Troca de vaso da zamioculca em 5 passos e dicas fáceis
Se chegou a hora de fazer a troca de vaso da sua zamioculca, aqui está um passo a passo para fazê-lo com cuidado, além de dicas valiosas.
Se você está reparando que a sua zamioculca parece menos viçosa e bonita nos últimos tempos, mas não mudou nada nos cuidados com ela, sua plantinha pode estar indicando que você precisa fazer a troca do vaso dela.
Mas como fazer o transplante para outro vaso sem danificá-la?
Bom, se você nunca fez isso antes, não se preocupa porque o processo não é muito complicado e nos próximos parágrafos nós te ensinamos a fazê-lo, passo a passo.
Como saber se é hora de fazer a troca de vaso da zamioculca?
Se você ainda tem dúvidas sobre se está na hora de trocar sua zamioculca de vaso, um indicador claro é quando o crescimento da planta começa a desacelerar e suas folhas perdem o brilho característico.
VEJA ESSA
Além disso, de forma geral, o replantio dessa espécie deve ser feita a cada dois anos, mais ou menos, preferencialmente na primavera, já que nos meses frios a planta entra em período de dormência e o estresse da troca de vaso pode prejudicá-la de verdade, colocando sua saúde em risco.
Como escolher o novo vaso?
A escolha do vaso é uma das coisas mais importantes ao mudar a zamioculca.
O que Mais você Gostaria de Saber?
Escolha abaixo:
O novo “lar” da planta precisa oferecer um bom suporte e uma boa drenagem. Escolha um vaso que seja de 2 a 4 cm maior em diâmetro do que o vaso atual e garanta que ele possui furos de drenagem para evitar o acúmulo de água, que pode levar ao apodrecimento das raízes.
Materiais como cerâmica e barro são excelentes opções, pois permitem mais circulação de ar e ajudam a manter a umidade controlada.
O solo ideal para transplantar para o novo vaso
A zamioculca cresce melhor em solos bem drenados e aerados.
Uma boa mistura para esta planta consiste em partes iguais de terra para vasos, areia grossa e perlita ou vermiculita. Esta composição garante que as raízes não fiquem encharcadas, prevenindo problemas como fungos e apodrecimento.
Como fazer a troca de vaso da zamioculca?
Enfim, siga um passo a passo para realizar a troca de vaso da zamioculca corretamente para que a planta se sinta como uma “rainha” após essa transformação.
Passo 1
Com cuidado, remova a zamioculca do vaso antigo.
Para facilitar essa tarefa, regue levemente a planta um dia antes da troca para facilitar sua remoção. Vire o vaso suavemente de cabeça para baixo, segurando a planta pela base, e puxe-a devagar.
Se a planta estiver presa, use uma faca de jardim ou uma espátula para soltar as laterais. Evite puxar diretamente pelas folhas ou caules, pois isso pode quebrar a sua zamioculca.
Passo 2
Aproveite para conferir como estão as raízes da zamioculca. Se notar que alguma está danificada ou doente, faça um corte limpo para a remoção.
Aliás, essa inspeção garante que sua planta não está desenvolvendo algum problema de saúde, como podridão de raiz.
Passo 3
Antes de colocar a planta no novo vaso, adicione uma camada de pedras ou cacos de cerâmica no fundo para melhorar ainda mais a drenagem.
Feito isso, adicione um pouco da terra preparada ao fundo.
Faça um buraco no centro da terra para acomodar sua zamioculca, centralizando-a. Certifique-se de que a base do caule esteja alinhada com a borda do vaso.
Além disso, deixe espaço para que as raízes possam se esticar e crescer à vontade.
Passo 4
Preencha com mais terra ao redor, aperte gentilmente e dê umas batidinhas para eliminar bolsas de ar e ter certeza de que ela está firme.
Passo 5
Após a troca de vaso da zamioculca, é essencial que ela receba a primeira rega.
Faça isso com gentileza, permitindo que a água alcance todas as raízes. Por último, deixe o vaso em um local com luz indireta por alguns dias para se readaptar ao novo lar!
Dicas extras para cuidar da zamioculca
Por fim, algumas dicas especiais podem manter sua zamioculca cheia de vida por um longo tempo! Veja só:
- Luz adequada: sua zamioculca adora um ambiente bem iluminado, mas evite a luz direta do sol, que pode queimar suas folhas;
- Rega moderada: ela não é fã de muita água. Deixe o solo secar completamente entre as regas para evitar raízes apodrecidas;
- Fertilização ocasional: ocasionalmente, dê um fertilizante à sua zamioculca, mas não exagere. Menos é mais!
Após todo esse cuidado para mudar sua planta, você vai ver como ela voltará a crescer linda novamente.
Márcia Sensitiva Revela o que você precisa ter na sua horta para ficar rico em 2025
» Veja dicas exclusivas para sua casa
Comentários fechados
Os comentários desse post foram encerrados.