6 tipos de revestimentos para banheiro: entenda quais são os materiais mais indicados para piso e parede
Conheça os tipos principais de revestimentos para banheiro e veja dicas que vão te ajudar a escolher a melhor opção
Existem diferentes tipos de revestimentos para banheiro, o que acaba dificultando a escolha do material. Este é o seu caso? Então, você está no lugar certo!
Aqui, você conhece quais são os seis principais tipos de revestimentos para banheiro e descobre os materiais mais indicados para uso em pisos e paredes. Confira!
O que são revestimentos para banheiro?
São materiais utilizados para confecção do piso. Os revestimentos dão acabamento para a superfície, garantindo um visual mais bonito e agradável. Além disso, contribuem para a preservação do chão e parede, evitando que absorva água, acumule umidade e mofo.
Confira também:
Itens indispensáveis para o seu banheiro
6 principais tipos de revestimentos para banheiro
Não faltam alternativas de revestimentos para banheiros! Há desde opções econômicas e eficazes até materiais caros e sofisticados. A seguir, você confere quais são os seis tipos principais:
1. Cerâmica
A cerâmica é o tradicional azulejo, que está disponível em diferentes formatos, atendendo projetos decorativos variados. Uma das principais vantagens desse revestimento é seu preço, que é mais acessível.
O que Mais você Gostaria de Saber?
Escolha abaixo:
Além disso, a cerâmica é muito versátil e está disponível com acabamentos variados, em versões lisas ou com estampas, texturas, entre outros. Também se caracteriza por ser um material resistente e por ter longa durabilidade.
Para escolher a cerâmica perfeita para seu banheiro, é importante observar o PEI (Porcelain Enamel Institute), que é um índice de firmeza. Para esse espaço, indica-se o uso da cerâmica com PEI 3, no mínimo.
2. Pastilhas
As pastilhas são muito usadas em banheiros, seja em detalhes ou na cobertura completa de paredes e pisos. Têm como diferencial o preço atrativo, mas o custo de instalação é alto.
Existe pastilha de cerâmica, vidro, metal e inox. De maneira geral, a de cerâmica é mais indicada para banheiros, pois é menos lisa, portanto, menos propícia a acidentes, sobretudo se a instalação for no piso.
Antes de escolher cobrir seu banheiro inteiro com pastilhas, tenha em mente um detalhe: trata-se de um revestimento pequeno, que exige uma maior quantidade de rejunte e que dá mais trabalho na limpeza.
Para garantir uma manutenção mais simples, considere escolher pastilhas e rejuntes escuros. Assim, eles não ficarão encardidos com facilidade.
3. Porcelanato
O porcelanato é um revestimento com aparência elegante e sofisticada. Mas não é só isso: o material se destaca por ser resistente a danos e ter longa durabilidade.
No entanto, é preciso ter cuidado com o acabamento do porcelanato! O motivo disso é simples: versões com brilho são muito escorregadias, portanto, há uma maior chance de quedas e escorregões.
Para evitá-los, recomenda-se o uso de porcelanato acetinado com borda reta, ou seja, retificado. Essa versão não é lisa e exige menos rejunte na instalação, o que ajuda a reduzir o risco de acidentes e descomplicar a manutenção e limpeza.
Também considere outro detalhe em relação ao porcelanato: ele tem preço mais alto do que o revestimento de cerâmica ou pastilha. Portanto, exigirá um pouco mais de seu orçamento.
4. Mármore
Ainda falando em revestimentos que têm uma aparência mais luxuosa, destaque para o mármore, que ajuda a dar um ar mais sofisticado para o banheiro.
Há uma grande variedade de mármore para banheiro, principalmente no que se refere à cartela de cores. O material é resistente a altas temperaturas e impactos, compensando o investimento em longo prazo.
No entanto, o mármore tem uma desvantagem a ser considerada: seu preço alto, mais que o do porcelanato, por exemplo. Quer usar pedras naturais como revestimento de banheiro, mas não pode gastar muito?
Uma boa alternativa é o granito, que tem preço mais acessível. Porém, exige mais cuidado de limpeza e conservação. Outro ponto a considerar é que tende a manchar com facilidade.
5. Madeira
Quer ter um banheiro com decoração rústica? Então, usar a madeira é uma boa alternativa, seja na parede ou no piso. Esse material dá sensação de aconchego e conforto, mas exige cuidados para evitar danos.
O ideal é usar uma madeira mais resistente e que tenha tratamento de impermeabilização. Se preferir, existem revestimentos que imitam a aparência da madeira, como o piso vinílico.
6. Ladrilho hidráulico
O ladrilho hidráulico é perfeito para quem quer ter um banheiro com ar retrô. Ele possui estampas, formas e cores diferenciadas, que chamam a atenção na decoração.
Embora seja mais impactante visualmente, conta com um ponto negativo: é preciso ter cuidado na limpeza, pois o ladrilho tende a manchar com facilidade.
5 coisas na mesa de jantar que deixam espaço deselegante, segundo designers de interiores
» Veja dicas exclusivas para sua casa
Deixe seu comentário