Início » Decorando » Porcelanato autocolante é um bom investimento? Entenda prós e contras

Porcelanato autocolante é um bom investimento? Entenda prós e contras

Se você está pensando em renovar o piso da sua casa ou escritório, é possível ter ouvido falar sobre o porcelanato autocolante.

Trata-se de um revestimento autocolante, em sua grande maioria feito de PVC, o que significa que não é um porcelanato, pois este nome refere-se aos revestimentos compostos de material cerâmico. Porém, por serem comercializados em formatos similares aos porcelanatos, o nome acabou sendo popularizado desta forma.

revestimento autocolante marmorizado

Mas será que essa alternativa é realmente um bom investimento? Vamos explorar os prós e contras para ajudar você a tomar uma decisão embasada.

Prós

Fácil instalação

Uma das principais vantagens do revestimento autocolante é a facilidade de instalação.

Você mesmo pode instalar, e pode ser por cima do revestimento existente, dispensando o uso de argamassa e contratação profissional, o que gera uma economia de tempo e financeira.

Custo-benefício

Comparado a algumas opções tradicionais de revestimento, o revestimento autocolante tende a ser mais acessível, proporcionando um bom custo-benefício.



Facilidade de manutenção

A limpeza é simples, geralmente exige apenas um pano úmido. A resistência a manchas irá depender do material escolhido, então atente-se às informações fornecidas pelo fabricante.

piso autocolante de ladrilho cinza

Contras

Durabilidade limitada

Embora seja durável, o revestimento autocolante não terá a mesma vida útil que o porcelanato convencional.

O desgaste pode ocorrer mais rapidamente, especialmente em áreas de alto tráfego, ou úmidas.

Instabilidade em ambientes úmidos

Ambientes constantemente úmidos, como banheiros e cozinhas, podem representar um desafio para o revestimento autocolante. A umidade excessiva pode comprometer a aderência, levando a problemas a longo prazo.

Limitações na instalação

Superfícies irregulares ou com imperfeições não proporcionarão um bom acabamento para instalação do revestimento autocolante, tornando-o menos versátil em comparação com opções tradicionais.

Mercado

Este tipo de revestimento é mais facilmente encontrado no exterior, o que significa que a variedade de modelos aqui no Brasil é limitada.

Sendo assim, pelo menos por enquanto as opções são escassas, tornando mais difícil a personalização de acordo com seus gostos.

Valor de revenda

Se a intenção é investir em melhorias que valorizem o imóvel, é importante considerar que o revestimento autocolante pode não agregar tanto valor quanto materiais mais resistentes.

Revestimento vinílico autocolante

Se busca um produto de fácil instalação e com maior qualidade, opte pelo revestimento vinílico autocolante. Existem ótimas marcas no mercado, com garantia e maior durabilidade.

piso vinilico autocolante amadeirado

De forma geral, o revestimento autocolante de PVC pode ser uma boa escolha para projetos específicos, onde a praticidade e o orçamento são fatores-chave. No entanto, é fundamental ponderar as limitações em termos de durabilidade e resistência, especialmente em ambientes úmidos ou de alto tráfego.

Quer uma opinião profissional? Sempre prefira materiais que irão te trazer maior durabilidade. Embora o custo seja superior, precisará investir apenas uma vez, o que significa que não terá retrabalhos e custos futuros.

Os revestimentos cerâmicos têm uma durabilidade muito alta, tanto que muitas vezes trocamos os revestimentos de um banheiro em perfeito estado, apenas porque estão defasados em relação à estética.

Com um bom projeto você poderá planejar os custos e se organizar financeiramente para renovar o seu ambiente com um investimento que vale a pena.


7 ideias criativas para decorar espaço “morto” acima da cama onde a cabeceira não alcança

» Veja dicas exclusivas para sua casa

Arquiteta formada pela UTFPR e Mestre em Engenharia da Construção Civil pela UFPR na área de sustentabilidade. Acredito que a arquitetura tem o poder de influenciar a vida das pessoas, e se tratada com cuidado e empatia, pode transformar o modo como você se relaciona com o seu lar, gerando uma sensação única de pertencimento e bem-estar."Arquitetura não é sobre ver, é sobre sentir."

Deixe seu comentário