Cicatrizantes naturais: USE estas 5 plantas para acelerar o processo
Existem várias situações que podem causar ferimentos no corpo de alguém. Quando isso acontece, é natural que a pessoa queira que cicatrize o mais rápido possível. Principalmente naqueles casos em que o ferimento incomoda bastante. Então, é bom considerar plantas que vão acelerar a cicatrização.
As plantas podem ser subestimadas, mas elas têm tudo para surpreender e superar expectativas. Então, vale a pena tentar.
Nas próximas linhas, você vai ficar sabendo de plantas que vão agir como cicatrizantes naturais.
1) Camomila
Pensando em saúde e bem-estar, uma planta que com certeza vai ser uma ótima pedida para o jardim da sua casa é a camomila. Essa planta traz vários benefícios para o ar, e também pode ser usada na hora de cuidar de ferimentos.
Veja também: Os VERDADEIROS benefícios de ter plantas no quarto
O que acontece é que você pode usar essa planta para fazer chá, e ir usando como parte do tratamento para cicatrização, assim como também tem a possibilidade de colocar a flor sobre a ferida.
O que Mais você Gostaria de Saber?
Escolha abaixo:
A camomila tem a propriedade de acelerar o processo de cicatrização, como ainda pode ajudar a reduzir os edemas.
Só é bom você consultar um médico, para verificar o tratamento mais adequado. Afinal de contas, a camomila poderá atuar como uma auxiliar, não sendo ideal esperar que ela resolva tudo.
2) Aloe vera
Outra planta que com certeza vai ajudar você no processo de cicatrização é a aloe vera, mais conhecida pelo nome de babosa.
Essa vai ser uma boa pedida de planta para se ter por perto, quando você precisa tratar de fissuras, cortes, ralados ou quaisquer outras perdas de tecidos, já que ela agiliza a cicatrização. Em geral, ela tende a agir como um “remédio” antiviral, antibacteriano e antisséptico.
Nesse sentido, ainda dá para contar com ela para ajudar seu organismo a combater eventuais infecções na área afetada.
Isso é possível porque a planta tem dentro de si uma massa gelatinosa que contém mucilagem ácida, sais orgânicos, entre outros componentes que vão ajudar na cicatrização. Você só tem que se atentar em fazer esse procedimento algumas vezes por dia, todos os dias, até que a cicatrização esteja completa.
3) Guaco
O guaco é outra entre as plantas cicatrizantes que vão te ajudar de forma natural, em caso de você estar sofrendo com algum ferimento externo.
Antigamente, os indígenas usavam bastante o guaco para auxiliar no tratamento contra picadas de cobra. A planta também é muito útil para tratar úlceras.
Além de ajudar nesses casos, o chá que é feito usando as folhas de guaco tem ação paliativa, sendo essencial em casos graves de doenças respiratórias. Então não é estranho que se use essa planta para também aliviar sintomas de bronquite, asma e tosse.
4) Calêndula
Não muito diferente das plantas mencionadas anteriormente, as flores da calêndula também apresentam propriedades antibacterianas e fungicidas.
Por causa disso, é uma boa ideia apostar no alto poder de cicatrização que ela possui. Ela tende a ajudar especialmente nos primeiros estágios de evolução das feridas, então você tem que procurar fazer o tratamento com ela assim que possível, por meio de chá ou aplicando a flor diretamente na ferida.
Durante a guerra civil americana no século XIX, era comum enfermeiras usarem a calêndula na hora de tratar as feridas dos combatentes.
Talvez você já conheça essa planta, só que por outro nome, como mal-me-quer. Uma curiosidade é que essa planta é muito presente na indústria de cosméticos. Inclusive, a tintura dela alivia sintomas de traumatismos, e não é à toa que as compressas à base da Calêndula são populares para combater varizes e afins.
5) Centella Asiática
A centella asiática, que não é uma planta muito popular no Brasil (mas que deveria ser, por conta de seus efeitos cicatrizantes), também é uma das plantas que você pode considerar ter por perto para tratar de ferimentos e afins.
Ela é uma planta que se mostra muito versátil e capaz de tratar diversos problemas de pele. Entre eles, podemos mencionar eczemas, psoríase, chagas, queimaduras, e assim por diante.
O que justifica a planta ser boa para ajudar em processos de cicatrização é que ela conta com saponinas, que também está presente na aloe vera. Da mesma forma, esse componente pode ajudar a circulação sanguínea.
Márcia Sensitiva Revela o que você precisa ter na sua horta para ficar rico em 2025
» Veja dicas exclusivas para sua casa
Comentários fechados
Os comentários desse post foram encerrados.