Placa cimentícia está entre as apostas na organização de ambientes internos
Um caminho para deixar ambientes internos com uma aparência bonita é o uso daquilo que se chama placa cimentícia, que tem tudo para ser tendência nas casas brasileiras.
As placas cimentícias são bem delicadas e podem contribuir para tornar o ambiente mais sofisticado.
Nas próximas linhas, você vai ficar sobre as principais informações sobre esse tipo de placa e seu uso.
O que é placa cimentícia?
A placa cimentícia nada mais é do que um painel prensado e impermeabilizado. Como o nome sugere, esse painel é feito de cimento, além de ter também em sua composição celulose, fio sintético e alguns aditivos. Não é à toa que elas são ótimas para substituir o drywall.
Veja também: Tendências e Tipos de Muros que estão em ALTA em diversas casa pelo Brasil
Você já deve ter visto o material em construções civis. Em geral, os usos da placa cimentícia podem ser para:
O que Mais você Gostaria de Saber?
Escolha abaixo:
- vedação de paredes internas e externas;
- fachadas;
- forros;
- revestimento para piso;
- beirais;
- oitões;
- shafts.
Além dessas, tem outras aplicações da placa cimentícia que são feitas. Até porque esse é um material bem versátil, então vai do usuário e da sua criatividade, muitas vezes.
Por que ela pode ser uma boa ideia para a organização de ambientes internos?
Cada vez mais, esse tipo de material tem se tornado uma opção para organizar ambientes internos. O usuário pode fazer a instalação no piso da sala, por exemplo, como também pode usar a placa cimentícia no muro da casa.
Como já comentamos, esse é um material que é realmente muito versátil. Isso se deve ao investimento que a tecnologia tem feito sobre ela. Nesse sentido, temos os modelos tradicionais que apresentam revestimentos 3D e também temos uma placa cimentícia decorativa com texturas de madeira.
A espessura das placas cimentícias costuma ficar entre 6 mm a 12 mm. Em geral, o que determina como a placa vai ser utilizada é exatamente a grossura que ela possui. E é por essa limitação do tamanho que acaba fazendo com que na maioria das vezes o uso dela seja meramente decorativo.
Como ela é aplicada?
Existem diferentes maneiras de aplicar a placa cimentícia e no geral ela tem tudo para dar um toque de autenticidade nas obras, incluindo o ambiente interno.
Os designers de interiores se mostram bem agradados pelas placas. Afinal de contas, ela dá ao usuário a possibilidade de escolher entre três estilos de decoração, o que só confirma a versatilidade desse tipo de material. Confira a seguir.
Estilo vintage
Dá para combinar a aparência das placas cimentícias com materiais em vinil, veludo, texturas como o xadrez e florais, fazendo o estilo vintage prevalecer. O que também pode ajudar é o uso de cores fortes, até porque elas tendem a combinar muito bem com a textura que o concreto apresenta.
Nesse caso, o uso de revestimentos se faz totalmente dispensável. O que dá para fazer nesse cenário é usar apenas uma pintura incolor, pois isso deverá ajudar a proteger a superfície.
Ainda dá para aproveitar a placa cimentícia para criar uma parede de placas com pintura, textura, cerâmica, entre outros tipos de revestimento. Então, não é estranho que esse material tem tudo para funcionar bem em ambientes internos.
Estilo contemporâneo
Também é bom saber que o concreto é um material que cria uma harmonia e tanto com as cores mais leves e também com cores marcantes. Com isso, o usuário acaba obtendo uma decoração prática e de grande personalidade.
Nesse aspecto, ainda dá para dizer que aqueles procuram deixar a casa mais no estilo minimalista vão ficar bem satisfeitos com o uso das placas cimentícias.
Inclusive, um lugar da casa em que esse estilo vai se dar super bem é na cozinha. A tendência é que ela fique com uma aparência até mais profissional, o que vai ser ótimo para quem atua no segmento.
Estilo industrial
Indo além, dá para comentar que a estética do material fica muito interessante em projetos com decoração industrial.
Nesse caso, vale contar com tijolinho, madeira, metais, tubulações e fiações expostas ou em canaletas, ou seja, são materiais que priorizam ambientes “crus”, espaçosos e simples.
Como atualmente existem diferentes formatos de placas, o usuário pode deixar as paredes da casa ainda mais modernas, com texturas bem fora do senso comum.
Designers sentem REPULSA por estas 6 coisas dentro de casa pois elas podem arruinar a decoração
» Veja dicas exclusivas para sua casa
Comentários fechados
Os comentários desse post foram encerrados.