Como plantar palmeira azul; dicas para embelezar o seu jardim com essa espécie ornamental
Descubra, aqui, como plantar palmeira azul, bem como dicas de cultivo e de manutenção dessa planta ornamental!
A palmeira azul, cujo nome científico é Bismarckia nobilis, é uma planta ornamental que pode chegar a 15 metros de altura. Ela tem esse nome porque suas folhas em formato de leque têm um tom azulado.
O que Gostaria de Saber?
Escolha abaixo:
É uma planta versátil, que pode ser cultivada no jardim e em áreas internas, desde que esteja em um vaso adequado e fique em um lugar com muita luz durante todo o dia. Quer aprender a plantá-la? Então, confira as dicas que separamos!
O que você precisa saber sobre a palmeira azul?
A planta é originária do Madagascar e muito tolerante ao calor intenso. Além disso, consegue suportar frios razoáveis de até 10º C. Trata-se de uma palmeira alta, que pode atingir até 15 metros de altura. Somente a copa tem 6 metros de diâmetro.
Seu crescimento é lento nos primeiros anos de vida, então não espere uma planta vistosa de um dia para o outro. É um tipo de palmeira que dá frutos de formato arredondado e sua floração acontece na primavera.
Em áreas que têm chuvas de verão, o crescimento da planta tende a ser mais rápido. Já em lugares com chuvas predominantes no inverno, o crescimento é lento.
Como fazer mudas de palmeira azul?
Quer ter a palmeira azul em seu jardim? Seu plantio é com muda, que é fácil de ser feita em casa. A planta é dioica, portanto, têm exemplares femininos e masculinos.
Para fazer a muda, recomenda-se o uso de sementes férteis dos dois sexos, para que ocorra a polinização. Basta plantá-las em um recipiente adequado para mudas, regar diariamente e deixar em um local com boa luminosidade.
Depois, é só fazer o transplante diretamente no solo ou em um vaso, sempre tomando o cuidado de não danificar as raízes da planta.
Como plantar palmeira azul
A palmeira azul pode ser plantada no solo ou em vaso. Ela cresce em terra de baixa fertilidade, portanto, a adubação não é obrigatória.
No entanto, aprecia mais terra fértil, com matéria orgânica e bem drenada. Neste caso, ela se desenvolve com maior facilidade e tem um menor risco de não pegar.
Logo, se quiser aumentar as chances de a planta sobreviver logo no início do cultivo, é interessante que use adubo orgânico para maximizar essa possibilidade.
Não há segredos para o plantio: basta escolher o lugar em que deixará a palmeira azul e preparar a terra, deixando-a fofa. Se quiser usar adubo orgânico, esse é o momento de misturá-lo à terra.
Então, abra uma cavidade e coloque a muda. Finalize cobrindo o local com terra e faça a primeira rega, de modo a manter o solo úmido, mas não encharcado. Muita água pode apodrecer as raízes da planta.
Diariamente, verifique se a terra está úmida. Em caso negativo, providencie a rega. Este cuidado deve ser tomado nas primeiras semanas de cultivo, apenas. Depois, dá para reduzir as regas.
Escolha um local que receba luz constante e intensa ao longo do dia para deixar a planta. Dessa forma, a palmeira terá melhores condições de se desenvolver.
Um detalhe importante: se cultivar a palmeira azul em vaso, é fundamental que escolha um vaso adequado, com tamanho grande. Depois de adulta, a planta não tolera bem transplantes de vasos, então não se recomenda realizá-los.
Outro ponto é que a espécie é sensível à queima por fertilizantes. Portanto, se for preciso utilizá-los, pode ser que algumas folhas fiquem secas ou amareladas. Faça a poda para tirá-las.
Em quanto tempo a palmeira azul cresce?
Nos seus primeiros anos de vida, a planta cresce de 30 a 60 centímetros por ano. Depois que se estabelece, pode alcançar até 15 metros de altura, num crescimento mais rápido.
Caso queira acelerar esse processo, o ideal é que cultive a planta em um local adequado, com iluminação intensa e faça regas sempre que notar necessidade (quando a terra estiver seca).
Como recuperar a palmeira azul
O processo de recuperação de uma palmeira azul deve ser feito cavando ao redor da planta. Então, tire a terra com cuidado e verifique se há raízes podres, cinzas ou pretas. Em caso positivo, corte essas partes.
Depois, deixe as raízes expostas ao sol por duas horas, para secar as partes cortadas. O último passo é preparar novamente a terra, utilizando composto orgânico para dar nutrientes essenciais à planta.
Como cultivar a glicínia? Essa é a planta IDEAL para pergolados!
» Veja dicas exclusivas para sua casa
Deixe seu comentário