frente de casas!
Existem diversos tipos de grade de ferro, sendo possível encontrar versões com design que remete ao estilo colonial, bem como art déco e com formas geométricas, detalhes que ajudam a dar charme para a decoração.
Seu ponto negativo é o preço, que é bem mais alto se comparado ao alumínio, por exemplo, justamente pela qualidade e resistência que esse material possui.
Grade de metalon
Metalon é um material confeccionado com ferro galvanizado e chumbado. Durante o processo de fabricação, ele é estruturado em forma de tubo, geralmente retangular ou quadrado.
Em comparação com as grades puramente de ferro, o Metalon é mais barato e mais leve.
Grade de madeira
As grades de madeira são as menos utilizadas atualmente e há razões para isso. Para que sejam resistentes, essas grades devem ser feitas de madeira tratada, que são significativamente mais caras do que os outros materiais dessa lista. Além disso, elas também podem não ser tão seguras, se comparadas aos outros modelos.
O diferencial da madeira é que ela tem um visual único, clássico e elegante, que pode combinar perfeitamente com casas em estilo rústico ou coloniais.
Utilizando a grade como complemento da decoração
Veja algumas dicas de como compor as grades em sua casa com a decoração.
Considere o estilo decorativo da casa
Sempre leve em consideração o estilo de decoração da casa. Se for clássico, considere investir nas grades tubulares simples, que não há como errar. Caso seja rústico e você precise realmente de grades decorativas, as versões em madeira ficarão perfeitas.
Outra aposta certeira é a escolha de grades com design diferenciado para casas com decoração moderna, como as que trazem formas geométricas.
Escolha a cor correta
A cor da grade também pode influenciar na decoração.
Se quiser algo mais clássico e que não cause muito impacto, opte por grades com cores neutras, como o branco e cinza.
Não tem medo de cores e quer ousar na decoração? Então, considere utilizar grades coloridas. Neste caso, dê preferência para modelos com tonalidades que sejam semelhantes às usadas na decoração do imóvel, para garantir um visual harmônico.
CONFIRA Também: Sua casa precisa de um upgrade? 5 tendências 2025 de pisos que você precisa conhecer!
Construindo mais rápido e barato? Descubra se vale a pena investir na laje pré-moldada
» Veja dicas exclusivas para sua casa
Deixe seu comentário