Torênia – Origem, Características, Significado e Dicas de cultivo
Em cidades com climas quentes, muitas flores podem não sobreviver – uma delas é o amor-perfeito. Mas você sabia que existe uma florzinha parecida e que pode lhe surpreender?
É a torênia, que também é chamada de amor-perfeito-de-verão! Descubra o porquê desse nome por meio das características, origem, significado da torênia e dicas de cultivo!
Origem e características da torênia
A torênia, embora tenha esse nome ao amor-perfeito, possui apenas dois aspectos em comum com aquela variedade: ambas são plantas anuais e geram flores em um tom violeta profundo.
De origem asiática, a torênia atualmente pode ser encontrada em outras partes do mundo.
Quando bem cultivada, a planta pode chegar até meio metro de altura, sendo que o comum é que ela em si permaneça entre os 20 a 30 centímetros de altura apenas.
O que Mais você Gostaria de Saber?
Escolha abaixo:
Plantas floríferas e herbáceas, as torênias possuem uma ramagem compacta e cheia de ramificações. Isso faz com que a planta seja vista como um modelo simétrico e arredondado.
Suas folhas, sempre verdes, são glabras, opostas e com margens serrilhadas.
Suas flores chamam bastante a atenção pela quantidade e por serem axilares e terminais. Contam com um aspecto aveludado que fornece mais beleza às flores.
[VEJA TAMBÉM: ROSA-DO-DESERTO]
Além disso, seu formato é parecido com um trompete, com a corola azul e branco amarelado na “garganta” da flor.
Embora essa seja a cor natural da planta, a torênia já pode ser encontrada em diversas outras tonalidades, sendo que as mais populares – além do tom original – são a torênia amarela, a vermelha, a violeta, a roxa e a rosa.
Nessas variedades de torênias, você também pode se deparar com plantas mais densas e até opções pendentes.
A melhor época para a torênia é o verão, mas sua floração acontece ainda na primavera.
Significado da torênia
Há uma lenda que diz que as flores da torênia, em tempos mais remotos, possuíam um perfume extremamente intenso e adocicado que podia ser sentido de muito longe.
Nascendo de forma natural em meio aos campos de trigo, as pessoas tinham receio de entrar nos campos e destruir os trigos para colher essas tão cheirosas e cobiçadas flores.
Na lenda, a destruição de tais plantações por causa da torênia foi a causa da escassez de alimentos e da consequente pobreza.
Com o que aconteceu, essas flores ficaram tristes e não nasceram mais naquele tipo de ambiente, pois sentiam-se culpadas pelos prejuízos e problemas causados às pessoas.
Nessa história, se diz que as flores fitaram conjuntamente para o céu durante a noite para pedir que o seu perfume fosse extinguido.
Por isso, você pode notar que as torênias não possuem qualquer tipo de aroma.
Por causa dessa lenda, o significado da torênia pode estar relacionado com “o amor à primeira vista”, assim como as pessoas apaixonaram-se pelo aroma que anteriormente as flores possuíam.
Dicas de cultivo de torênia
A torênia pode decorar ambientes de forma perfeita tanto em maciços e bordaduras quanto em vasos e jardineiras. É você que escolhe onde quer cultivá-la.
As variedades suspensas ficam, é claro, excelentes em cestas suspensas!
Como tolera o calor, a torênia deve ser cultivada sob o sol pleno ou mesmo em meia-sombra.
O solo para plantação da torênia deve ser fértil, enriquecido com húmus e protegido por “palhinhas”. O solo também deve ter boa capacidade de drenagem, pois a planta não suporta solos encharcados.
A rega deve ser regular. A fertilização deve ser semanal na primavera e verão.
Se você quer estimular o adensamento da planta, utilize a técnica do “beliscamento” das pontas dos ramos.
O que você achou da torênia? Bem provável que nunca tinha ouvido falar dela, não é? Conte para a gente se você já teve contato com essa flor.
7 cuidados essenciais com o seu jardim após a chuva
» Veja dicas exclusivas para sua casa
Deixe seu comentário