Plantas para quintal com sol: conheça essas 10 espécies MAGNÍFICAS
Conheça, aqui, dez espécies de plantas para quintal com sol e tenha um jardim incrível em casa!
Existem plantas para quintal com sol incríveis para deixar esse espaço ainda mais bonito e agradável. São espécies que sobrevivem facilmente ao calor, podendo receber luz solar por mais tempo sem apresentar danos.
Desse modo, veja abaixo 10 sugestões para incluir no seu quintal e escolha suas favoritas!
1. Buxinho é um dos clássicos das plantas para quintal com sol
Trata-se de um arbusto de crescimento lento, com excelente potencial para prática de podas, conseguindo deixá-lo em formatos ornamentais. O buxinho é muito utilizado na entrada de imóveis, bem como em projetos de paisagismo.
A planta pode atingir até cinco metros de altura, mas devido a constantes podas é mantida em tamanhos menores.
Além disso, ela pode permanecer em vasos por longos períodos, sem precisar de transplante para o solo do quintal.
2. Agave
A agave é uma planta que tem folhas compridas com pequenos espinhos ao seu redor. Elas possuem formato de lança, com pontas afiadas.
O que Mais você Gostaria de Saber?
Escolha abaixo:
Essa espécie pode chegar a dois metros de altura, dependendo do espaço de cultivo.
Como possui pontas perfurantes, indica-se seu plantio em casas que não tenham animais de estimação, muito menos crianças. Se mesmo assim quiser ter a planta, bloqueie o acesso a ela, montando uma cerca ao redor do jardim.
3. Árvore-do-viajante
É uma espécie muito utilizada em projetos paisagísticos. O motivo disso é simples: é uma planta ornamental, com folhas firmes que se dispõem em formato de leque.
A árvore-do-viajante é muito resistente ao sol, mas é adaptável e consegue suportar variações de temperatura.
Curiosamente, seu nome é uma referência à água retirada do interior da bainha das folhas para consumo. Isso era muito feito por viajantes, para hidratação.
4. Espada-de-São-Jorge é uma das plantas para quintal com sol mais populares
A espada-de-São-Jorge é uma das plantas mais versáteis para se ter no quintal e jardim, conseguindo suportar bem o calor e a incidência direta de raios solares.
Ela cresce verticalmente, atingindo uma altura que varia de 70 a 90 centímetros. Suas folhas são grossas e resistentes a danos, pois acumulam uma quantidade maior de água em seus tecidos.
O único cuidado que se deve ter é que essa espécie é considerada invasora. Na prática, isso significa que ultrapassa os limites de canteiros. Para controlar sua propagação, faça arranques manuais anuais.
5. Cica
Essa é uma espécie de arbusto de crescimento lento, mas a planta pode chegar a uma altura que varia de dois a três metros. Possui coroa com folhas sutilmente recurvadas.
É uma planta que ocupa um espaço grande, principalmente quando cultivada diretamente no solo. No entanto, é possível controlar seu tamanho ao realizar o cultivo em vasos.
6. Cactos são uma das melhores plantas para quintal com sol
O cacto é uma planta originária de áreas áridas, o que já indica sua capacidade de adaptação a quintais com muito sol. Há diversos tipos de cactos, inclusive versões com tamanhos grandes.
A planta conta com o diferencial de não precisar de regas frequentes, pois tem uma maior capacidade de armazenamento de água.
7. Hera
A hera pode ser utilizada como planta trepadeira, ajudando a cobrir e enfeitar estruturas como muros e pergolados.
Também é uma alternativa de planta pendente e de forração, ajudando a criar painéis verdes bonitos.
8. Murta
A murta é um arbusto usado em projetos ornamentais e de paisagismo. Ela possui folhas verdes brilhantes e na primavera floresce, dando flores brancas perfumadas e delicadas.
Também é muito utilizada para podas ornamentais, inclusive para montagem de cerca viva.
Suporta a exposição ao sol ao longo do dia, mas também tem capacidade de adaptação, sobrevivendo em ambientes de temperatura amena.
9. Rosa-do-deserto
A rosa-do-deserto é uma planta que se adapta ao clima seco, conseguindo sobreviver bem em lugares com bastante sol.
Ela dá flores de cor intensa e possui caule lenhoso. Como é originária de áreas desérticas, consegue sobreviver a períodos de seca.
10. Babosa
Por fim, a babosa (ou aloe vera) é uma espécie de suculenta que se caracteriza por ter caule curto, com folhas em formato de lança e espinhos nas bordas.
A babosa pode dar flores vermelhas, amarelas ou brancas. Além disso, é uma espécie de pequeno porte, tendo entre 60 e 90 centímetros. Ela embeleza o jardim, mas também possui propriedades medicinais, especificamente cicatrizantes.
Márcia Sensitiva Revela o que você precisa ter na sua horta para ficar rico em 2025
» Veja dicas exclusivas para sua casa
Deixe seu comentário