Sofá curvo na decoração: Como escolher e usar essa tendência?
O sofá curvo já foi muito utilizado nos anos 50, mas acabou caindo em desuso por vários anos, dando lugar a sofás com linhas mais retas. Mas isso mudou quando surgiram modelos mais modernos desse estilo de sofá, acompanhando a tendência do design biofílico, que utiliza das formas orgânicas para criar conexão o usuário a partir de elementos da natureza.
Na hora de escolher, surgem algumas dúvidas em relação ao posicionamento no espaço, combinação com outros elementos e o receio de que se torne um objeto muito carregado no espaço.
O sofá curvo tem muita personalidade, então é realmente preciso tomar alguns cuidados ao fazer essa escolha.
Estilo de decoração
Certifique-se de que o sofá curvo combine com o estilo geral da decoração da sala. Ele pode se encaixar bem em estilos contemporâneos, modernos, retrô ou até mesmo clássicos, dependendo do design do sofá.
VEJA ESSA
Também é muito utilizado no design minimalista, pois seu formato agrega muito na estética do ambiente.
Local e dimensionamento
É necessário ter um bom espaço para acomodar o sofá curvo. Se sua sala for muito pequena, é melhor utilizar um modelo mais compacto.
O que Mais você Gostaria de Saber?
Escolha abaixo:
Certifique-se de que haja espaço suficiente ao redor do sofá curvo para que as pessoas possam circular facilmente. Isso garantirá que o sofá seja funcional e não pareça espremido no espaço.
Entorno
É importante que os móveis no entorno sejam harmônicos com o sofá. Mesas com cantos arredondados ou formas orgânicas complementam muito bem o design do ambiente para este estilo de sofá.
Você pode utilizar tanto mesas de centro, como mesas laterais com este estilo. A mesa lateral funciona muito bem para os modelos que não possuem braço na lateral.
O tapete pode ser utilizado em diferentes formatos, inclusive com linhas retas.
Se optar por este modelo, certifique-se de escolher um tamanho adequado, de modo que o tapete possa entrar embaixo do sofá curvo e acompanhar também os demais elementos no espaço, como poltronas, por exemplo.
É importante que o tapete “abrace” os elementos que compõe a sua sala.
Tapetes redondos ou orgânicos também irão funcionar muito bem para este modelo. Você pode escolher um tapete que apresente o mesmo formato de curvatura do seu sofá.
Cores e tecidos
Se costuma preferir ambientes mais sóbrios, opte por um sofá em cor neutra, como o cinza, bege, branco, off white. Neste caso, pode adicionar cores nas almofadas para adicioná-las de forma leve.
Mas caso prefira, seu sofá também pode ser o ponto focal no ambiente, utilizando uma cor viva.
Decoração
Adicione almofadas e mantas que combinem com o sofá curvo para torná-lo mais convidativo e confortável. Atente-se para que estes elementos estejam dentro da paleta do ambiente todo.
A iluminação complementar é muito funcional, mas também entra como um item decorativo. Luminárias de piso, pendentes ou arandelas podem realçar o sofá e criar uma atmosfera agradável.
Os itens de decoração como quadros e adornos são o toque final de qualquer ambiente, e são capazes de trazer mais identidade para sua sala, refletindo o seu estilo pessoal. Assim terá um ambiente mais acolhedor e agradável para você e sua família.
Enfim, com essas dicas ficou mais fácil fazer a escolha do seu sofá, agora é hora de analisar o seu ambiente e pesquisar as opções disponíveis no mercado. Tenho certeza de que conseguirá unir beleza a funcionalidade para ter uma sala incrível!
Expert gringa revela truques para transformar cozinha pequena
» Veja dicas exclusivas para sua casa
Deixe seu comentário