6 plantas para quarto de bebê: conheça as espécies IDEAIS e os cuidados necessários
Conheça, aqui, plantas para usar no quarto do bebê, com alternativas seguras e que oferecem benefícios especiais
Quer deixar a decoração do quarto do bebê ainda mais especial? Uma forma de fazer isso é inserir plantas no espaço, garantindo um toque de cor extra na decoração.
No entanto, é importante ter cuidado ao adotar essa dica: algumas plantas são tóxicas para crianças. Aqui, você confere seis opções que não são e ficam lindas no quarto do bebê! Continue a leitura e escolha as suas preferidas!
1. Lavanda
A lavanda é uma planta perfeita para se ter no quarto do bebê. Além de não ser tóxica, ela é segura para a criança e possui propriedades calmantes. Por isso, ajuda a dormir bem e a relaxar.
Você precisa ler:
Como plantar lavanda?
O ideal é ter um vasinho de lavanda perto da cama da criança ou do berço. No entanto, tente deixá-lo em um lugar com luz indireta e pouco vento. Dessa forma, conseguirá aumentar a durabilidade da planta.
Vale lembrar que mesmo que a planta seja segura, é importante deixá-la em um local de difícil acesso pela criança, para evitar que manipule e coma partes da lavanda.
O que Mais você Gostaria de Saber?
Escolha abaixo:
2. Camomila
A camomila é muito utilizada em chás e produtos para bebês, como óleos e hidratantes, porque provoca uma sensação de relaxamento profundo.
Além disso, é perfeita para controlar a ansiedade, aliviar cólicas e desconfortos abdominais, que são comuns nos bebês. Por isso, ter essa plantinha na decoração do quarto infantil faz todo o sentido.
A camomila dá pequenas flores brancas, que são delicadas e se assemelham a margaridas. A planta fica linda ao lado da cama, mas também em móveis como cômodas, mesas e prateleiras.
O melhor? Não exige muitos cuidados! Recomenda-se que mantenha o solo úmido e faça poda eventualmente para remover folhas e flores amareladas ou amarronzadas.
3. Lírio da paz
O lírio da paz é uma planta mais imponente, de pequeno a médio porte. Ele é muito utilizado na decoração por sua simbologia: a planta representa a paz e a proteção.
Além de dar flores brancas belíssimas, é uma boa alternativa para ter uma decoração com um pouco mais de personalidade, com uma planta que chame mais a atenção no espaço.
Esse tipo de planta não demanda cuidados frequentes, por isso é perfeita para quem não tem muito tempo no dia a dia. De maneira geral, recomenda-se que mantenha o solo úmido, com regas duas por semana, no máximo.
Um detalhe importante: a terra deve ficar úmida, mas não encharcada. O excesso de água leva ao apodrecimento das raízes da planta e estimula o surgimento de pragas e doenças. Ao fazer a rega, borrife água nas folhas da planta.
4. Jasmim
A jasmim branca é uma das flores mais utilizadas na decoração do quarto do bebê! Ela dá flores que complementam a decoração e têm um aroma agradável, ajudando a criança a ter um sono tranquilo.
O cultivo da planta é simples: deve-se plantá-la em um vaso com boa drenagem de água, para evitar o acúmulo do líquido e o apodrecimento de suas raízes. Recomenda-se que faça uma adubagem no plantio e outra anual.
Caso queira estimular o florescimento máximo do jasmim, use um adubo que seja mais rico em fósforo, como um NPK na proporção 15-30-15. Além disso, indica-se que faça o controle do crescimento da planta com podas regulares.
5. Espada de São Jorge
Ainda falando em plantas fáceis de cuidar, destaque para a espada de São Jorge, que é perfeita para o quarto do bebê. Trata-se de uma planta com propriedades energéticas, que ajudam a ter sono tranquilo e a evitar pesadelos.
Ela possui cuidados simples! Não há necessidade de fazer regas frequentes, basta deixar a terra da planta úmida, sem excesso de água. Para saber se chegou o momento da rega, encoste o dedo na terra e sinta se está seca. Em caso positivo, coloque água.
Somente tenha o cuidado de deixar a planta em um local de difícil acesso se a criança estiver engatinhando ou com idade suficiente para pegar o vaso. Lembre-se que algumas espécies de espada de São Jorge são pontudas e dificultar o acesso ajuda a evitar acidentes.
6. Suculentas
As suculentas são plantas perfeitas para quem busca alternativas com excelente custo-benefício. Elas são baratas, estão disponíveis em uma grande variedade e não exigem cuidados de regas frequentes e podas.
No entanto, existem algumas espécies que são tóxicas. A dica é que faça uma pesquisa antes de comprar para identificar a espécie mais segura para crianças.
7 ideias criativas para decorar espaço “morto” acima da cama onde a cabeceira não alcança
» Veja dicas exclusivas para sua casa
Deixe seu comentário