Início » Decorando » Reforma de apê de 180 m² DIVIDIU espaço para crianças e adultos: pé direito duplo foi o responsável!

Reforma de apê de 180 m² DIVIDIU espaço para crianças e adultos: pé direito duplo foi o responsável!

Uma reforma de apartamento de 180 m², situado no bairro Panamby, São Paulo, que caiu nas mãos da Giseli Koraicho, designer de interiores do escritório Infinity Spaces Arquitetura e Interiores, surpreende pelo uso do pé direito duplo, pois seu uso foi responsável pela divisão perfeita entre espaços para crianças e adultos da casa.

espaço com ambientes integrados em apartamento

Como a designer já reformou um imóvel com os mesmos clientes, o projeto de reforma desse apartamento foi bem tranquilo e seguiu perfeitamente os desejos do casal, que possui duas meninas pequenas.

A ideia era promover soluções específicas para cada morador, suprindo suas necessidades individuais, mas também da família na totalidade. Ou seja, seu trabalho consistiu em transformar os espaços para que a família toda aproveitasse todos os ambientes, sem que houvesse interferência em suas atividades.

ambientes integrados de apartamento

Satisfeita com o resultado, Giseli destaca que o objetivo principal foi aproveitar o pé direito duplo, onde se criou um mezanino para as crianças se divertirem. Já na parte debaixo, há uma área social para que os adultos tenham um tempo para si, além de receberem amigos e familiares.

São ambientes com finalidades diferentes e, obviamente, atmosferas distintas.

Hall de entrada

hall de entrada modernaEm projetos de reforma de apartamentos, o primeiro contato também é importante, por isso, logo de cara percebe-se um hall de entrada moderno. Nele, há a presença de um aparador suspenso e de estilo minimalista fixado no pórtico de madeira louro freijó.



Justamente esse pórtico tem um formato de “caixa”, que ganha um destaque ainda maior por uma iluminação intimista causada por perfis de LED. “A ideia era não só proporcionar luz aconchegante, mas conceber um desenho criativo ao espaço”, explica Giseli.

Área social

mesa de jantar em área gourmet de apartamentoPassando pelo hall de entrada, a área social dá boas-vindas. Os ambientes dessa área foram totalmente integrados: virou um espaço maior para que o casal vivencie momentos inesquecíveis juntos ou com boas companhias.

O pé direito alto foi bem explorado, juntamente com o conceito aberto, para que a sala de jantar fosse muito bem aproveitada na área gourmet do apartamento. Extensa e com móveis escolhidos a dedo, o lugar abrange churrasqueira, adega e prateleiras com rótulos. “Unindo os dois ambientes, nossa proposta foi propiciar uma estrutura ainda mais agradável e sem a necessidade de deslocamentos para a cozinha”, comenta Giseli.

espaço gourmet em apartamento

Claramente, a decoração é um destaque desse espaço, em especial pelas inúmeras cores das garrafas da pequena adega. Além disso, há flores na decoração da mesa de jantar: detalhe esse que a designer faz questão de inserir em todos os seus projetos – ela mesma afirma que é apaixonada por arranjos de flores nesse móvel.

Solução para o home office

home office para duas pessoas

Pela divisão do andar de cima, que será local para as filhas, o home office do casal está presente no piso inferior desse apê. Para Giseli, o planejamento desse escritório foi desafiador, pois era necessário pensar em inserir esse espaço sem que ele invadisse a área social, afinal, estão praticamente no mesmo ambiente.

Com base nisso, a profissional instalou o home office atrás da sala de jantar. A área é discreta, cuja porta é mimetizada de madeira, o que disfarça a presença do lugar, como se ele não existisse.

Aliás, confira esse post:
Uso de paredes ripadas e revestimentos em madeira!

Praticidade na cozinha

cozinha neutra com bancada

Ainda falando da área social, a proposta da cozinha foi baseada na praticidade: ter uma bancada de refeições rápidas nesse ambiente, isto é, estando tão pertinho, já é possível iniciar a refeição logo após o seu preparo. 

É justamente essa bancada que faz a “divisão” entre a cozinha e a sala de estar. Vale mencionar que a cozinha – em tons neutros, com predominância do branco – possui armários, prateleiras e torre quente para que o espaço seja funcional.

Sala de estar

sala de estar com escada para mezanino

Por falar na sala de estar, a designer de interiores escolheu um sofá de dois lados com inúmeras almofadas para dar aconchego. Nesse mesmo ambiente, há a escada que dá acesso ao mezanino – destaque para o guarda-corpo metálico e em forma tubular para proporcionar segurança.

Para dar suporte aos degraus, se usou a viga metálica, que para a decoração deixou um ar super sofisticado, dando a impressão de que os degraus estão flutuando.

Mezanino

mezanino de apartamento

O mezanino é a área criada para as crianças brincarem e estudarem; por isso, tem uma decoração lúdica. Não apenas isso, esse ambiente tem como finalidade oferecer momentos em família, para que os pais interajam com as meninas, assistindo televisão, dando um apoio nos estudos ou mesmo participando das brincadeiras.

O sofá está posicionado a uma distância de 2,20 metros da televisão de 65” devido à preocupação da visão das crianças.

Quartos das crianças

quarto de criança com temática de bailarina

Por falar nas meninas, o quarto de cada uma delas também está incrível. Uma delas é bailarina, então Giseli optou por tons claros e papel de parede sobre esse tema. No ambiente, há também uma penteadeira ao lado da mesa de estudo, pois a garota gosta de se maquiar antes de suas apresentações.

quarto infantil com paleta de cores neutras e papel de parede floral

Para a outra criança, há a mesma paleta de cores, mas imprime uma personalidade diferente. O papel de parede tem desenhos florais. Nos móveis, há também uma mesa de estudo. Em ambos os quartos, a cabeceira de cama é estofada.

Quarto de casal e banheiros

quarto de casal com iluminação indiretaNa reforma do apartamento, a designer também favoreceu o quarto do casal, para que o espaço ficasse aconchegante e intimista. O principal foco foi a iluminação: a luz indireta fica direcionada a uma superfície – o que deixa o ambiente com um aspecto suave. Foram usados também a fita de LED e arandelas na cabeceira da cama.

banheiro com revestimento subway tiles

O banheiro para o casal passa a sensação de tranquilidade por conta de sua atmosfera clean, com predominância do branco e marcenaria cinza.

lavabo com cores neutras

Para o segundo banheiro, Giseli escolheu uma paleta neutra, com um papel de parede de efeito pastilha, além da cuba esculpida em quartzo prime na cor branca (preservada da compra do imóvel).


7 ideias criativas para decorar espaço “morto” acima da cama onde a cabeceira não alcança

» Veja dicas exclusivas para sua casa

Editora do CazaModerna.com.br, BellezaModerna.com.br e Revendedor.com.br. Graduada em Comércio Internacional (UCS/RS), Marketing Digital (SENAC/RS) e atualmente estudando Ciências Biológicas (UNINTER). Fluência em Inglês e estudando Espanhol no momento. É apaixonada por palavras, natureza, tornados, heavy metal e psicologia criminal.

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.