4 dicas para escolher redes de proteção para apartamento: saiba o que considerar para ter segurança
O uso de redes de proteção em apartamentos é fundamental para melhorar a segurança do lar, afinal todo cuidado é pouco quando há crianças, pets ou idosos.
Logo, é possível evitar acidentes escolhendo a rede de proteção correta. Esse é um investimento importante e que você deve considerar ao morar em prédios.
No entanto, vale lembrar que as redes de proteção também são válidas para piscinas, escadas e outros espaços que podem trazer algum tipo de perigo.
Entenda agora como escolher a melhor rede de proteção para apartamento, especialmente para janelas e varandas. As dicas também valem para a instalação deste produto em outros locais, ok? Fique atento!
Quais os tipos de redes de proteção?
Atualmente, você encontra dois tipos principais de redes de proteção para apartamento (e para outros espaços, claro): a rede de poliamida e a de polietileno.
Falando em segurança, recomendamos a leitura desse post:
Como deixar a casa segura para idosos?
O que Mais você Gostaria de Saber?
Escolha abaixo:
A matéria-prima é o que diferencia ambas – a de poliamida é feita a partir da fibra de nylon, enquanto que a de polietileno é parecida com o plástico.
Nesse caso, a rede de proteção de poliamida é indicada para áreas internas, pois como seu material é parecido com um tecido, a tendência é que ela seja vulnerável à corrosão, já que é permeável. Assim, ela precisa estar longe de poeira, umidade e poluição em geral.
Por outro lado, a de polietileno é impermeável e se caracteriza por ser mais resistente a impactos, se tornando ideal para áreas externas, como varandas e sacadas.
Como escolher a melhor rede de proteção para seu apartamento?
Como visto, as redes de proteção para apartamento são cruciais para manter a segurança dos moradores e evitar qualquer tipo de acidente.
Tal item pode ser instalado nas varandas e sacadas dos prédios, mas também é muito comum ver em janelas de quartos, salas, banheiros, cozinhas e lavanderias.
Na realidade, o local é qualquer um onde há uma passagem frequente de pessoas (ou animais de estimação) e que pode vir a provocar uma queda.
Por isso, além do tipo de rede, que já explicamos acima, há outros pontos importantes que você deve analisar antes de comprar a rede de proteção para sua casa. Entenda-os abaixo!
Tamanho das tramas
Juntamente ao material, você precisa observar o tamanho dos vãos da rede de proteção.
O tamanho dos pequenos buracos influencia diretamente em sua compra e cada rede pode apresentar variações que diferem conforme o tipo de utilização.
Dessa maneira, a sugestão é que, se a intenção é proteger seus pets no interior da casa, opte por redes que possuem vãos menores para evitar que eles escapem.
Já se o intuito é assegurar proteção aos moradores, os vãos podem até ser maiores, porém tenha certeza de que a rede consiga suportar o peso do corpo humano. Normalmente, uma rede de proteção para apartamento pode tolerar até 500kg sem que fique danificada.
Instalação
Uma dúvida comum entre os moradores é se é possível instalar a rede de proteção para apartamento por conta própria ou se é necessário chamar um profissional.
Não é difícil instalá-la, caso queira tentar sozinho, no entanto, se você tem dificuldades em lidar com altura ou sente receio de lidar com ferramentas, procure contratar uma empresa especializada ou um profissional.
Em resumo, a instalação sem ajuda é simples, bastando ter alguns equipamentos, como:
- A rede de proteção na medida do vão onde será instalada;
- Ganchos (a quantidade varia, mas tenha em mente que deve ter um gancho a cada 30 centímetros da rede);
- Furadeira;
- Alicate;
- Cordão naval de 4 milímetros;
- Buchas número 6.
Pode ser preciso parafusos maiores dependendo do tipo de parede, então analise o local e a estrutura antes de começar a instalá-la.
Cor da rede de proteção
Como você provavelmente não quer afetar a decoração do seu apartamento, a cor da rede de proteção também interfere na hora da compra.
Há variações de cores desse produto, mas a grande maioria são em tons escuros ou em branco.
Uma vantagem da rede de proteção em tons escuros é que ela dificulta a visualização da parte externa, enquanto que com as claras é o contrário.
Além desse detalhe, veja qual é o tom que mais combina com a decoração do seu espaço.
Manutenção e cuidados
A limpeza da rede de proteção deve ser feita para garantir maior durabilidade. Portanto, sempre higienize-a com água e detergente neutro – nunca use produtos químicos.
Não recomendamos que você faça a retirada da rede para fazer essa limpeza, pois isso pode abalar a estrutura de fixação.
As redes de proteção para apartamento devem ser trocadas entre 3 a 5 anos.
5 tendências de organização para 2025 que são as ferramentas mágicas dos organizadores profissionais para uma casa exemplar
» Veja dicas exclusivas para sua casa
Deixe seu comentário