Por que é importante cultivar plantas nativas? Aproveite para conhecer as principais espécies!
Atualmente é muito mais fácil encontrar espécies exóticas em nossos jardins ou quintais do que plantas nativas.
E isso pode ser um problema muito grande, pois dar preferência às plantas vindas de fora atrapalham o crescimento da vegetação nativa, podendo causar a extinção generalizada da flora.
Além disso, plantas que não são da região demandam mais cuidados, ou seja, mais regas, mais fertilização, mais pesticidas, enfim, tudo menos sustentabilidade.
É claro que isso não significa que você precisa abdicar daquela sua planta favorita, mas comece a entender o quão importante são as plantas nativas e seus benefícios para seu próprio lar. Acompanhe!
VEJA ESSA
O que são plantas nativas?
De modo geral, plantas nativas se referem às espécies que evoluíram e se adaptaram às condições ambientes de uma região, como clima, geografia e solo, sem intervenção humana.
Em contrapartida, as plantas não nativas são aquelas que ocorrem naturalmente em outros lugares (onde são consideradas nativas), mas foram introduzidas onde agora crescem.
O que Mais você Gostaria de Saber?
Escolha abaixo:
Tais plantas se adaptam com facilidade, se reproduzem com rapidez e podem superar as plantas nativas; por isso, é preocupante: há danos econômicos e ambientais.
Plantas nativas são mais saudáveis e fortes
Em primeiro lugar, é fácil perceber que plantas nativas têm maior probabilidade de se estabelecerem e serem naturalmente resistentes e saudáveis.
Ou seja, elas crescem em harmonia com o meio ambiente, o solo, o abastecimento de água, a variação do clima ao longo das estações e outras plantas companheiras nativas.
Elas preservam a biodiversidade
Em seu quintal ou jardim, as plantas nativas favorecem a vida selvagem local, desde aves e esquilos até abelhas e borboletas.
Isso é benéfico para o meio ambiente e ainda acrescenta vida ao seu espaço ao ar livre. Todos esses tipos de animais dependem de plantas nativas para conseguir frutas, néctar, nozes, sementes e abrigo.
Seu cultivo favorece a sustentabilidade
Ter mais plantas nativas em casa é sinônimo de sustentabilidade, pois exigem menos regas, fertilizantes e pesticidas. Na verdade, elas podem melhorar a qualidade do ar e evitar o escoamento de água.
Entre outros benefícios, tais espécies ajudam a diminuir a poluição, com capacidade de extrair e armazenar o excesso de carbono.
Plantas nativas proporcionam beleza
Além dos benefícios para o meio ambiente, as plantas nativas fazem você economizar dinheiro e ainda deixam seu quintal ou jardim cheio de beleza com sua variedade enorme de texturas, alturas e cores.
Aproveite a flora brasileira tanto dentro quanto fora de casa para ter muito mais bem-estar.
Espécies de plantas nativas para você cultivar
Quer ter algumas plantas nativas em seu lar? Muitas espécies são bem-vindas tanto em vasos quanto no solo de sua área externa. Separamos estas x espécies incríveis:
Pitangueira
É uma árvore que varia de pequeno a médio porte que pode ser cultivada em vasos grandes ou no jardim. O plantio é bem simples, pois você só precisa usar um caroço ou a própria fruta na terra.
O clima ideal é úmido e quente, mas tolera temperaturas amenas.
Ipê-amarelo
É uma das árvores mais comuns no país e se destaca pela beleza quando está em época de florescimento.
Portanto, é uma espécie muito popular para áreas urbanas e locais com área aberta.
Maranta
Essa planta possui mais de 30 espécies e é uma opção de decoração para a casa devido a sua folhagem diferenciada e charmosa.
Para os cuidados, é necessário cultivá-la longe de luz solar direta, em local com bastante umidade. Uma área de meia-sombra é recomendada.
Trevo roxo
Seu diferencial do trevo verde é justamente a cor: sua folhagem é roxa e apresenta flores brancas ou rosadas. É uma espécie muito bonita para decoração de interiores, especialmente em vasos.
Só se certifique de deixar o solo sempre úmido.
Veja também:
Como cultivar trevo roxo?
Flor-de-maio
Essa espécie de cacto floresce justamente no outono (no mês de maio) com flores delicadas, grandes e de várias cores, como branco, laranja, vermelho e rosa.
O plantio deve ser feito em terra vegetal misturada com substrato. Essa planta prefere meia-sombra e rega periódica.
Begônia
Essa é uma das plantas com presença marcada na casa de muitos brasileiros, ainda mais por gostar de sol pleno ou se dar bem com meia-sombra.
As pétalas das flores têm formato de coração e tons rosados. Use solo rico em matéria orgânica e regas regulares para ter essa espécie sempre bonita. Tenha em mente que ela não tolera temperaturas muito baixas!
Márcia Sensitiva Revela o que você precisa ter na sua horta para ficar rico em 2025
» Veja dicas exclusivas para sua casa
Comentários fechados
Os comentários desse post foram encerrados.