Quantas cores você deve ter nos ambientes? ESTA é a resposta dos decoradores
O uso de cores da decoração da casa é algo que pode ser ousado e inovador, ao mesmo tempo que traz mais personalidade para o ambiente e quem vive nele.
O que Gostaria de Saber?
Escolha abaixo:
Ainda assim, a paleta de cores ideal para uma casa ou apartamento pode gerar dúvidas, já que a quantidade de cores é algo que deve ser definido estrategicamente. Pensando nisso, decoradores ao redor do mundo dão dicas de quantas cores são necessárias em um ambiente. Entenda melhor a seguir.
Paletas de cores em um ambiente
Para definir a quantidade de cores ideal para um mesmo ambiente, a dica é apostar na regra das três cores. Neste sentido, a paleta é composta por três tonalidades, em proporções diferentes.
Funciona assim: 70% do espaço é composto por uma cor dominante, 20% de uma cor secundária e 10% de uma cor de destaque. Na prática, esta estratégia ajuda a criar uma harmonia visual, evitando que o ambiente pareça caótico ou desorganizado.
Dica: se sua decoração foi mais básica ou conservadora, estas três cores podem ser as famosas coringas. Branco, cinza e nude são tons perfeitos para misturar com cores mais vibrantes.
Entenda a teoria das cores
Cada cor possui seu significado e, quando expressa em um ambiente, consegue causar certos efeitos nas pessoas. Por isso, é necessário entender um pouco da teoria das cores e seus efeitos psicológicos em casa um. Confira alguns exemplos:
- Azul: tranquilidade e calmaria
- Verde: equilíbrio e descanso
- Vermelho: destaque, urgência
- Amarelo: energia, atenção e criatividade
Assim, mesmo quem seguir por um estilo maximalista deve estudar com cuidado os impactos e também as possíveis combinações entre as cores. Afinal, as tonalidades escolhida para seu lar devem fazer sentido para os donos da casa, assim como criar ambientes confortáveis e visualmente coerentes.
7 cores para pintar a casa que só quem tem personalidade forte usa, segundo a IA
» Veja dicas exclusivas para sua casa
Deixe seu comentário