Início » Organizando » Quando é hora de trocar seu jogo de panelas? Saiba os riscos de panelas velhas e dicas ESSENCIAIS

Quando é hora de trocar seu jogo de panelas? Saiba os riscos de panelas velhas e dicas ESSENCIAIS

Talvez aquela afirmação de que “panela velha faz comida boa” não seja tão verdadeira assim para estudiosos. Afinal de contas, esse material envelhecido pode apresentar alguns riscos, sendo importante você saber quando trocar o jogo de panelas.

Nas próximas linhas, você vai ficar sabendo quais os riscos que o uso de panelas antigas apresenta e por que você deve evitar.

Substâncias tóxicas no alimento

Quando é hora de trocar seu jogo de panelas? Saiba os riscos de panelas velhas e dicas ESSENCIAIS
(Imagem: Kelly/Pexels)

O principal problema por trás de uma panela velha tem relação com o desgaste que ela apresenta, já que os resíduos dos materiais apresentam altos riscos para a saúde. É por isso que é super importante você ter panelas novas nos armários da cozinha.

Um exemplo são as panelas de teflon, que possuem revestimento de substâncias altamente tóxicas, como ácido perfluoro-octanóico (ou PFOA) e politetrafluoretileno.

O PFOA está diretamente associado com aparecimento de câncer. Ou seja, não é brincadeira e você realmente precisa ter mais cuidado com as panelas que você está utilizando para preparar seus alimentos no dia a dia.

O que dá para o usuário fazer, pensando em evitar facilitar esse tipo de coisa, é usar espátulas ou colheres de silicone. Isso vai prevenir riscos no fundo da panela que dão “abertura” para a mistura dessas substâncias com a comida que está sendo preparada.



Esse é um cuidado que é bastante negligenciado, porque muita gente pensa que pode parecer bobagem. Porém, essa é uma forma de você zelar pela sua saúde e também pela saúde das pessoas que moram com você. Muita atenção aos utensílios que você utiliza na cozinha para ir mexendo as refeições!

Corrosão perigosa

frigideira bastante estragada

Também é um problema das panelas mais antigas a corrosão, que se dá ao longo do tempo. Ela é um problema, pois pode levar à formação de pequenos buracos ou rachaduras no material.

Com isso, produtos químicos e metais nocivos, como o alumínio, têm mais facilidade para acabar se misturando com os alimentos, o que não é nada legal. Afinal, essas substâncias podem ser prejudiciais a longo prazo, principalmente se ingeridas em quantidades excessivas.

No geral, não existe um tipo de prazo de validade para panelas. Cada uma tem suas particularidades. Cabe ao usuário ficar de olho em sinais de desgaste em excesso, por exemplo, para saber que está na hora de descartar esse material.

Inclusive, também dá para tomar alguns cuidados, para manter o produto conservado por mais tempo, como evitar deixar a panela cair e amassar. Um cuidado tão simples com panelas pode ser muito positivo para sua saúde e bem-estar.

Comida preparada de forma menos higiênica

panelas na pia

Infelizmente, na hora que você vai lavar as louças da cozinha da sua casa, você não consegue se livrar 100% da sujeira. Em especial, quando a louça já está mais desgastada, porque fica mais difícil de remover resíduos.

Veja também: Entenda que alimentos você NÃO pode colocar no liquidificador

Com isso, ao longo do tempo, vai se acumulando uma boa quantidade de sujeira. Em casos de panelas que já tem anos de uso, o acúmulo de sujeira é bem maior, o que represente maior o risco de contaminação bacteriana e ainda de outros microrganismos também prejudiciais à saúde.

É super importante que o consumidor, ao fazer a higienização desses produtos, se atente às orientações do próprio fabricante.

Enfim, esse é outro entre os grandes riscos que uma panela velha pode trazer para o seu dia a dia. Logo que puder, procure substituir o seu velho jogo de panelas por um novo.

Pontos frios na comida

panelas em fogão

Panelas velhas também são um problema para quem gosta de cozinhar, porque são mais propensas a uma distribuição nada equilibrada de calor pelo recipiente.

Como as panelas antigas normalmente ficam bem desgastadas no fundo, acaba que pode haver pontos quentes ou frios durante o cozimento.

Para quem cozinha, isso é bem problemático, já que afeta negativamente a qualidade do alimento. É mais fácil acabar tendo alimentos mal cozidos ou até mesmo queimados.

Quando chega a esse ponto, de você perceber que só está saindo comida mal preparada, você pode saber que isso não tem a ver com suas habilidades para executar uma receita que sabe que domina, mas sim com a qualidade da panela.

Nesse caso, a melhor coisa que você poderá fazer será investir em um jogo de panelas novo.


4 coisas para jogar fora e ser mais feliz no fim do ano

» Veja dicas exclusivas para sua casa

guardar decoração natalina
Redatora WebGo Content desde janeiro de 2021. Gosta de se alimentar bem, dirigir à noite e tirar fotos. Está aprendendo a falar japonês, e também tenta manter suas ofensivas de francês no Duolingo. Capricorniana com ascendente em Aquário.

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.