Tipos de espada-de-São-Jorge e cuidados necessários
Há vários tipos de espada-de-São-Jorge, o que a torna uma planta bastante versátil e curiosa para se ter em casa.
Trata-se de uma espécie muito resistente e resiliente, portanto, é perfeita para quem não tem tempo de sobra para podas e regas. A espada-de-São-Jorge consegue se adaptar a diferentes ambientes, vivendo por um longo período.
Quantos tipos de espada-de-São-Jorge existem?
A espada-de-São-Jorge pertence ao gênero Dracaena e há pouco mais de uma centena de espécies e variedades. A mais comum é a Trifasciata, que é toda verde e tem manchas verde-escuras.
Desse modo, conheça abaixo quais são os principais tipos:
Trifasciata
Também conhecida como espada-de-São-Jorge e espada de-Ogum, sendo o orixá da guerra e coragem nas religiões de origem africana.
Destaca-se por ter folha totalmente verde e pequenas manchas em verde-escuro em toda a sua extensão.
O que Mais você Gostaria de Saber?
Escolha abaixo:
Zeylanica
Tipo também conhecido como espada de-Santa-Bárbara, que protege contra tempestades, trovões e raios. Também é chamada de espada-de-Iansã, que é a orixá dos ventos em religiões africanas.
Esse tipo se caracteriza por ter borda na cor amarela em toda a sua extensão. O centro da folha é verde e pode apresentar manchas na tonalidade verde-escura.
Cylindrica
Variedade que também atende pelo nome de lança de-São-Jorge e lança-de-Ogum. Caracteriza-se por ser cilíndrica e pontuda, crescendo em leque.
Normalmente, requer mais exposição à luz do sol do que a Trifasciata; por isso, costuma ser indicada para áreas que não são totalmente cobertas.
Trifasciata var hahnii
Tipo popularmente conhecido como estrela de-Ogum, mini espada-de-São-Jorge ou espada-anã. Essa planta cresce formando uma coroa e é de baixo porte, sem ultrapassar os 15 centímetros de altura.
Normalmente, é uma excelente alternativa para plantar em vasos e para forração de canteiros, inclusive para áreas com sombra total, apresentando boa adaptabilidade.
Trifasciata var moonshine
Variedade que tem formas mais largas do que as demais e esbranquiçadas. Chama a atenção por exigir ambientes de meia-sombra e por ter folhas duras e suculentas.
No entanto, pode apresentar folhas moles se submetida a condições severas de estiagem.
Esse tipo de planta nasce com um formato rosáceo, mas as espadas vão crescendo lentamente conforme o desenvolvimento da planta.
Qual a cor da espada-de-São-Jorge?
Está em dúvida sobre qual a cor da espada-de-São-Jorge? Na realidade, depende do tipo da planta. Se for o mais comum, a espada é toda verde com manchas verde-escuras.
Mas, há outros tipos dentro esse mesmo gênero de plantas. Em alguns casos, pode combinar as cores verde e amarelo, bem como estar disponível numa tonalidade verde esbranquiçada.
Onde devo colocar a espada-de-São-Jorge?
A espada-de-São-Jorge exige menos cuidados do que demais variedades de plantas, mas é preciso dar uma atenção mínima a ela para garantir que fique sempre bonita.
E quais são esses cuidados? Um deles é se atentar ao local em que deixará as plantas, porque isso contribuirá para crescerem de maneira saudável.
Tenha em mente que se a espada-de-São-Jorge ficar o dia todo ao sol pleno ela não morre, mas costuma ficar amarelada. Já em ambientes muito escuros ela não consegue se desenvolver corretamente.
Dessa maneira, os locais sombreados são as melhores alternativas. Se a muda for grande e estiver cheia, recomenda-se plantá-la em um vaso maior, para ter espaço para brotar nas laterais.
O vaso ou local de plantação deve ter boa drenagem! Se optar pelo vaso, coloque uma camada de pedras no fundo, seguida de areia e uma camada de terra. Somente depois acomode a planta no vaso.
Cuidados com a espada-de-São-Jorge
A planta não precisa de muita água para se desenvolver, então sua rega deve acontecer somente quando seu substrato estiver seco, o que geralmente ocorre uma vez por semana.
O recomendado é plantar em um substrato leve e bem drenado com adubo orgânico. Esse tipo de planta não precisa ser adubado regularmente, mas se quiser que ela cresça mais bonita, o ideal é colocar um adubo orgânico a cada 2 meses.
Márcia Sensitiva Revela o que você precisa ter na sua horta para ficar rico em 2025
» Veja dicas exclusivas para sua casa
Deixe seu comentário