Piso vinílico, laminado ou porcelanato? Conheça os prós e contras de cada um e decida qual é o melhor
Confira, aqui, quais são as vantagens e desvantagens do piso vinílico, laminado e porcelanato
Definir entre o piso vinílico, laminado ou porcelanato não é tarefa simples. É preciso considerar uma série de fatores, como visual, durabilidade, manutenção e preço.
Conhecer os prós e contra de cada tipo de revestimento ajuda a escolher a melhor opção. A seguir, apresentamos as vantagens e desvantagens de cada um. Conheça quais são e faça a escolha correta entre piso vinílico, laminado ou porcelanato!
Piso vinílico
É uma alternativa composta de PVC, aditivos e minerais. Caracteriza-se por ser leve e está disponível em réguas, placas ou mantas. A versão mais comum é a que imita o visual da madeira, mas há uma grande variedade de cores e estampas.
Não deixe de conferir esse post:
Piso vinílico colado ou clicado?
Uma das vantagens do piso vinílico é sua versatilidade, tanto que pode ser instalado em salas, quartos e home office. No entanto, não se indica seu uso em áreas molhadas como banheiros, cozinhas e lavanderias.
O revestimento colabora para a retenção de ruídos e acústica do cômodo, por isso costuma ser uma boa alternativa para apartamentos. Paralelamente, o piso vinílico contribui para o conforto térmico.
O que Mais você Gostaria de Saber?
Escolha abaixo:
Trata-se de um revestimento de fácil instalação, resistente a impactos, é antialérgico e antiderrapante, portanto, seu uso é seguro. Possui custo-benefício excelente, sobretudo em comparação a materiais mais caros como o porcelanato.
Entre as desvantagens do revestimento está o fato de não poder utilizá-lo em todo o imóvel. Ele não é resistente à umidade e pode ter mofo se instalado em áreas molhadas.
Além disso, o piso vinílico fica marcado com maior facilidade, principalmente no caso de uso de saltos. Especificamente no que se refere à instalação, demanda mão de obra especializada.
Outro ponto negativo é que esse tipo de revestimento não é compatível com qualquer superfície. O local de instalação precisar ser liso e nivelado.
Piso laminado
O piso laminado tem em sua composição materiais derivados da madeira, como o HDF (High Density Fiberboard). Também possui fibras de alta densidade e resinas que aumentam sua vida útil.
Está disponível em réguas, em ampla cartela de cores e acabamentos. Um deles é o acabamento melamínico, que também é chamado de fórmica ou laminado decorativo.
Possui como uma de suas principais vantagens a instalação rápida e descomplicada. Tem longa durabilidade, ainda que haja fluxo intenso de pessoas pela casa ao longo do dia, com menor risco de apresentar danos.
Sua manutenção é simples e fácil, podendo realizá-la com aspirador de pó, vassoura de cerdas macias e pano umedecido em água e sabão.
O revestimento tem efeito de isolante térmico, o que contribui para que se tenha uma temperatura mais agradável no cômodo, não importa se está calor ou frio.
Outra vantagem muito especial é o fato de o revestimento ser sustentável, pois é produzido com resíduos de madeira certificada. Logo, é a alternativa perfeita para quem deseja ter um imóvel com decoração sustentável.
No entanto, o piso laminado possui desvantagens que precisam ser consideradas. Ele não é resistente à água, portanto, não dá para instalá-lo no banheiro ou cozinha, muito menos em ambientes externos.
Se ficar muito tempo exposto ao sol, ele pode ganhar danos como deformações e manchas. Sobre a instalação, o piso laminado é mais grosso do que o vinílico. Logo, deve-se ter maior cuidado se for sobrepor pisos, para não ter desníveis que podem comprometer a circulação.
Porcelanato
Trata-se de um revestimento cerâmico que tem feito muito sucesso! Ele está disponível em uma grande variedade de tamanho, formato, cor, estampa e acabamento.
Especificamente no que se refere ao tamanho, há pisos de porcelanato de 1,80 por 3,60 metros, o que possibilita revestir a área sem ou com poucas emendas ou uso de rejunte.
O porcelanato também se destaca por ter baixa permeabilidade e por poder ser instalado em quaisquer áreas do imóvel, inclusive em banheiros e cozinhas. No entanto, é preciso escolher a versão com acabamento adequado.
Em áreas molhadas, o porcelanato polido não é indicado, pois é mais liso e pode provocar acidentes. Neste caso, indica-se o uso do acetinado.
Há alternativas que imitam, quase que fielmente, a aparência da madeira, couro, tecido e mármore. Portanto, são opções para quem está em busca de revestimentos com estética diferenciada.
Entre as desvantagens, o porcelanato exige um maior cuidado na limpeza e a versão polida pode perder seu brilho com o passar do tempo. Seu preço também é alto em comparação os demais revestimentos que citamos.
Dicas para você mesmo pintar os armários da cozinha em apenas 1 dia
» Veja dicas exclusivas para sua casa
Deixe seu comentário