8 plantas para varanda: saiba quais são as melhores opções para cultivar e os cuidados necessários
Que tal descobrir quais são as plantas para varanda e deixar o espaço com um ar mais fresco e puro, além de uma sensação maior de aconchego e beleza graças a um toque de natureza?
Pode parecer difícil, mas a escolha das plantinhas dependerá de alguns fatores, mas independentemente do tamanho de sua varanda – seja ela grande ou pequena – ou até do seu orçamento, haverá opções valiosas para você!
Acompanhe essas dicas para você decidir pelas melhores plantas para sua varanda de acordo com a iluminação e disponibilidade de espaço.
Plantas para varanda com sol
Se a sua varanda é um local que recebe bastante sol, saiba que há muitas espécies de plantas que podem ser adotadas. No entanto, lembre-se também que é comum que tal área pode ter um clima abafado por causa da iluminação direta.
Não deixe de ler:
Como cuidar de cactos?
Logo, é fundamental optar por plantas que não exigem tantos cuidados, ok?
O que Mais você Gostaria de Saber?
Escolha abaixo:
Vejamos alguns exemplos ideais:
Cactos
Além de serem fáceis de cuidar, recomendamos os cactos como plantas para varanda com sol pois gostam de muita luminosidade, afinal eles são de regiões desérticas.
Tais plantinhas aguentam muito tempo sem água, o que é uma alternativa interessante para quem acaba esquecendo de regar de vez em quando.
Cuidado com os espinhos dos cactos, ainda mais se há presença de crianças e pets, está bem? No mais, você pode apostar em variados tipos de cactos e colocá-los no chão – se for uma espécie maior – ou em vasos para os menores.
Clúsia
Resistente, a clúsia é uma planta incrível para a varanda, ainda mais por apresentar algumas flores brancas que deixará o espaço ainda mais bonito.
Porém, procure regá-la com frequência e garantir que ela tenha sol suficiente, mas não durante todo o dia!
Lança de São Jorge
Não, não é a espada-de-São-Jorge! Sua folhagem é mais cilíndrica no formato de lanças (enquanto que a da espada é justamente um formato mais achatado).
Perfeita para vasos na varanda, a lança de São Jorge gosta de bastante sol e apresenta muita resistência. Faça regas semanais – e, de preferência, use um vaso com boa drenagem para que as raízes não apodreçam.
Aliás, é importantíssimo mencionar que a planta é moderadamente tóxica para pessoas e animais domésticos.
Dasilírio
Se você procura uma planta para varanda fácil de cuidar, o dasilírio é a mais indicada, ainda mais porque ela exige pouca rega, mas iluminação solar deve ser diária.
Vale mencionar que o dasilírio tem hastes serrilhadas, então tenha cuidado ao manusear a planta. Uma dica é colocar essa planta em um vaso e deixá-lo em um canto onde não há muita circulação.
Plantas para varanda com sombra
Por outro lado, se sua varanda tem menos sol e apresenta mais sombra, outras sugestões são melhores:
Zamioculca
Como tem um tamanho mediano, a zamioculca é uma planta para varanda excelente tanto para locais pequenos quanto amplos.
Ela se adapta a um espaço com sombra e sua rega deve ser feita uma vez por semana. Seu cuidado é simples, mas a beleza é bem chamativa.
Fique de olho se as folhas começarem a amarelar, pois isso é sinal de rega excessiva.
Samambaia
Uma opção queridinha da jardinagem, pois é uma das plantas para varanda com sombra mais populares. Embora seu cuidado seja simples, é necessário uma atenção especial: a plantinha precisa de meia sombra e solo sempre úmido.
Para deixá-la ainda mais bonita, saudável e feliz, procure fazer podas regulares.
A samambaia ficará linda em prateleiras ou suspensa na varanda.
Jiboia
Assim como a samambaia, a planta jiboia é famosa entre os amantes de plantas! Seu estilo pendente causa charme para a varanda, ainda mais se o espaço for pequeno.
Não há muitos cuidados além de mantê-la na sombra e não regar com excesso, já que isso pode apodrecer as raízes.
Peperômia
É fã das plantas pendentes? Então, essa é outra ideia para sua varanda sem sol!
A peperômia não gosta de muita claridade e você se surpreende pelo crescimento, que é bem rápido.
Atente-se para a rega, pois o solo dessa planta precisa estar sempre úmido.
Para saber se a planta está recebendo claridade demais, observe as folhas: elas irão começar a queimar.
Em todos os exemplos de plantas para varanda, você não pode esquecer que elas são seres vivos e não apenas um objeto decorativo – embora transformem o visual de qualquer ambiente.
Planeje o local onde a planta será colocada para ter certeza de que ela irá se adaptar e permanecerá saudável.
7 cuidados essenciais com o seu jardim após a chuva
» Veja dicas exclusivas para sua casa
Deixe seu comentário