Como cultivar rosa-do-deserto: veja dicas, características e significados
Rosa-do-deserto é uma flor extremamente popular por sua beleza singular. Por isso, muitas pessoas procuram essa variedade para cultivá-la em seus jardins. Conheça mais sobre ela, que, inclusive, já tem mais de 90 tonalidades diferentes catalogadas. Entenda seu cultivo, suas principais características e significados!
O que Gostaria de Saber?
Escolha abaixo:
Cultivo da rosa-do-deserto
Por nascer nos desertos africanos, o cultivo da rosa-do-deserto combina com ambientes com baixa umidade e muito calor.
Por isso, ao pensar em cultivar essa planta lembre-se de plantá-la em locais em que há sol pleno e temperaturas que não sejam menores do que 14 °C.
VEJA ESSA
O solo – seja a rosa-do-deserto plantada em vaso ou diretamente no jardim – precisa de um substrato de terra, areia grossa e húmus de minhoca. Nos vasos, forre o fundo do mesmo com pedras e TNT para as raízes não saírem.
Cuidado para não encharcar o solo, então opte por vasos que trabalhem bem na drenagem da água!
Isso vale para não regar exageradamente – evite que as raízes não apodreçam. A terra deve ser mantida única, mas não ser encharcada. Observe se a terra está úmida e seca caso tenha dúvidas se é necessário regar ou não.
A rosa-do-deserto possui uma seiva tóxica, por isso ao lidar com a planta, utilize luvas! Se você busca por uma floração intensa e bastante exuberante, mantenha a planta nutrida com adubação orgânica.
Caso queira uma forma escultural na base, a cada replantio (isso ocorre a cada dois ou três anos) levante um pouco a planta até expor a parte superior de suas raízes.
Características da planta
A planta africana conhecida como rosa-do-deserto é lembrada por sua forma: seu caule é moldável conforme a planta cresce – e sua altura pode alcançar os 4 metros, além de 1 metro e meio de largura!
Facilmente adaptável a climas tropicais, o caule da rosa-do-deserto se apresenta com maior grossura em sua base, já que sua própria origem exigiu que a planta criasse uma estrutura forte para suportar ventos fortes e até gerar reservas de água.
No caso, seu formato faz com que a planta se assemelhe a uma pequena árvore que possui raízes visíveis na terra.
Suas flores são tubulares e contam geralmente com cinco pétalas. Suas cores são variadas – você encontra desde o branco, violeta, vinho escuro, tonalidades de rosa e vermelho e até a preta!
Algumas rosas-do-deserto podem até ter uma combinação de cores com degradê que vai do centro em direção às pontas das pétalas.
Significado da rosa-do-deserto
A rosa-do-deserto está relacionada com a sua formação mineral, que acontece por meio do sulfato de cálcio hidratado. Isso quer dizer que a rosa-do-deserto é uma espécie selenita, originária do termo Selene, designando a deusa grega da lua.
Dentro dessa ideia, acredita-se que a rosa-do-deserto pode simbolizar clareza mental, gentileza, amor, atenção e tolerância.
O que você achou da rosa-do-deserto? Faça dessa planta herbácea um item decorativo para vasos e jardins, dando o destaque que ela merece!
Como cultivar a glicínia? Essa é a planta IDEAL para pergolados!
» Veja dicas exclusivas para sua casa
Deixe seu comentário